Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 06 de Maio de 2020 às 21:26

Os perigos informais I


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
As bancas de frutas ficaram abertas praticamente em todo o mês de abril, salvo dois ou três dias do início do isolamento. Agora estão a mil, especialmente no Centro Histórico de Porto Alegre. Mas essa atividade tem seus riscos, e o pior deles é a ladroagem. Como evitar a ação dos lalaus? Tem a ver com a logística do negócio, como qualquer negócio formal.
As bancas de frutas ficaram abertas praticamente em todo o mês de abril, salvo dois ou três dias do início do isolamento. Agora estão a mil, especialmente no Centro Histórico de Porto Alegre. Mas essa atividade tem seus riscos, e o pior deles é a ladroagem. Como evitar a ação dos lalaus? Tem a ver com a logística do negócio, como qualquer negócio formal.

Os perigos informais II

Desde sempre, os donos precisam se preocupar com as bancas físicas, então, ou desmontam e montam no dia seguinte deixando em algum depósito à noite - que cobram caro a diária - ou contratam seguranças em conjunto. O detalhe é que, hoje, os soldados do crime atacam até de dia. Porto Alegre é demais. Até camelô precisa de segurança.

Barco parado...


VITA MALL/DIVULGAÇÃO/JC
...não ganha frete. Está mantida a data de dezembro deste ano para a entrega da nova rua coberta de Gramado. O complexo Vita Boulevard, na avenida São Pedro, 757, no Centro, terá 54 lojas, 24 quiosques, e 510 vagas no estacionamento. Coisa de cachorro grande. Além do complexo comercial, terá hotel (Laghetto), centro médico e de escritórios, mais prédio residencial, tudo nos 40 mil metros quadrados da área.
 

Chá de sumiço

Quando mais se espera, menos os Correios estão entregando correspondência. O Sedex segue funcionando, mas quem precisa de boletos para pagar contas e outras cartas essenciais fica a ver navios.

E os outros?

Se as pequenas lojas podem abrir, por que as pequenas lojas dos shoppings também não podem? A pergunta é de um leitor proprietário de um estabelecimento. Outro assunto derivado deste diz respeito às filas, que são longas em todos os lugares e a distância nunca obedece às normas estabelecidas. Aglomeram mais que pequenos espaços comerciais.

Papo de raposa felpuda...

Embora esteja fazendo força para sofrer impeachment, Jair Bolsonaro não corre esse risco. Advogados que sempre estiveram com Lula (PT), e até o próprio ex-presidente, já se declararam contra o impedimento. Também o ajudou o fato do depoimento de Sérgio Moro não trazer novidades. Do lado parlamentar, o Capitão re-namora o Centrão, a quem já criticou acerbamente.

...e o esticamento da corda

Bolsonaro já demonstrou várias vezes sua extraordinária capacidade de esticar a corda até o limite do rompimento. Quem sabe um dia ele consiga. Entrementes, digam o que disserem as raposas felpudas, não se sabe exatamente qual ou quais conversas francas e duras aconteceram entre ele e os militares que realmente importam. Resta só especular em cima da especulação.

A bodega da esquina

Todos dizem a mesma coisa, que as empresas vão ter que aumentar o trabalho em casa, aperfeiçoar sistemas de delivery, cuidar mais do cliente porque tudo vai mudar, principalmente o consumidor. Mas e os pequenos negócios, que aqui chamaremos de a bodega da esquina, negócios tocados pela família, como sobreviverão?

Business...

...as usual. Entram diariamente centenas de e-mails vendendo alguma ideia ou sugestões de especialistas das mais diversas áreas relacionadas direta ou indiretamente ao coronavírus. Uns querem colaborar, outros querem lucrar e terceiros querem apenas seus 15 minutos de fama.

Ar, mais ar

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) doou ao Hospital da Brigada Militar um respirador produzido pelo Centro de Tecnologia da instituição da serra gaúcha. O equipamento tem baixo custo em relação aos similares.

A banca não perdoa

A bolsa brasileira levou novo tombo, desta vez e em parte, pelo rebaixamento da nota de crédito da agência Fitch de estável para negativa. Pesou na decisão o ambiente político instável. Yes, o Brasil é escorpião.

Viés orgânico

A Cooperativa Languiru está preparando terreno para a produção própria de orgânicos, uma tendência mundial. Antes, iniciativas como essa eram exclusividade de pequenos produtores, mas agora grandes empresas também entram na roda.

Chegamos lá

Finalmente a involução. Mais de 500 anos depois que um certo Johannes Gutemberg descobriu a imprensa, parte dela, escreve com o fígado.

De volta ao jogo

O ex-governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) foi absolvido das acusações de corrupção. O tucano perdeu a eleição presidencial que elegeu Jair Bolsonaro. Boa parte dos eleitores do tucano, já no primeiro turno, votou em Bolsonaro, para evitar a vitória do petista Fernando Haddad.

Bola parada

Os atletas super bem pagos do futebol brasileiro deveriam botar as barbas de molho. Já endividados antes mesmo do Covid-19, os clubes não têm e não terão mais condições de pagar a babilônia de dinheiro que pagam hoje. O que sempre se criticou por ser irreal, o vírus ajustou.