Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 05 de Abril de 2020 às 21:10

Tudo junto excluído


KASSANDRA DORNELES/COMUNICAÇÃO PMNP/DIVULGAÇÃO/JC
O popular "tudo junto incluído" nas cidades de colonização alemã não vale mais. Por precaução. Em consonância com as regras do governo do Estado, o comitê de crise de Nova Petrópolis se reuniu para alinhavar as diretrizes. A distância entre os integrantes diz tudo.
O popular "tudo junto incluído" nas cidades de colonização alemã não vale mais. Por precaução. Em consonância com as regras do governo do Estado, o comitê de crise de Nova Petrópolis se reuniu para alinhavar as diretrizes. A distância entre os integrantes diz tudo.

Especialistas em migalhas I

Se candidatos ou pretendentes a algum cargo eletivo como prefeituras ainda tiverem a mesma disposição de concorrer, estamos diante de um mártir ou alguém que não lê jornal e não tem a mínima noção sobre finanças públicas. Aliás é uma das sentidas ausências de políticos em geral.

Especialistas em migalhas II

O certo é que muitos pré-candidatos devem estar reavaliando sua pretensão. Com as despesas enormes com a pandemia, além da redução drástica de repasses do governo do Estado e da União, mais a queda de arrecadação, o futuro prefeito será um mero administrador de migalhas.

Saúde da criança


/DERLI COLOMO JÚNIOR/PMC/DIVULGAÇÃO/JC
Há vida além do coronavírus. Especialmente vida das crianças, relativamente poupadas por não estarem no grupo de risco. O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato (PTB), anunciou que a nova Clínica de Saúde da Criança de Canoas, com 14 leitos, será inaugurada no dia 14 de abril, no primeiro andar do Hospital Universitário.
 

Sob nova direção

Prefeita de Nova Santa Rita, Margarete Ferretti (PT) passa a liderar a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). É a segunda mulher a assumir o posto em 33 anos. Quem deixa o cargo é Miki Breier (PSB), prefeito de Cachoeirinha. A instituição - que congrega o consórcio para compras conjuntas - representa 2,5 milhões de gaúchos e 25% do PIB do Rio Grande do Sul.

Mar de isenções

Compreensivelmente, o mundo dos negócios está a pedir isenções de uma série de impostos e taxas cobrados nos três níveis de governo, especialmente de prefeituras, pleitos prontamente abraçados pelos políticos. É algo delicado. Com a arrecadação caindo abruptamente e concedendo mais isenções, também elas irão à bancarrota. Enfim, todos têm razão. E isso que é o brabo.

Mais essa

Da série desgraça pouca é bobagem: proprietários de pequenos hotéis, pousadas e outros negócio de pequenas cidades do Interior que tiveram o vírus e que já estão curados sofrem discriminação da população, porque todos se conhecem. Era de se esperar. Afinal, venderam o coronavírus como sentença de morte obrigatória.

Os mata-vírus

Sempre crédulos nas receitas caseiras postadas no Facebook, que prometem curar desde unha encravada até o coronavírus, basta sugerir uma receita maluca que acreditam. Se alguém postar que suco de goiaba com bolotas maceradas de cinamomo com sementes de gereglim funciona, saem correndo em busca dos ingredientes.

Roda de chimarrão

Há vários relatos dando conta de que em cidades pequenas do Rio Grande do Sul, o comércio está aberto em parte e até em grande parte. O hábito de tomar chimarrão em grupo corre solto. Mas depende da etnia. Nas de colonização alemã, as famílias se trancam em casa. Alenão é mais disciplinado.

Chocolate derretido

Quase não há setor da economia que não acuse queda brutal de faturamento. Pior é o caso de chocolates estocados para a Páscoa. Em Gramado, o prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) reuniu o gabinete de crise com fábricas e lojistas. Sem turistas, resta o consumo interno.

Sicredi

O Sicredi lançou um espaço exclusivo para podcasts sobre o atual cenário econômico. O conteúdo é comandado pelo economista-chefe da instituição, Pedro Ramos. Confira em www.sicredi.com.br/economia.

Depois do coronavírus

A história do mundo ocidental costuma ser dividida entre antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C). Pois agora vamos ter esses dois e mais outro d.C., depois do coronavírus.