Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 17 de Fevereiro de 2020 às 21:17

O futebol e o povo I


/CHRISTIAN ALBRECHT/DIVULGAÇÃO/JC
A maneira dos jovens, residentes em Porto Alegre e torcedores da dupla Grenal, consumirem o futebol mudou consideravelmente após a modernização dos estádios devido à Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Os valores atuais dos ingressos são determinantes para o afastamento de uma parte das torcidas de clubes como Grêmio e Internacional. Não é só no Sul. Em décadas passadas, o futebol era a alegria do povo; hoje, a alegria do povo são os jogos pela TV. 
A maneira dos jovens, residentes em Porto Alegre e torcedores da dupla Grenal, consumirem o futebol mudou consideravelmente após a modernização dos estádios devido à Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Os valores atuais dos ingressos são determinantes para o afastamento de uma parte das torcidas de clubes como Grêmio e Internacional. Não é só no Sul. Em décadas passadas, o futebol era a alegria do povo; hoje, a alegria do povo são os jogos pela TV. 

O futebol e o povo II

É o que indica o Projeto de Pesquisa de Mercado em Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos da Pucrs. O estudo foi realizado com pessoas na faixa etária de 18 a 30 anos. O desafio dos clubes é levar jovens aos estádios, pois boa parte nem os conhece. O diferencial de hoje em relação ao passado é que pais estão levando crianças de tenra idade para os jogos, algo impensável em décadas anteriores.

Escolinha do Professor Simon


CRISTIANO GUERRA/DIVULGAÇÃO/JC
Foi realizada ontem, em Porto Alegre, a primeira reunião de um grupo de trabalho suprapartidário para buscar a cobrança da Lei Kandir, como se lerá na página 17. Estiveram presentes presidentes e parlamentares de 10 partidos dos mais variados naipes. Pedro Simon pode ter deixado o Senado, mas tem feito muita hora extra, em especial, sobre a Lei Kandir. Há controvérsias se esse dinheiro, de fato, tem chance de chegar aqui.
 

Do Hawaii a Washington

Cercado de elogios pelo seu desempenho por onde quer que tenha passado, o novo embaixador do Brasil nos EUA é gaúcho de Santa Cruz do Sul. Nestor Forster tirou Letras na Ufrgs, tendo como professor Celso Pedro Luft, e, quem diria, já foi do chorinho, tocando violão com os amigos Humberto Gessinger e Ricardo Horn, que se tornariam integrantes da banda Engenheiros do Hawaii.

Por águas abaixo

Nem precioso ao natural, é na Serra das Hortênsias que sua falta é mais aguda. Em Gramado, o problema é antigo e longe de ter uma solução. Em Nova Petrópolis, a Corsan está perfurando poços artesianos em três etapas, com profundidades entre 300 e 800 metros; nesta, o que vem é água mineral, provavelmente do Aquífero Guarani. Ironia: para ser potável, precisa botar flúor. É a lei.

Carnaval a nado

Neste domingo acontece a tradicional prova aquática Travessia a Nado de Cachoeira do Sul. Há percursos para todos os gostos. De 300 metros para cima. Em 1959, o nadador de águas abertas Abílio Couto veio treinar no Jacuí para a famosa Travessia do Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra. Ele nadou 60 quilômetros no rio Jacuí por 16h1min26seg. A organização fez questão de salientar que a prova será na Princesa do Jacuí.

Por falar em princesa...

Aliás, é uma das poucas cidades que mantém seu nome de guerra. Porto Alegre já foi Cidade Sorriso (às vezes, desdentada); Caxias do Sul era a Pérola das Colônias; Rio Grande, a Noiva do Mar; Pelotas, a Princesa do Sul; e Bagé, outra princesa, a Princesa da Fronteira. Até as cidades pequenas se orgulhavam do seu "apelido". Montenegro, por exemplo, era a Capital do Tanino.

Clash of Chefs

O Laghetto Viverone Moinhos será o palco de uma grande batalha gastronômica a cargo dos chefs Patrick Vargas e do senegalês Sidy Gueye, que serão os responsáveis por fazer pratos diferenciados para o público viver uma experiência única. O evento marca a abertura da temporada do Clash of Chefs 2020, às 20h do dia 6 de março.

Dia do Presidente

O noticiário político e grande parte do econômico brasileiro se reduz a quase zero nos feriados nacionais e fins de semana. O noticiário econômico brasileiro se reduz pela metade ou até mais quando é feriado nos Estados Unidos, quando as bolsas não funcionam, caso de ontem, Dia do Presidente. Como é que nenhum deputado teve essa ideia de feriado aqui?

Cobrança amigável

As promessas de campanha do prefeito Nelson Marchezan Jr. foram cumpridas? A cobrança será feita no MenuPoa da Associação Comercial de Porto Alegre hoje, às 12h.

Água mineral

Quando derramamos água mineral, temos o hábito de colocar a tampinha de volta. Não repetimos a operação quando é garrafa de refrigerante ou de cerveja. Por que não? A poeira é democrática, não escolhe vasilhame.

Miúdas

  • LABORATÓRIOS de grande porte já oferecem testes do Covid-19 em hospitais parceiros. Resultado em 24 horas.
  • ENGRAÇADO. Com toda a estiagem e sol até agora, o Guaíba não esverdeou nem há queixas sobre algas.
  • DEPOIS de um 2019 espetacular, os fundos imobiliários caíram na real neste início de 2020. São 131 os mais negociados.
  • MONOMOTOR totalmente elétrico será lançado em junho pela Rolls-Royce. Autonomia de três horas e 30 minutos com velocidade de até 480 km/h.
  • DESVANTAGEM em relação aos convencionais é que só cabe um passageiro. O resto da fuselagem é pura bateria.
  • TEM boi na linha. Pesquisa da Veterinária e Zootecnia da USP constatou que tem muçarela de búfala também com leite de vaca.