Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 24 de Maio de 2020 às 21:46

O tango dos guarda-chuvas


MARCO QUINTANA/JC
O movimento na cidade voltou pra valer. Prova disso é que, mesmo em dias chuvosos, como quinta-feira e sexta-feira passadas, a circulação de gente pelo Centro Histórico de Porto Alegre foi intensa. Todo mundo equipado, com guarda-chuvas pra lá e pra cá.
O movimento na cidade voltou pra valer. Prova disso é que, mesmo em dias chuvosos, como quinta-feira e sexta-feira passadas, a circulação de gente pelo Centro Histórico de Porto Alegre foi intensa. Todo mundo equipado, com guarda-chuvas pra lá e pra cá.

No tempo do onça I

A expressão era usada em décadas passadas para definir tempos antigos. Eis o texto de um contemporâneo do colunista, o engenheiro Milton Telesca Barbosa: "Felizmente, estamos vivos ainda hoje graças às nossas mães e avós que nos deram chá de raízes e folhas e flores de sabugueiro para botar o sarampo para fora, assim como outros vírus que poderiam ter evoluído para pneumonia. Caso isso ocorresse, tínhamos que tomar injeções doloridas de penicilina".

No tempo do onça II

Os maiores temores eram contrair tuberculose, varíola e hanseníase, na época chamada lepra. Relatos horripilantes sobre a perda de partes do corpo devido à doença causavam pesadelos. Reinava a crença de que a lepra era extremamente contagiosa, "pegava pelo ar", o que era e ainda é tenebrosa inverdade. No bairro Itapuã, em Viamão, havia um leprosário, em cujo pórtico se lia: "Nós não caminhamos sós". Pior que caminhavam, com exceção dos abnegados funcionários.

Filtrado de costela

Os Soldados do Vírus, tropa de choque da Seita Planeta Parado, agora, querem que clientes de restaurantes não tirem as máscaras para comer. Para realizar essa façanha, e mesmo assim de forma parcial, só usando o pano como filtro. Filtrado de filé, filtrado de massa, quem sabe até de costela...

Tudo numa boa

Entreouvido em conversa de dois donos de restaurantes: "Hoje, até que estava bom. Tive oito clientes na melhor hora".

Questão de opinião

Imersos que estamos na pandemia, nós e os meios de comunicação sempre procuramos destacar os números e os percentuais negativos. O médico cardiologista Fernando Lucchese exemplifica o oposto dessa visão. Ele nunca diz ao paciente que este tem 5% de chance de morrer, mas que tem 95% de chance de sobreviver.

Nova parceria

A Critério - Resultado em Opinião Pública e a MKTING Business Hub são as mais novas parceiras da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais. A entidade, idealizada e criada pela Fiergs, uniu-se às empresas para tirar do papel um projeto ambicioso: renovar e fortalecer sua imagem, revitalizar sua marca e profissionalizar sua comunicação.

Empregos em perigo

O Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Rio Grande do Sul (Sindasseio-RS) defende a retomada imediata das atividades. As 1,2 mil empresas do setor enfrentam sérias dificuldades, e, até o final do ano, com a queda de faturamento e os encargos trabalhistas, mais de 65 mil pessoas correm o risco de perder os empregos. O Sindasseio ressalta que o ramo é o maior empregador de mão de obra de baixa escolaridade.

Nova direção

O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, foi eleito presidente da Federação das Cooperativas de Energia, Telefonia e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul (Fecoergs).

Impostos adiados...

...problemas aumentados. Ao menos essa é a visão de 90% dos sócios das clínicas e consultórios médicos de todo o País, segundo pesquisa Nacional da DOC Concierge. A maioria também não adotou alguma redução do quadro de funcionários. Um dos motivos é manter os funcionários experientes. Treinar novos é mais custo e menos eficiência, por suposto.

A gestão do hospital

A página publicou nota sobre o novo Hospital Independência, em Porto Alegre. Na nota, a prefeitura informou que a gestão seria de um hospital parceiro da iniciativa. No entanto, a Rede de Saúde Divina Providência informa que a gestão será dela.

É por aí

Todos perguntam por que Passo Fundo tem um número elevado de casos e mortes por complicações do vírus. Certamente, uma justificativa, se não a maior, é que os hospitais da cidade são referência não só na região como em parte da vizinha Santa Catarina. O número médio de consultas médicas é de 5 mil por dia!

Sem papas na língua

As relações humanas são como um iceberg. A parte visível é apenas 10% da parte submersa. A história nunca é contada pelos 90% imersos do iceberg. Portanto, a contamos como ela não foi, grosso modo. O essencial é invisível aos olhos, já ensinava o escritor Antoine de Saint-Exupéry. A parte mais interessante de um programa de rádio é o que se fala no intervalo.