Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 31 de Março de 2020 às 22:37

Dilúvio seco


JOÃO MATTOS/DIVULGAÇÃO/JC
Com todos os olhares voltados para a peste, faltam olhares para a desolação da estiagem no Estado. O Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, está com falésia e ilhas, tamanha a secura. Mas parece que choveu um pouco nas cabeceiras dos afluentes do Guaíba, porque as ilhas que se formaram ao Sul da Ilha do Pavão desapareceram ontem.
Com todos os olhares voltados para a peste, faltam olhares para a desolação da estiagem no Estado. O Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, está com falésia e ilhas, tamanha a secura. Mas parece que choveu um pouco nas cabeceiras dos afluentes do Guaíba, porque as ilhas que se formaram ao Sul da Ilha do Pavão desapareceram ontem.

A falta que ela faz

Com a falta de chuvas e a consequente quebra das safras das culturas de verão, especialmente da soja, cerca de R$ 8 bilhões ou mais deixaram de entrar na economia do Rio Grande do Sul. Se antes já faltava dinheiro, agora o Estado é praticamente um sem-teto.

Reivindicações dos empresários

Marcelo Ruschel está à frente do projeto WimBelemDon

Marcelo Ruschel está à frente do projeto WimBelemDon


FREDY VIEIRA/ARQUIVO/JC
A Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) lançou campanha para que o empresariado envie reivindicações ao presidente da entidade, Paulo Afonso Pereira. As demandas serão entregues ao prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e ao presidente da Câmara Municipal, Reginaldo Pujol (DEM). A iniciativa, chamada "A voz de Porto Alegre", recebe contribuições pelo e-mail [email protected].

Força total

O Laboratório Lifar opera com força máxima para garantir reposição de álcool gel. Estendeu os seus turnos de trabalho para atender a enorme demanda pelo produto, com o objetivo de produzir centenas de milhares de unidades de álcool gel. O volume de produção aumentou oito vezes nos últimos dias.

Atribulações de um João Ninguém I

Jogado de um lado para outro com a multiplicação de informações contraditórias, mais a guerra civil entre os poderes, chacoalhado como uma rolha na correnteza, o atribulado João Ninguém tenta se equilibrar na corredeira da cizânia, com a pororoca de vídeos terroristas falsos.

Atribulações II

Entre a extrema confusão e oscilando entre o pânico e a depressão, o joguete tenta cumprir alguns compromissos inadiáveis. Qual o quê! Mesmo estando às moscas, os bancos demoram a resolver casos simples, isso se conseguir convencer o atendente. Tudo é tão difícil, tudo é tão confuso...

Atribulações III

Vai nas farmácias e outros lugares onde se aplicam vacina contra a gripe e só ouve uma palavra: terminou. Se quer comprar um lanche, tem que fazer uma varredura para ver o que está aberto.

Atribulações IV

Volta triste para casa, sem eira nem beira, acreditando e desacreditando em tudo que vê e lê. E, se for idoso, ainda tem que aguentar olhares de repulsa e alarme como se fosse a Grande Ceifadeira em pessoa. Sem dinheiro, sem amparo, sem sorte, sem futuro e sem sono para esquecer sua triste sina por algumas horas.

Azar o nosso

Como faz um humilde mortal para pagar o IPVA em abril? Com bancos à meia-boca é ruim. Sem falar que, quando o contribuinte não é correntista, a maioria do bancos só aceita pagamento em dinheiro.

Fechou geral

Sem-teto também estão os automóveis. Quase todos os estacionamentos estão fechados. Então, só resta o transporte coletivo. Deixar carro na rua, hoje, é mais temerário do que nunca.

Reconhecimento

A Associação dos Transportadores Intermunicipais de Passageiros (ATM) tornou público seu agradecimento aos 6 mil funcionários que estão trabalhando. Faz bem a ATM.

Odômetro zerado

Quando se pretende marcar os quilômetros percorridos em um determinado trajeto, zera-se o odômetro parcial. O mesmo vale para as eleições municipais previstas para este ano: tratados, acordos, alianças, fios de bigode, cálculos e pesquisas anteriores, tudo têm que ser recomeçado do zero.