Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 23 de Abril de 2020 às 21:36

O uso de máscaras


MARCO QUINTANA/JC
Obrigatória nos ônibus, as máscaras estão sendo cada vez mais utilizadas em Porto Alegre. Inclusive por quem vai fazer exercícios. A Capital conseguiu minimizar o número de casos, mas é importante manter a prevenção.
Obrigatória nos ônibus, as máscaras estão sendo cada vez mais utilizadas em Porto Alegre. Inclusive por quem vai fazer exercícios. A Capital conseguiu minimizar o número de casos, mas é importante manter a prevenção.

A portabilidade do sabão...

A máscara é portável; água e sabão, não - mesmo que esse baião de dois seja um assassino do coronavírus. Imagina caminhar na rua carregando os dois. E protetor facial segura a onda em termos. Uns tem apenas fechador de saída, outros protegem os dois lados.

...e a dificuldade de respirar

É claro que precisamos nos proteger, embora existam controvérsias, mas as suportamos em vista do bem maior. Mas é uma chatice, convenhamos. Se as de pano já são desconfortáveis, as versões de proteção total deixam nariz e boca cercados de bafo quente, roubam nosso oxigênio.

Testes de detecção

O BRDE destinou recursos próprios que permitiram a aquisição de mil testes para detecção da Covid-19 e emissão de laudos em ação de parceria do Tecnosinos/Unisinos e Hemocord. Os testes serão processados no laboratório, já adequado ao nível de biossegurança. A meta é realizar 5,4 mil testes por mês.

Se por acaso...

...alguém todo sorridente abrir uma porta e se colocar de lado para você passar, acrescido de "tenha a bondade", se alguém ceder espaço gentilmente na fila, se alguém abrir mão da vaga no elevador, não será por cordialidade. Será porque mascara com um sorriso o temor de que você, idoso, possa estar com o vírus até no fundilho.

A bolha I

Igual a criança com brinquedo novo, trabalhar isolado em casa está fascinando toda uma gama de profissionais, que acham ser possível abrir mão da presença física no local de trabalho. E prometem continuar nesse trem. Como em tudo nesta vida, o fascínio inicial tende a desaparecer quando vira rotina. É mais ou menos como voltar para as cavernas.

A bolha II

Nestas últimas semanas, havia o componente medo a se sobrepor à rotina. Trabalhar só em casa pode ser desgastante para si e para a família, exceções à parte. Conflitos emergem, e, o principal, nenhuma pessoa é uma ilha. Contatos físicos, o ver, o ouvir e o sentir são essenciais, nem que seja por osmose. É como viver em uma bolha.

Historinha de sexta

Antes da revolução digital, os telejornais captavam a sequência de imagens com filmadoras. Havia as que captavam áudio e as "mudas". A mais usada era a indestrutível e portátil BH. Então, cabia ao apresentador tecer comentários em cima das imagens em movimento já devidamente editadas no videotape.
Um apresentador carregava nas tintas, com licença poética para ir além do dever. Certa feita, um toró de proporções diluvianas desabou sobre Porto Alegre. Coisa nunca vista, foi um Deus nos acuda. Um cinegrafista acompanhou os efeitos no Centro, e uma das imagens mostrava um enorme rato sendo tragado por uma boca de lobo. Fiel ao seu destino, o comentarista assim terminou a descrição do afogamento do roedor:
- E se fora uma criança, hein?

Três em uma

A Nanox Tecnologia (www.nanox.com.br), empresa-filha da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), acaba de lançar máscara respiratória equivalente àquelas conhecidas como N95, mas com duas vantagens importantes: é reutilizável e o material do qual é feita tem propriedades bactericidas, antifúngicas e antivirais. O produto é resultado de parceria com a fabricante de brinquedos Elka.

Amigos do inimigo

Chega a ser quase sólida a impressão de que muita gente se recusa a dar destaque a notícias positivas envolvendo a Covid-19. Está no DNA de algumas profissões turbinar a desgraça e, na melhor das hipóteses e com relutância e em um dia bom, enxergar só o copo meio vazio.

Uso obrigatório

Se já era muito popular antes da pandemia, os cartões devem se consolidar cada vez mais, especialmente os de débito. De coisa de rico no início, eles passaram para coisa obrigatória de pobre. Ainda bem.

Procura-se um pai

Dizem que o diabo se irritou quando o acusaram de criar a Covid-19. Nem teria como, o calor do inferno vaporizaria o vírus, justificou. "Eu só criei as bandas de heavy metal. Essas sim se dão bem no meu clima", justificou.

O plano alemão

O ministro-chefe da Casa Civil, Braga Neto, está desenvolvendo um plano de amplo emprego, aos moldes do Plano Marshall, que tirou a Alemanha do buraco após a II Guerra Mundial, em 1945. Nos anos da grande depressão, a partir de 1930, o presidente norte-americano Franklin Delano Roosevelt buscou a saída transformando os EUA em um imenso canteiro de obras públicas. Pode ser o nosso caso.