Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 26 de Março de 2020 às 21:34

Mil e uma utilidades


MARCO QUINTANA/JC
Mulheres são mais práticas quando é preciso unir conforto com necessidade. Frasquinho de gel acoplado à bolsa une o útil ao agradável. Inovação que já é vista nas ruas de Porto Alegre.
Mulheres são mais práticas quando é preciso unir conforto com necessidade. Frasquinho de gel acoplado à bolsa une o útil ao agradável. Inovação que já é vista nas ruas de Porto Alegre.

Bom senso

A prefeitura de Porto Alegre alterou o decreto que praticamente impedia idosos de sair de casa. Dá para ir no banco e até levar cachorro para passear - menos em parques e praças.

Fala a prefeitura

A propósito da nota sobre o Hospital Parque Belém, a prefeitura informa que os equipamentos foram adquiridos com recursos de emendas parlamentares e estavam parados em um hospital privado fechado. Com eles, foi possível abrir imediatamente leitos no Hospital Conceição. Algo que seria inviável no Parque Belém, pois, para operar, seria necessário investimento na casa de milhões de reais.

Êta nós

O número de mortes nos Estados Unidos talvez possa ser explicado porque eles não têm SUS como o nosso. E também acordaram tarde.

Previdência complementar

A Associação dos Jornais do Interior do Rio Grande do Sul (Adjori-RS) aderiu ao Plano Família Previdência Associativo. Permite a inclusão de associados e colaboradores de instituições parceiras como sindicatos, cooperativas e associações.

Ironia

A gasolina nunca esteve tão barata como agora. Pena que seja uma época que estamos em isolamento e com o carro parado.

Historinha de sexta

Quando eu era menino, o temor maior era a varíola, essa, sim, uma assassina. Além dela, sarampo e tuberculose. Havia ainda a escarlatina, doença que deixava você com cor de veste de cardeal em dia de missa dominical. O sarampo até que era bem-vindo, porque não precisava ir às aulas.
Que eu lembre só essas. Verdade que a hanseníase, então chamada de lepra, causava calafrios. Havia um leprosário em Itapuã, em Viamão, cercado por arame. Anos mais tarde, fui a um piquenique na região, e quando me dei conta estávamos na cerca. Fiquei semanas me espiando.
Grassava também a coqueluche, que causava tosse ininterrupta nas crianças. Como não havia vacina e medicamento específico, o remédio era dar tempo ao tempo. Só que não contavam com a astúcia da FAB.
O micro-organismo responsável pela tosse era muito sensível à altitude. Então nossa querida Força Aérea Brasileira lotava aviões com crianças e subia até 3 mil metros.
A maioria ficava curada. O problema é que havia muita criança e pouco avião. Perdi minha chance de voar de graça, ainda mais que morava a 100 quilômetros de Porto Alegre, em São Vendelino.
Quando lia sobre o assunto no jornal, me dava vontade de pegar a doença e por algum milagre um DC-3 da FAB descer no potreiro do seu Inácio Schneider e me botar a bordo para dar uma voltinha.
Um detalhe final. Olhem os braços dos idosos, quase todos têm cicatrizes da vacina. Não se aplicavam injeções. As enfermeiras raspavam a pele com um pequeno frasco aberto numa extremidade. A borda áspera de vidro facilitava a penetração da vacina. Coçava pra caramba e infeccionava, às vezes, seriamente. Dá para dizer que quase se morria da cura.

Meio cheio, meio vazio

O FMI prevê recessão mundial e recuperação em 2021. O copo meio vazio é por conta de quem ainda achava que o estrago seria pouco; o meio cheio, porque a recuperação será rápida. Oremos para que o fundo esteja certo.

Prazos fatais

Na opinião de economistas e institutos, a economia mundial poderia sair da crise desde que a pandemia não ultrapasse abril. Além disso é desastre.

O Sebrae ensina

O Sebrae-RS elencou ações que podem ser adotadas para minimizar dificuldades dos empresários. Vão desde renegociação com bancos, aluguel, fornecedores etc.

Planeta dos macacos

Tornamo-nos deuses na tecnologia, mas permanecemos macacos na vida. Essa é a síntese maravilhosa do historiador Arnold Toynbee.

Mais um problema

Os bancos estão fechados, e até aquele horário reduzido não vale mais. Cada banco estipula um limite de saque nos caixas eletrônicos, e não é alto. Com isso, surge um problema de segurança para quem saca, ainda mais para os idosos.

Mudança de visual

Com os novos tempos, veremos mudanças notáveis nos homens. Parte que tinha barba vai raspá-la para não servir de alojamento de vírus. E, sem barbearia, haverá uma explosão de cabeludos.