Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 12 de Agosto de 2020 às 21:24

Às vezes elas não voltam


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Em matéria de óbitos pessoa jurídica, Porto Alegre está atravessando uma epidemia de estabelecimentos fechados. Ato contínuo, vai aumentando o número de prédios para alugar. Pré-coronavírus, seria difícil um edifício como este da Rua da Praia ficar sem inquilino. Casos assim também são comuns em outros bairros. Muito triste tudo isso.
Em matéria de óbitos pessoa jurídica, Porto Alegre está atravessando uma epidemia de estabelecimentos fechados. Ato contínuo, vai aumentando o número de prédios para alugar. Pré-coronavírus, seria difícil um edifício como este da Rua da Praia ficar sem inquilino. Casos assim também são comuns em outros bairros. Muito triste tudo isso.

O elo faltante

O comércio vai retomando as vendas depois de um longo e tenebroso inverno, pelo menos enquanto o fecha tudo não voltar. Não quer dizer que tudo são flores. Com o desemprego correndo solto e com as famílias pisando forte no freio de gastos, o que falta agora é freguês.

Para o lar, doce lar


Carol Fornasier/DIVULGAÇÃO/JC
Após quatro meses e 27 dias de internação, a pequena Maria Carolina teve alta da UTI Neonatal da Santa Casa de Porto Alegre. A bebê, que nasceu no dia 16 de março de 2020, com 27 semanas de gestação e pesando somente 464 gramas, pôde, finalmente, ir para a sua casa pela primeira vez, pesando seus 2 quilos e 880 gramas.

Ciência e espiritualidade

A Escola de Saúde La Salle/Santa Casa promove, hoje, às 19h, a live "Ciência e Espiritualidade: quais os benefícios para a saúde?". O encontro virtual será transmitido pelo canal do YouTube da universidade. No debate, o diretor médico do Hospital São Francisco e Hospital da Criança Santo Antônio, Fernando Lucchese, e o reitor da Universidade La Salle, o professor e médico Paulo Fossatti.

O pior cenário

Mesmo com a economia estagnada, a inflação de julho bateu em 1,63%. E não foi por demanda, que está reprimida há meses. Diversos fatores contribuíram para alta, alimentos entre eles. Para se ter uma ideia, 1,63% é o ganho máximo ou perto disso em aplicação financeira de renda fixa em um ano e olhe lá.

Em compensação....

...com a taxa Selic baixa, é bom momento para renegociar dívidas. A taxa é atrelada ou influenciada por ela. Ainda mais com os juros abusivos a que somos obrigados a nos submeter.

Outro impeachment

O ministro da Economia, Paulo Guedes, foi bem claro ao dizer que furar o teto de gastos pode levar ao impeachment do presidente Jair Bolsonaro. É uma das situações previstas em lei. Goste-se ou não de Bolsonaro, é fato que o governo gastou e ainda vai gastar uma montanha de dinheiro com a pandemia. Não existe auxílio emergencial grátis.

Energia alternativa

Pois nem o vírus ganha da criatividade. A mestre da em pós-graduação ambiental da Univates, Laís Bresciani, desenvolveu um proceso de fotossíntese artificial usando dois agentes poluidores, o dióxido de carbono (CO2) e o metano, para produzir combustíveis de baixo impacto ambiental. Como já diziam os romanos, se não puderes derrotar um inimigo, junte-se a ele.

Câmera, luz, ação

A prefeitura de Lajeado inaugura hoje um sistema que emite flashes de luz azul semelhante às usadas nas viaturas policiais para identificar as câmeras de monitoramento. A ideia é que previnam ações criminosas, experiência bem-sucedida em Londres. A conferir.

Bola na rede

O decreto do governador Eduardo Leite (PSDB) que elimina uma série de burocracias para empreendedores e público em geral é um gol em tempos de vírus. Cópia xerox autenticada, por exemplo, não precisa mais. Economiza tempo, dinheiro e sapato.

Por falar em burocracia...

...o Brasil já teve um ministro de Desburocratização, nos anos 1980. Hélio Beltrão fez o que pôde, mas enfrentar o polvo só com dois braços é jogo duro. Conseguiu alguma coisa, mas parte do cipoal podado tornou a crescer.

IPVA escalonado

O deputado estadual e líder da bancada do PSL na Assembleia Legislativa, Tenente-Coronel Zucco, protocolou no início do mês projeto de lei que prevê o parcelamento do pagamento do IPVA em até 12 vezes, como já ocorre em diversos estados (Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal e outros). É para os próximos anos, para 2020 já não seria possível.

Novidades no mercado

Conhecidas como BDRs, a compra de ações de empresas estrangeiras negociadas na B3 não será mais exclusividade de um seleto número de investidores. Pessoas físicas poderão comprá-las a partir de 1º de setembro. É a globalização de investimentos legais.