Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 07 de Abril de 2020 às 01:42

O sol nascerá


/BETO RODRIGUES/DIVULGAÇÃO/JC
Depois da tempestade vem a bonança, diz o ditado. Mais dia menos dia, todos poderemos curtir um sol maravilhoso como esse da foto obtida no final de semana em Capão da Canoa. E não dá para se queixar do tempo, seja com céu limpo ou chuvoso. Choveu em parte do Estado e, na madrugada de ontem, houve chuva forte em Porto Alegre. 
Depois da tempestade vem a bonança, diz o ditado. Mais dia menos dia, todos poderemos curtir um sol maravilhoso como esse da foto obtida no final de semana em Capão da Canoa. E não dá para se queixar do tempo, seja com céu limpo ou chuvoso. Choveu em parte do Estado e, na madrugada de ontem, houve chuva forte em Porto Alegre. 
 

Do pé para a cara

A Lupo foi mais uma empresa que fez metamorfose no seu negócio. Está fabricando máscaras para a população. Lembra a música do Raul Seixas.

A salvação da tele-entrega...

Grandes templos de gastronomia da Capital estão sentindo o golpe, mas alguns conseguem amenizar o prejuízo oferecendo serviço de tele-entrega, caso do Barranco, que tem a vantagem de servir outros pratos além do assado. Já as casas que operam o sistema espeto corrido têm mais dificuldades na adaptação, mas algumas estão se virando do jeito que dá. A dor ensina a gemer.

...e a salvação pelas quentinhas

Para os isolados que não têm familiariedade com as panelas e também estão com a guaiaca mais vazia que esperança de pobre, pedir refeições clássicas tipo prato feito fica complicado. A salvação são as quentinhas feitas por cozinheiras ou cozinheiros que já têm essa expertise. O problema é achá-las e descobrir se usam motoboys. Fora isso, só se estiverem perto da casa de quem pede.

Como amar o vírus I

No início, todo mundo se ligava em tudo que dissesse respeito à epidemia. Até porque quase não havia opção. Com o tempo, passou a ser mais do mesmo, só mudavam os números. Tipo comer a mesma comida todos dias, do café da manhã ao jantar. Com o isolamento, as opções se estreitaram. Então, a preocupação começou a dar lugar para o que se pode resumir de "chega disso". Para ser franco, encheu o saco.

Como amar o vírus II

O passo seguinte, para uma boa parcela da população, foi se desligar paulatinamente do noticiário televisivo. Essas pessoas começaram a abominar os telejornais por overdose, inclusive porque passaram a politizar o vírus. E as eventuais boas notícias ficavam em segundo plano. De certa forma, passaram a amar o vírus de uma forma mórbida, com pretensão que todos o amassem também. Assim é.

Prazo fatal

Hoje, dia 7 de abril, é a data-limite para os partidos políticos que omitiram de seus estatutos as normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações publicarem, no Diário Oficial da União, as respectivas definições.

Os malfeitores

Se fosse feito um índice de maldade - IM -, o Brasil estaria entre os primeiros. Quem dissemina vídeos falsos é tão culpado quanto os que os criaram.

Ao ar livre

Médico relatou que um paciente lhe perguntou por que não há relatos de casos entre agricultores, motoboys e caminhoneiros. Faz sentido. Estas três categorias trabalham de forma isolada.

Osmar Selaimen

Faleceu no sábado, 4 de abril, aos 81 anos, o ondontólogo Osmar Selaimen, fundador da Clínica Odontológica Selaimen. Osmar era uma pessoa muito querida e tinha uma vasta legião de amigos e admiradores. O músico Elton Saldanha compôs uma música em sua homenagem.

Testes na Austrália...

Pesquisadores da Austrália realizaram com êxito testes in vitro usando antiparasitário como medicação contra a Covid-19, produto largamente utilizado em animais. Estes antiparasitários são historicamente conhecidos por sua ação antiviral.

...são promissores

Basicamente, o coronavírus usa as suas "antenas" para se agarrar e penetrar na célula humana para depois se replicar. É durante o trajeto até o núcleo da célula que o antiparasitário entra em ação. Eles clamam por verbas. Acham que pode ser usada em humanos. Atenção: ainda depende de mais testes.

O caminho pela tuberculose

A diferença no número de casos de país para país tem várias hipóteses, densidade populacional entre elas. Mas apareceu outra que é totalmente inesperada. Em países e regiões onde a vacina contra tuberculose (BCG) é usada desde sempre, o número de infectados é menor. Caso da antiga Alemanha Oriental em relação à Ocidental. A conferir.

Protocolo Manhattan

Bill Gates está bancando pesquisas para descobrir a vacina em tempo recorde. Para dar celeridade ao processo, cientistas estão fazendo testes tentativa e erro nas opções que vão surgindo no caminho. Ou seja, seguem vários caminhos, o que custa muuuito dinheiro. Aí que entra a grana do pai da Microsoft. O protocolo leva esse nome porque foi usado para construir a primeira bomba atômica em pouco tempo.

É devagar, devagarinho

É visivelmente maior a circulação de carros em comparação com o quadro da semana passada. A página até advertiu que isso aconteceria.

Semiaberto

Comércio de chocolates e salões de beleza podem abrir em Gramado, mas sem filas internas e externas. As lojas estão entupidas de chocolates produzidos para a Páscoa. Até agora o município só registra um caso suspeito do vírus.

Cave canem

Ou cuidado com o cão em latim. Muita gente que mora em casa e tem cães com alguma ferocidade está deixando os animais na frente da porta de entrada. Devidamente acorrentados, claro.

O voo da Fênix

Na refilmagem do filme Sete homens e um destino, há uma fala do personagem Chisolm, vivido por Denzel Washington, que deveria ser nosso mantra: "O que perdemos no fogo recuperamos nas cinzas". Como revivida ave mitológica do título.