Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 05 de Fevereiro de 2020 às 22:09

No coração da China...


/THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC
Agora 'famosa' por ser epicentro do coronavírus, Wuhan é a capital de Hubei, província irmã do Rio Grande do Sul desde 2001. E a localização geográfica e a infraestrutura logística de Hubei, que sempre foram os pontos fortes da província chinesa, se tornaram pontos favoráveis à disseminação do vírus, exatamente por esta condição.
Agora 'famosa' por ser epicentro do coronavírus, Wuhan é a capital de Hubei, província irmã do Rio Grande do Sul desde 2001. E a localização geográfica e a infraestrutura logística de Hubei, que sempre foram os pontos fortes da província chinesa, se tornaram pontos favoráveis à disseminação do vírus, exatamente por esta condição.

... e no coração dos gaúchos

Hubei é apontada como o “coração” do país por sua posição geográfica e múltiplas conexões de transporte. A província tem ligação direta com a maioria das cidades de médio e grande portes, e está bem no centro das maiores regiões industriais. Partindo de Wuhan, pode-se chegar em, no máximo, quatro horas a mais de 70% das cidades da China. 
> Blog Conexão China: Confira mais sobre Hubei e o Rio Grande do Sul

Pacote do bem

O Sebrae-RS apresentou ontem sua estratégia para 2020, um alentado conjunto de projetos, alguns inspirados em ideias bem-sucedidas no exterior, e outras, fruto da sua própria experiência, como será explicado em matéria nesta edição. Um dos mais interessantes é o Educação Empreendedora, que não ensina conteúdo, ensina comportamento. De certa forma, dentro do espírito "ensine a pescar". "É ser protagonista", como disse André Godoy, superintendente da entidade.
 

O negociador Petry


LUIZA PRADO/JC
Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS e presidente da Fiergs, Gilberto Petry (foto) mencionou a necessidade de educação financeira para as pessoas. E contou o caso de uma empregada que estava atolada em dívidas do cartão de crédito, cujo juro era de 2,5% ao mês. Não, ele disse a ela, é 30% em um ano, e o juro real chega a 34%. Essa realidade precisa ser entendida pelos consumidores, enfatizou. O desfecho? Petry negociou duro com a operadora até chegar a um valor razoável. Que ele pagou. Só desta vez.

Os anônimos sacrificados

A grande verdade é que é difícil empreender neste País de tantas exigências e burocracias. É até um milagre que os tenhamos. Assim como existe o Monumento ao Soldado Desconhecido, nós, aqui, deveríamos ter o Monumento ao Empreendedor Desconhecido, no Litoral. Nadou, nadou e morreu na praia.

A lata que salva

Em algumas coisas, o Rio Grande do Sul está sempre atrás do seu tempo. Quando o governo criou escolas de contêineres, imediatamente sofreu um aguaceiro de ironias. Chamavam o projeto de escolas de lata. Agora que a China criou hospitais modulados com contêineres, ninguém os chama de hospitais de lata.

A tragédia de uma nação

Pesquisa realizada no ano passado pelo Instituto Paulo Montenegro, em conjunto com a ONG Ação Educativa e o Ibope Inteligência, mostrou que em torno de três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais. Embora saibam ler e escrever, eles têm dificuldades para entender textos simples e para realizar contas do cotidiano. E, cá entre nós, pelo que se vê por aí, devem ser bem mais que 30%.

Regras complicadas

O fiasco do Partido Democrata nas prévias de Iowa (EUA) serve para mostrar que o Brasil não é o único país a complicar o que deveria ser descomplicado. O sistema eleitoral norte-americano é tão complicado que só pode ser obra de uma comissão de trabalho.

Miúdas

  • CHUVAS torrenciais no Centro-Oeste e no Sudeste encheram os reservatórios das hidrelétricas. Em tese, vem aí a bandeira verde.
  • ENQUANTO isso, cá, no Sul, São Pedro não está dando o ar da sua graça. Ingrato. Demos seu nome à província lá atrás.
  • EMPRESAS aéreas do exterior estão dando férias coletivas devido à diminuição de voos causada pelo coronavírus.
  • GUERRA de seitas demoniza o mundo artístico. Lembra os tempos da Inquisição: crê ou morre.
  • LULA receberá salário do PT. Justíssimo. Ele é o PT, e o PT, sem ele, não existe.

Finais

COM atuação no mercado de M&A e sede em Caxias do Sul, a StoneCapital Investimentos inaugurou o segundo escritório no Paraná, em Maringá. CERIMÔNIA de Abertura do VI Gramado in Concert acontece amanhã/19h30min/ExpoGramado com a Orquestra Sinfônica de Gramado. HOSPITAL Moinhos de Vento abre, hoje, as portas para mais uma turma do projeto Moinhos Inside.