Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 13 de Maio de 2020 às 21:31

As colunas da criançada I


SANTA CASA/DIVULGAÇÃO/JC
Desde que assumiu também a direção médica do Hospital da Criança Santo Antônio (além do Hospital São Francisco), o médico Fernando Lucchese oficializou o serviço de cirurgia de coluna pediátrica, primeiro do Rio Grande do Sul dedicado exclusivamente ao tratamento dos problemas da coluna da criança e do adolescente.
Desde que assumiu também a direção médica do Hospital da Criança Santo Antônio (além do Hospital São Francisco), o médico Fernando Lucchese oficializou o serviço de cirurgia de coluna pediátrica, primeiro do Rio Grande do Sul dedicado exclusivamente ao tratamento dos problemas da coluna da criança e do adolescente.

As colunas da criançada II

Somente no ano passado, a equipe comandada pelo cirurgião de coluna Samuel Conrad (reunida na foto acima) realizou mais de 1,5 mil consultas e 100 cirurgias de alta complexidade dedicadas a casos de deformidades na coluna de crianças e adolescentes. O hospital realiza um dos maiores volumes de atendimentos na área de escoliose no Estado.

Descontaminação


/JOAPE/DIVULGAÇÃO/JC
Especialista no desenvolvimento de climatizadores, a empresa Joape desenvolveu a versão mini da sua Estação de Descontaminação de baixo custo, criada para auxiliar no controle do coronavírus. Trata-se de um pequeno túnel em estrutura metálica e plástico, com um pulverizador, explica o CEO João Henrique Schmidt dos Santos. Um modelo maior foi doado para a Santa Casa de Porto Alegre.
 

Falou tudo

Definição perfeita do momento é do economista Sidney Souza Nehme, da NGO Associados: o mundo tem uma linha tênue que separa a realidade e a ficção, já que não há clareza para que se estabeleçam convicções sobre isto ou aquilo, tendo em vista que a crise do coronavírus não tem prazo de validade, e, em face disso, causa muito burburinho sobre as formas de sair deste quadro tenebroso, sem ao menos se saber o quanto já se está dentro.

Dos nove da UFPel...

A nova pesquisa da UFPel sobre subnotificações confirma as duas primeiras já feitas pela universidade, sempre entre 9 e 12 casos a mais que os números oficiais. A primeira constatação óbvia é que a taxa dos números de fatalidades deve ser menor na mesma proporção.

...à precisão londrina

Como se recorda, no início da pandemia, a página publicou estudo do Instituto de Doenças Tropicais de Londres, recomendando que, na América do Sul, o número de casos oficiais fosse multiplicado por 11. Com pequenas variações, os trabalhos da UFPel têm mostrado essa variação.

Júlio de Castilhos

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) realiza edição especial virtual do projeto Viva Porto Alegre a Pé com o tema Castilhos: Arte e História de um Monumento. O passeio virtual estará disponível no sábado, às 10h, nas páginas da SMC no Facebook. Trata-se de um dos mais belos da Capital. Quem gosta muito de visitá-lo na Praça da Matriz é o turista uruguaio. No passado, outro ponto de interesse era o Cemitério São Miguel e Almas, por causa da sua arquitetura mourisca.

Fim de festa...

Até onde a vista alcança, viajar de avião vai ser bem mais caro que até agora. Segundo a Iata, em um primeiro momento, os bilhetes podem até baixar, mas, depois, as aéreas terão que subir o preço para compensar a demanda baixa. Segundo o Valor Investe, o aumento será entre 43% e 54%. A variável é se a retomada dos voos obedecerá essa previsão.

...e talheres de prata

A se confirmar a previsão, voltaremos ao tempo em que só rico podia viajar de avião no Brasil. As mulheres usavam longos e chapéus, os homens não dispensavam chapéus Ramenzoni, entre outras marcas. As refeições servidas a bordo eram de primeira linha. Na Varig, os talheres eram de prata. Que, em boa parte das vezes, eram levados pelos passageiros.

Quem te ouviu, quem te vê

Já se tornou hábito para o presidente Jair Bolsonaro desmentir falas da sua equipe, mas, desta vez, atingiu um nome poderoso e estrelado, o ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos. A verdade é que seria curioso um ministro do calibre de Ramos ter comentado um vídeo que não viu.