Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 09 de Novembro de 2020 às 21:14

Com a benção de Ciro


WILSON CARDOSO/DIVULGAÇÃO/JC
A campanha da candidata do PDT à prefeitura de Porto Alegre, Juliana Brizola, teve um apoio de peso ontem. Ciro Gomes (PDT), principal liderança nacional do partido, esteve na capital gaúcha para defender o voto na neta de Leonel Brizola. Na imagem, ambos no caminhão em frente à sede do PDT em Porto Alegre, cercados por militantes e apoiadores.
A campanha da candidata do PDT à prefeitura de Porto Alegre, Juliana Brizola, teve um apoio de peso ontem. Ciro Gomes (PDT), principal liderança nacional do partido, esteve na capital gaúcha para defender o voto na neta de Leonel Brizola. Na imagem, ambos no caminhão em frente à sede do PDT em Porto Alegre, cercados por militantes e apoiadores.

Me paga que eu gosto

O futuro prefeito (a) de Porto Alegre vai ter que encarar o pecado original, aquele em que todo católico já nasce devendo para o cheque especial. Só em salários não reajustados de acordo com a lei são R$ 20 milhões referentes a condenações da Justiça do Trabalho para os funcionários de Dmae, EPTC, Carris e Procempa.

O melô do abacate

Quando se faz uma batida ou vitamina de frutas, bota de tudo quanto é cor, vermelhas, amarelas, roxas, brancas. Mas basta botar um pedaço de abacate para esverdear tudo. O abacate desta eleição é o indeferimento da candidatura de André Cechini (Patriota), candidato a vice-prefeito na chapa de Jose Fortunati (PTB). Fica toda ela no pincel. Como é que os partidos não fiscalizam as candidaturas é um mistério maior que a Santísima Trindade.

Segundo turno

Esse negócio de dizer que a candidata do PCdoB ao Paço Municipal, Manuela d'Ávila, perde no 2º turno para qualquer um dos três candidatos que a seguem nas pesquisas tem lá seus senões. Todos os três têm algum tipo de rejeição, portanto, em eleição nem sempre 2 mais 2 é 4. Há que considerar que candidatos de esquerda derrotados no 1º turno marcharão com ela no 2º turno.

Ilustre ausência

De algum tempo para cá, candidatos do PCdoB tem evitado o desdobramento da sigla. Comunismo provoca urticária na maior parte do eleitorado, por isso, marqueteiros evitam a junção deste nome com o da candidata ou candidatos na propaganda eleitoral. Por isso, candidatos a vereador ou a prefeito adversários usam "comunista" quando se referem a Manuela.

A outra Porto Alegre

Uma pesquisa eleitoral a ser feita é um levantamento exclusivamente na Zona Sul de Porto Alegre, para detectar eventuais diferenças com o "resto" da cidade. A Zona Sul é outra cidade. Muitos porto-alegrenses passam anos sem ir lá ou até nem a conhecem. Periga até nem saber como ir lá de carro sem GPS.

Ó vós que entrais...

Ao adentrar na famosa roda de cafezinho do Z Café dos fins-de-semana da Padre Chagas, Carlos Marun (MDB), ex-ministro-chefe do governo Michel Temer (MDB), chamou a atenção por ter adelgado sua silhueta. Marun confirmou que tinha perdido 20 quilos e justificou.
De fato. Me mostraram um slide do inferno. E para lá que eu ia se não fizesse regime.
Slide do céu não deve gerar o mesmo efeito, por suposto.

Prestígio...

...não se compra em farmácia. Quem conhece os caboclos da aldeia fica impressionado com o poder político e prestígio do senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP) nas comunidades do Interior, especialmente na pandemia. Não existe cidade que ele não tenha atuado ou seja desconhecido. Tem asa para voar mais alto.

Sacrifícios necessários

A propósito da nota sobre o congelamento de salários de prefeitos e secretários, um leitor, piloto de linha aérea, comenta que é verdade que bons profissionais/gestores devem ser bem remunerados de acordo com sua capacidade e desempenho, mas que, nesta hora, todos devem fazer sacrifícios, como os feitos por colegas de profissão. Bem, por esse lado ele tem razão.

Trump no raio-X...

À necessidade de se levar em conta que não foi essa lavada toda que as pesquisas indicavam pró Joe Biden, adicione-se o fato de que a economia norte-americana cresceu vigorosamente durante o governo Trump. Aliás, está crescendo e deve terminar o ano com o azul que não é de metileno, um PIB vigoroso apesar da pandemia. São fatos, imunes aos ataques ideológicos.

...e a visão do leitor

Mensagem de um leitor sobre Donald Trump realça que o presidente norte-americano pode ter perdido para si mesmo e sua teimosia. Porém, eis o famoso porém: "Vai fazer muita falta o cara que aniquilou o terrorismo internacional, que foi para cima da China (...), o cara que brigou o tempo inteiro pela supremacia do mérito pessoal, do trabalho e do esforço".

É nós na pedra

Já começou o ufanismo verde-amarelo de ter brasileiro na administração Joe Biden, nem que seja um posto reservado para o oitavo carregador de moringa do safári.

Mora na filosofia

Em parceria com Fiergs e Senac, o professor de Filosofia Gusttavo Arossi, gravará aulas com conteúdo específico para o Enem. As aulas serão disponibilizadas gratuitamente e terão como principal objetivo preencher a lacuna de aulas, sobretudo no sistema público. Ao todo, serão 33 gravações de 30 minutos. A direção geral do Senac, via José Paulo da Rocha, deu o "fiat lux".

Miúdas

  • AGORA já se sabe. As bolsas americanas e até a brasileira são Joe Biden desde criancinha.
  • PERIGO é Joe Biden se transformar no ex-presidente Jimmy Carter, o Sacerdote.
  • LULA (PT) criticou o encontro entre Sergio Moro e o comunicador Luciano Huck. Ué! Conversar é pecado?
  • ATÉ ontem, residentes de Gramado tinham 2,1 mil testagens positivas para o Covid-19.
  • DESTE total, 1.994 estão recuperados e 64 em tratamento domiciliar. Dez estão na UTI.
  • POR enquanto, o PIX é como ovni. Todos dizem que existe mas ninguém entrou em um.
 

Rápida no gatilho

Foi a página falar que o crime encastelado nos presídios pinta e borda o sete administrando o Crime S.A. que a Secretaria Estadual da Segurança Pública fez uma megaoperação para transferir líderes de facções para presídios federais. O caixa fechou. Provisoriamente.