Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 02 de Abril de 2020 às 21:32

Praia de Ipanema

Praia de Ipanema .

Praia de Ipanema .


/MARCO QUINTANA/JC
A praia de Ipanema, em Porto Alegre, ganhou os ares bucólicos de antigamente, com a ausência de público em função do coronavírus. Essa bela imagem mostra o balneário, que atraía multidões nos anos 1960, completamente deserto. Imagem de cartão postal.
A praia de Ipanema, em Porto Alegre, ganhou os ares bucólicos de antigamente, com a ausência de público em função do coronavírus. Essa bela imagem mostra o balneário, que atraía multidões nos anos 1960, completamente deserto. Imagem de cartão postal.
 

Historinha de sexta

Perguntado se estava faturando muito com as tele-entregas, um motoboy saiu com esta:
- Estamos igual à banda do Titanic. Enquanto o navio afunda, seguimos tocando.

O Leão é manso

Provisoriamente. O adiamento da entrega da declaração do Imposto de Renda para 30 de junho é um alívio. Juntar todos os documentos em casa é brabo.

Meio a meio

É verdade que o governo federal cometeu graves equívocos nesta crise do coronavírus. Masem algumas redes de televisão, o noticiário dedica metade do tempo para bater forte em Jair Bolsonaro e a outra metade para falar do coronavírus.

Isolamento com humor...

Ficar em casa significa ter poucos entretenimentos. O melhor deles é assistir filmes e séries. Na TV paga, as reprises chegam a ter 10 anos de monotonia. Alguns atores até já morreram. Uma boa reprise é a Escolinha do Professor Raimundo original. É do tempo em que a televisão ainda tinha programas de humor.

...e isolamento com pavor

Boa parte dos filmes são reprises de disaster moovies, tragédias ou, por incrível que pareça, filmes sobre epidemias. E tem quem goste. Não bastasse uma tragédia de verdade que assusta o mundo, assistem outras igualmente assustadoras. Ou seja, é masoquismo puro. E os sádicos produtores estão aí para atender os masoquistas.

Devagar, quase parando

O congestionamento na internet está tão grande que é difícil assistir produções da Netflix e Amazon. A imagem fica ruim e leva-se um tempão para disparar o vídeo, isso quando ele não para no meio do caminho.

Cabeça de ovo

Um dos desconfortos de ficar em casa é ver o cabelo crescer cada vez mais sem nenhum cabeleireiro à vista. A essa altura do campeonato, ser careca é uma tremenda vantagem, especialmente se for cabelo zero, também conhecida como cabeça de ovo.

Sentimento comum I

A Demanda Pesquisa fez um trabalho cujos resultados devem bater com outros que foram ou serão feitos. Colapso na saúde, desemprego e recessão são os maiores temores da população. E aí mora o diabo. Se as grandes empresas ainda podem segurar seus funcionários ou terão linhas de crédito, os pequenos negócios, não tem como.

Sentimento comum II

É verdade que instituições como o Sebrae tem como ajudar as micro e pequenas empresas mostrando canais que levam ao crédito, assim como os bancos oficiais como o Banrisul ofertam crédito a juros baixos. Mas para quem podem recorrer os pequenos, como o pipoqueiro ou a banquinha de cachorro quente da esquina? Ou o pequeno escritório de qualquer coisa?

Abatimento

O deputado estadual Edson Brum (MDB) sugere que as escolas particulares concedam um abatimento de 50% nas mensalidades sem despedir funcionários e professores. Uma sugestão: quem sabe as associações de pais e mestres se reúnem com as direções das escolas para negociar o percentual? Até porque cada caso é um caso.

É bom, é ruim

A Samsung ampliou o prazo de garantia de todo seu portfólio de produtos vendidos no Brasil. A medida vale até dia 31 de maio. É uma iniciativa louvável. O ruim é que se o celular, de qualquer marca, falhar, não se encontra nenhuma autorizada aberta.

Nem abre nem fecha

Com o isolamento, estamos criando especialistas em sanduíche. Problema: naquelas embalagens de frios onde se lê "abre fácil" esqueceram de acrescentar "mas não fecha fácil". Pior, não fecha.

A curva do vírus

Alguns médicos envolvidos diretamente na pandemia acham que, mesmo considerando o isolamento, a essa altura do jogo, o número de casos e óbitos deveria ser maior em Porto Alegre. Pode ser o clima, mas não há como saber. A página aduz uma observação: a umidade do ar tem estado muito baixa, o que, de certo modo, inibe a transmissão do vírus.