Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 18 de março de 2020.

Jornal do Comércio

Notícia da edição impressa de 18/03/2020.
Alterada em 17/03 às 21h38min
COMENTAR | CORRIGIR

O álcool que faz bem

FELIPE DALLA VALLE/DIVULGAÇÃO/JC
Houve tempo em que oferecer álcool para alguém significava outra coisa. No caso, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), fez um gentil oferecimento de álcool em forma de gel para o governador Eduardo Leite (PSDB). Foi após o chefe do Executivo ter protocolado dois projetos de lei que visam atender as ações necessárias para dar assistência às pessoas que contraiam Covid-19 no Estado. Antes, houve apresentação do quadro atual e o que vem pela frente.
Houve tempo em que oferecer álcool para alguém significava outra coisa. No caso, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes (PP), fez um gentil oferecimento de álcool em forma de gel para o governador Eduardo Leite (PSDB). Foi após o chefe do Executivo ter protocolado dois projetos de lei que visam atender as ações necessárias para dar assistência às pessoas que contraiam Covid-19 no Estado. Antes, houve apresentação do quadro atual e o que vem pela frente.

Nova função

Motoristas e passageiros do aplicativo de transporte 99, da chinesa Didi Chuxing, passam a ter, após as corridas, a "Função Bloquear". Pode ser usada por quem não se sinta confortável com o comportamento do motorista ou, atenção, do passageiro. O bloqueio é feito ao fim do percurso, após a tela de avaliação por estrelas e acontece de maneira completamente anônima.

Sexo virtual

Está tudo parado. Assim Soraia Maria Saloum Ross, mais conhecida como Tia Carmen, resume a situação do seu negócio. Mas ela criou uma alternativa que deve entrar no ar nesta semana, um streaming de vídeos eróticos, para assistir pela internet. A novidade contempla planos de assinaturas. Entre os conteúdos, há lap dance, striptease, shows e performances. Dependendo do plano, o assinante terá acesso a vídeos 360 graus.

A volta

Quando a atual enxurrada de cancelamentos de eventos parar e ceder lugar à retomada dos eventos e à remarcação de novas datas, bem, então será sinal de volta à normalidade. Inclusive a volta de eventos que discutirão o coronavírus cancelados por causa dele.

Pequeno, mas derruba

Com a derrubada da economia mundial, cabe lembrar uma quadrinha medieval que, na tradução, diz o seguinte: por causa de uma ferradura, perdeu-se o cavalo; por causa do cavalo, perdeu-se o cavaleiro; por causa do cavaleiro, perdeu-se a batalha; por causa da batalha, perdeu-se a guerra; e tudo por causa de uma ferradura.

Mistério italiano

O caso da grande contaminação na Itália ainda carece de explicação. Dizer que a alta incidência do coronavírus se deve ao elevado número de idosos pode ser uma causa, mas até aí morreu Neves. Há dezenas de outros países com número muito maior de idosos e eles não disputam o campeonato Covid-19 com os italianos.

Não tá morto quem peleia

Todas as empresas estão fazendo seus cálculos para avaliar prejuízos e lucros cessantes por conta da pandemia. Algumas já cumpriram essa etapa e estão programando ações para depois do pior ter passado.

A vida continua

Em vez de olhar só as bolsas do dia, convém espichar o olhar mais adiante. Os índices futuros dos Estados Unidos registraram ganhos modestos na comparação com a abertura de segunda-feira, quando os três principais chegaram a bater o limite de alta. Há vida, apesar do pânico.

Fatores extracampo

Um outro aspecto que não foi divulgado, se é que existem estudos neste sentido, é estabelecer uma comparação entre os países cuja população tem maior ou menor número de vacinas contra a gripe e a incidência do vírus. Pode até não ter, mas, sem esses dados, como sabê-lo?

Panaceia universal

Quase todos os especialistas em economia dizem o mesmo com palavras diferentes: é preciso se adequar às novas situações e seguir em frente. Certo. Agora, digam algo que a gente já não saiba.

Abre e fecha

É tão grande e abrangente a lista do que está fechado ou foi cancelado por causa do coronavírus que seria melhor criar uma lista do que não foi cancelado ou adiado, ou do que está aberto. Seguramente, seria pouca coisa.

Miúdas

  • SER idoso no Brasil é jogo duro. Naturalmente discriminados, agora os mais jovens fogem deles como o diabo da cruz.
  • AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados) garante que não haverá desabastecimento.
  • AGORA que há quarentena e recomendações de não sair de casa é que dá para sentir o que é uma prisão.
  • HÁBITO do chimarrão deve ter caído mais que as bolsas. Mas, no interior dos interiores, provavelmente não.
  • NUNCA se falou tanto sobre uma doença em rádio e televisão. Informação mesmo só em torno de 5%. O resto é mais do mesmo.
  • COM todo esse quadro desenhado pelas autoridades e a ciência, é quase obrigação você ser contaminado.
 
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia
Fernando Albrecht
Fernando Albrecht
Informações exclusivas em notas curtas, objetivas e bem-humoradas. Bastidores da política, observações econômicas, causos do cotidiano e um olhar diferenciado sobre a vida urbana estão na coluna Começo de Conversa.