Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 18 de Fevereiro de 2020 às 21:40

Mundo cruel I


ALEXIS HUGUET/AFP/JC
Um soldado das Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) participa de uma patrulha na vila de Manzalaho, após um ataque supostamente perpetrado por membros do grupo rebelde Forças Democráticas Aliadas. Interessante é que todos os países que têm "democrático" no nome não o são. A guerra interna já dura 23 anos e custou a vida de 6 milhões de habitantes. Não nos comovem.
Um soldado das Forças Armadas da República Democrática do Congo (FARDC) participa de uma patrulha na vila de Manzalaho, após um ataque supostamente perpetrado por membros do grupo rebelde Forças Democráticas Aliadas. Interessante é que todos os países que têm "democrático" no nome não o são. A guerra interna já dura 23 anos e custou a vida de 6 milhões de habitantes. Não nos comovem.

Mundo cruel II

Como dizem por lá, faz parte da paisagem. Certa vez, conselheiros do tirano soviético Josef Atalin o avisaram que milhões de mortes ordenadas por ele estavam chocando o Ocidente e tirando o lustro do comunismo. "Dez pessoas mortas são uma tragédia; 10 milhões de mortos é uma estatística", respondeu ele com um dar de ombros.

Revogue-se de imediato...

A ministra Teresa Cristina, da Agricultura, parece sinceramente alarmada com a redução da área plantada de arroz no Estado. Sua preocupação procede. Desde a explosão dessa cultura na Fronteira-Oeste, no início dos anos 1970, os orizicultores acostumaram-se com ciclos de vacas gordas e vacas magras. Essa história de arroz gostar de água embaixo e sol em cima simplifica o problema. O arroz paga pouco, ponto. E, por isso, os desistentes aumentam.

...a lei da oferta e da procura

Por isso, o alarme soou em Brasília. Ao persistir esse abandono, o cereal faltará, e o preço vai subir para o consumidor, não exatamente na mesma proporção para o produtor, cansado desse vaivém. E os que não desistem têm essa expertise. No meio desse entrevero, chegam os profetas do óbvio com palavras de ordem tipo "tem que ser bom para todo mundo". Com uma só frase, revogaram a lei da oferta e da procura com falsa sabedoria salomônica.

Perigo, perigo...

O Banco Central prepara mudança na legislação para permitir que um mesmo imóvel seja dado em garantia em mais de um financiamento, por instituições financeiras diferentes e prazos diversos. Doutor Guedes, certamente o senhor sabe que a crise do suprime de 2008 nos Estados Unidos começou assim. Com tremores secundários até hoje.

Por falar em 2008...

O austríaco naturalizado brasileiro Ernesto Moster, dono do lendário Restaurante Dona Maria, na rua José Montaury, costumava dizer que o homem é o único animal que cai no mesmo buraco duas vezes.

Rio Grande do calor

Não foi a Capital que teve o dia mais quente nesta estação. Teutônia chegou a 41,7°C dia 27 de dezembro do ano passado, e, em Santa Cruz do Sul, os termômetros chegaram a 41,3°C, segundo matéria do jornal O Informativo com dados da MetSul.

Muito barulho por nada I

Ou quase nada. Depois de assustar o mundo, turbinado que foi por parte da comunidade e dos meios de comunicação, o coronavírus - mas podem chamá-lo de Covid-19 - está como o brocardo, a montanha pariu um ratinho. Certo, matou gente na faixa de risco, como idosos já fragilizados por outras doenças, mas novos casos vão minguando, e a taxa de letalidade segue com o ponteiro marcando 2,3% dos infectados.

Muito barulho por nada II

O mapa mundial dos casos do Covid-19 atualizado on-line mostrava que, às 12h de ontem, havia 73.337 casos, com 1.875 mortes, isso depois da atualização dos chineses dos números mostrados em janeiro. Talvez nunca se saiba o quanto as rigorosas medidas de contenção da China e outros países ajudaram ou não no abrandamento do vírus, mas o certo é que toda uma monstruosa cadeia ganhou muito dinheiro.

A varinha mágica

O dólar elevado, inicialmente induzido pelo governo, que, agora, sofre pressão de alta, lembra a animação Aprendiz de Feiticeiro, com Mickey Mouse. Depois que se aciona a varinha mágica uma vez, ela adquire vida própria e começa a fazer diabruras.

Miúdas

  • TEM tanto influenciador digital na praça que, em algum ponto futuro, não teremos mais influenciados, só influenciadores.
  • OFICIALMENTE, terça-feira de Carnaval não é feriado. Mas é.
  • TAMBÉM oficialmente, segunda-feira de Carnaval não é feriado. Mas, com os bancos fechados, passa a ser.
  • CAMINHONEIROS planejam nova paralisação nesta quarta-feira. Por isso tem tanto distúrbio de sono. Nunca se dorme por aqui.
  • CORREÇÃO: Bagé é a Rainha da Fronteira, e não princesa.
 

Finais

NOVA diretoria eleita da Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no RS (Satergs) tem Camilo Gomes de Macedo como presidente e Luiz Fernando Moreira como vice-presidente. CIC Caxias do Sul terá Germano Rigotto para debater a atual conjuntura na reunião-almoço dia 2 de março. INSTITUTO dos Advogados (Iargs) promove evento sobre Direito Eleitoral dias 12 e 13 de março, das 17h às 20h.