Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 27 de Abril de 2020 às 21:39

Salvação das lavouras

PG3 SALVAÇÃO DOS POBRES

PG3 SALVAÇÃO DOS POBRES


/FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
De quem vende e de quem compra. Umas das tarefas mais difíceis nestes tempos é conseguir comprar um lanche simples, bom e barato. Tudo fechado, tele-entrega não é para todos. As lancherias - por pequenas que sejam - que se arriscam a abrir são multadas. Então, só restam as operações de rua, salve, salve.
De quem vende e de quem compra. Umas das tarefas mais difíceis nestes tempos é conseguir comprar um lanche simples, bom e barato. Tudo fechado, tele-entrega não é para todos. As lancherias - por pequenas que sejam - que se arriscam a abrir são multadas. Então, só restam as operações de rua, salve, salve.
 

Lar doce lar


IVAN MATTOS/ESPECIAL/JC
Está certo que o momento está mais para urubu que para colibri, mas nem por isso o cidadão em tela deixou de caprichar o seu quadrado na avenida Érico Veríssimo, em Porto Alegre. Melhorou consideravelmente o que a casa oferecia.
 

A semana da verdade I

Está todo mundo quebrando. São pouquíssimas as empresas que conseguem suportar a quebradeira. As pequenas, então, nem se fala. Na área de alimentação, a situação não é mais vermelha, é roxa.

A semana da verdade II

Mesmo nas grandes e sólidas casas, o ambiente é fúnebre. A tristeza é maior porque elas são obrigadas a despedir funcionários. Nenhum patrão gosta de demitir, nenhum. Então, o caso é assim: mais uma semana, não há quem aguente. Vamos morrer da cura.

Transição planejada

Após 23 anos, Maria Elena Pereira Johannpeter, fundadora e idealizadora do Parceiros Voluntários, passou o cargo de presidente do Conselho de Administração da ONG para o empresário Daniel Santoro, voluntário com mais de 20 anos de dedicação à entidade. Durante a gestão Maria Elena, a entidade beneficiou mais de 8,5 milhões de pessoas, uma proeza e tanto.

A todo vapor

Em apenas 15 dias, o Grupo InBetta (Bettanin, Atlas e Sanremo) em parceria com a Braskem, desenvolveu e passou a fabricar máscaras onde são introduzidas viseiras de acrílico. Quem contratou o grupo foi o Hospital Moinhos de Vento.

Já no lado de lá...

...o dólar oficial na Argentina, ontem, compra e venda, era de 63-68 pesos. No paralelo, que eles chamam de blue, a cotação era de 118 pesos, ou 70% acima do câmbio oficial. Entrementes, na falta de compradores brasileiros, ótimos vinhos argentinos estavam sendo vendidos na rede de supermercados Coto com desconto de 40% al cotado, ou à vista, um ultraje a rigor.

Diga ao povo...

Responsável em grande parte pelo pessimismo das bolsas na semana passada, a temida demissão do czar da economia, Paulo Guedes, não só não se confirmou como teve o dom de azular o mercado depois da fala presidencial.

...que eu fico

Vamos combinar que foi mais diz-que-diz-que a informação de que Paulo Guedes receberia convite para passar no RH. Pegaram um pedacinho do fio do novelo achando que no final dele estava o bilhete azul do ministro.

Os de fora e os de dentro

O presidente Jair Bolsonaro não está satisfeito, nem um pouco, com os inimigos que já tem fora do governo; quer guerra, cada vez mais, com os inimigos que imagina estarem dentro. Como não pode demitir os primeiros, sai à caça dos segundos. A frase é do colunista J.R. Guzzo, do Estadão.

Na horizontal

O mapa mundi do Johns Hopckins mostra a evolução dos casos em todos os países. No caso brasileiro, o gráfico aponta claramente o achatamento do número de casos, incluindo a projeção logarítmica.

Menos mal

O mundo precisará de mais alimentos depois do coronavírus. E não serão poucos, porque a parada total decretada pelo tinhoso fez com que muitos países diminuíssem a produção, o que parece não ter sido nosso caso, pelo menos nada tão grave. Precisa é São Pedro dizer a que veio.

Pé no freio

Embora a maior parte dos parques industriais estejam preparados para reiniciar a produção, o consumidor final vai demorar a acelerar. Se não por falta de dinheiro, será porque seguirá mantendo o pé no freio.

Lá como cá I

Mais supermercados e menos restaurantes. Os hábitos de consumo dos norte- americanos mudaram profundamente nas últimas semanas. Com o hábito de cozinhar em casa. Venda de enlatados e alimentos voltaram a crescer. Desnecessário dizer que os restaurantes estão às moscas.

Lá como cá II

2 VIV GASTRONOMIA - HOMEM NA COZINHA Bacalhau à Lagareiro - FOTO BACALHAU DA NORUEGA DVG

2 VIV GASTRONOMIA - HOMEM NA COZINHA Bacalhau à Lagareiro - FOTO BACALHAU DA NORUEGA DVG


BACALHAU DA NORUEGA/DIVULGAÇÃO/JC
Só na semana de 11 a 18 de março, ou seja, antes do alarme geral ter sido acionado, as vendas nos supermercados aumentaram 79%, em relação ao ano passado, segundo levantamento do New York Times. E 18 milhões de americanos entraram com pedido de auxílio desemprego.

Comparações

Interessante cotejar o número de mortes derivada de gripes comuns, antes do reinado do coronavírus. Até porque a H1N1 está matando gente até hoje, especialmente nos grupos de risco, como a pneumonia em idosos. Matéria nesta edição mostra dados da Covid-19 e H1N1.