Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 26 de Fevereiro de 2020 às 21:26

Homenagem ao livreiro


GUILHERME KOLLING/ESPECIAL/JC
Uma tarja preta na porta de entrada e em um totem no acesso da loja chama a atenção de quem visita a Livraria Miragem, em São Francisco de Paula. Trata-se de uma homenagem ao livreiro Rui Gonçalves, da Palmarinca, que morreu neste mês, após cair do telhado do prédio da livraria, em Porto Alegre. Rui era uma referência para os livreiros não só da Capital, mas de todo o Rio Grande do Sul.
Uma tarja preta na porta de entrada e em um totem no acesso da loja chama a atenção de quem visita a Livraria Miragem, em São Francisco de Paula. Trata-se de uma homenagem ao livreiro Rui Gonçalves, da Palmarinca, que morreu neste mês, após cair do telhado do prédio da livraria, em Porto Alegre. Rui era uma referência para os livreiros não só da Capital, mas de todo o Rio Grande do Sul.

Assalto de maquininha

Até que demorou. Depois de camelôs com maquininha de cartão, chegou a vez de assaltantes adotarem a tecnologia. Há relatos de casos acontecidos na Capital. Como é fácil comprar uma, que nos sites de compra chega a custar em torno de R$ 200,00, com desconto de ocasião, o lalau recupera o investimento rapidamente. Talvez em uma só operação.

Conselho de macaco velho

Warren Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, diz que o coronavírus não afetou suas perspectivas econômicas a longo prazo. Seu conselho aos investidores: não comprem nem vendam ações apenas com base nas manchetes. A informação é do jornalista Carlos Brickmann (chumbogordo.com.br).

Mutatis mutantis

Uma nem tão sutil mudança de comportamento está acontecendo devido à TV por assinatura e a plataformas como Netflix e Amazon. Nos tempos em que só a havia a TV aberta, não era muito convidativo ficar em casa em feriados; hoje, com uma enorme variedade de filmes, séries e documentários à disposição por custo baixo, escapar da rua e do perigo é uma opção e tanto. Por isso que o "vou ficar em casa" não é mais sinônimo de tédio.

Patos com apetite superlativo...

Não dá para acreditar no que se lê. Saiu uma informação em um site dando conta que a China iria "contratar" 100 mil patos para devorar 4 bilhões de gafanhotos. Cada uma dessas aves teria que comer 4 milhões de gafanhotos e, segundo o matemático David Castiel Menda, cada inseto desses pesa 20 gramas. Portanto, cada pato teria que comer 80 toneladas de gafanhotos.

...gafanhotos afogados na Fronteira

Essa praga liquidou com todas as lavouras gaúchas em 1947. Foi uma desolação só. Gafanhotos são transportados da África por
Jetstreams, correntes de jato de grande altitude. Nos anos 1970, a Fronteira-Oeste foi atingida. Parte foi devorada pelo nosso conhecido João Grande, e os ovos, que deveriam eclodir na primavera, foram afogados por chuvas torrenciais.

Ecos do Carnaval I

Quem assistiu pela TV os desfiles de Carnaval Brasil afora chegou a convicção de que estamos cada vez mais nos tornando um país de selvagens. Bronca para tudo quanto é lado. Seria milagre que Porto Alegre fosse exceção. A primeira constatação é que, em menos de 20 anos, o Carnaval se mudou e deixou de sê-lo tal qual o conhecemos de outros carnavais. As cinzas são de verdade.

Ecos do Carnaval II

Salta aos olhos que os foliões de verdade estão cada vez mais cercados por hordas de bárbaros alcunhadas de facções, movidas e dominadas pelo tráfico ou pela insensatez. O furto e o roubo passaram a ser tão naturais quando beber uma cerveja. O cerco aos moradores do bairro Cidade Baixa é uma tragédia. Impor horários de nada adianta. Ninguém olha o relógio para parar de beber.

Longe, tão perto

Do que deveríamos ter mais medo? Do coronavírus, que matou 2,7 mil pessoas em todo o mundo em três meses, ou dos 170 assassinatos em uma semana no Ceará?

Miúdas

  • ALÉM de insumos diversos, a paralisação da economia chinesa deve afetar o fornecimento de sais usados em medicamentos.
  • LOJAS e camelôs que vendem badulaques, brinquedos e utilidades domésticas também correm risco, embora boa parte venha do Vietnã e da Tailândia.
  • NÃO existe greve de PMs, existe motim. Como força auxiliar do Exército e armada pelo Estado, a PM não pode parar.
  • HOUVE 30 motins ao longo dos últimos 10 anos. O "bondoso" Congresso Nacional anistiou os amotinados de 2010 e 2011.
  • ESQUEÇAM a reativação da economia brasileira em 2020. O Covid-19 causa mais males econômicos que de saúde.
  • MAIS uma jogada de altíssimo risco essa do Capitão ao apoiar e depois silenciar sobre a manifestação do dia 15 de março.
  • APESAR desses sobressaltos, Jair Bolsonaro tem avaliação estável em fevereiro, segundo pesquisa da XP/Ibespe. Ruim e péssimo somam 36%.
  • O BRASIL tem planos fantásticos para o futuro, mas não sabe o que fazer com o presente. (Ricardo Bergamini)