Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 22 de julho de 2020.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
quarta-feira, 22 de julho de 2020.
Notícia da edição impressa de 06/02/2020.
Alterada em 06/02 às 09h57min

No coração da China...

/THIAGO COPETTI/ESPECIAL/JC
Agora 'famosa' por ser epicentro do coronavírus, Wuhan é a capital de Hubei, província irmã do Rio Grande do Sul desde 2001. E a localização geográfica e a infraestrutura logística de Hubei, que sempre foram os pontos fortes da província chinesa, se tornaram pontos favoráveis à disseminação do vírus, exatamente por esta condição.
Agora 'famosa' por ser epicentro do coronavírus, Wuhan é a capital de Hubei, província irmã do Rio Grande do Sul desde 2001. E a localização geográfica e a infraestrutura logística de Hubei, que sempre foram os pontos fortes da província chinesa, se tornaram pontos favoráveis à disseminação do vírus, exatamente por esta condição.

... e no coração dos gaúchos

Hubei é apontada como o “coração” do país por sua posição geográfica e múltiplas conexões de transporte. A província tem ligação direta com a maioria das cidades de médio e grande portes, e está bem no centro das maiores regiões industriais. Partindo de Wuhan, pode-se chegar em, no máximo, quatro horas a mais de 70% das cidades da China. 
> Blog Conexão China: Confira mais sobre Hubei e o Rio Grande do Sul

Pacote do bem

O Sebrae-RS apresentou ontem sua estratégia para 2020, um alentado conjunto de projetos, alguns inspirados em ideias bem-sucedidas no exterior, e outras, fruto da sua própria experiência, como será explicado em matéria nesta edição. Um dos mais interessantes é o Educação Empreendedora, que não ensina conteúdo, ensina comportamento. De certa forma, dentro do espírito "ensine a pescar". "É ser protagonista", como disse André Godoy, superintendente da entidade.
 

O negociador Petry

Comércio e indústria precisam se adaptar, defende Gilberto Petry

LUIZA PRADO/JC
Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-RS e presidente da Fiergs, Gilberto Petry (foto) mencionou a necessidade de educação financeira para as pessoas. E contou o caso de uma empregada que estava atolada em dívidas do cartão de crédito, cujo juro era de 2,5% ao mês. Não, ele disse a ela, é 30% em um ano, e o juro real chega a 34%. Essa realidade precisa ser entendida pelos consumidores, enfatizou. O desfecho? Petry negociou duro com a operadora até chegar a um valor razoável. Que ele pagou. Só desta vez.

Os anônimos sacrificados

A grande verdade é que é difícil empreender neste País de tantas exigências e burocracias. É até um milagre que os tenhamos. Assim como existe o Monumento ao Soldado Desconhecido, nós, aqui, deveríamos ter o Monumento ao Empreendedor Desconhecido, no Litoral. Nadou, nadou e morreu na praia.

A lata que salva

Em algumas coisas, o Rio Grande do Sul está sempre atrás do seu tempo. Quando o governo criou escolas de contêineres, imediatamente sofreu um aguaceiro de ironias. Chamavam o projeto de escolas de lata. Agora que a China criou hospitais modulados com contêineres, ninguém os chama de hospitais de lata.

A tragédia de uma nação

Pesquisa realizada no ano passado pelo Instituto Paulo Montenegro, em conjunto com a ONG Ação Educativa e o Ibope Inteligência, mostrou que em torno de três em cada 10 brasileiros são analfabetos funcionais. Embora saibam ler e escrever, eles têm dificuldades para entender textos simples e para realizar contas do cotidiano. E, cá entre nós, pelo que se vê por aí, devem ser bem mais que 30%.

Regras complicadas

O fiasco do Partido Democrata nas prévias de Iowa (EUA) serve para mostrar que o Brasil não é o único país a complicar o que deveria ser descomplicado. O sistema eleitoral norte-americano é tão complicado que só pode ser obra de uma comissão de trabalho.

Miúdas

  • CHUVAS torrenciais no Centro-Oeste e no Sudeste encheram os reservatórios das hidrelétricas. Em tese, vem aí a bandeira verde.
  • ENQUANTO isso, cá, no Sul, São Pedro não está dando o ar da sua graça. Ingrato. Demos seu nome à província lá atrás.
  • EMPRESAS aéreas do exterior estão dando férias coletivas devido à diminuição de voos causada pelo coronavírus.
  • GUERRA de seitas demoniza o mundo artístico. Lembra os tempos da Inquisição: crê ou morre.
  • LULA receberá salário do PT. Justíssimo. Ele é o PT, e o PT, sem ele, não existe.

Finais

COM atuação no mercado de M&A e sede em Caxias do Sul, a StoneCapital Investimentos inaugurou o segundo escritório no Paraná, em Maringá. CERIMÔNIA de Abertura do VI Gramado in Concert acontece amanhã/19h30min/ExpoGramado com a Orquestra Sinfônica de Gramado. HOSPITAL Moinhos de Vento abre, hoje, as portas para mais uma turma do projeto Moinhos Inside.
 
Comentários CORRIGIR TEXTO
Fernando Albrecht
Fernando Albrecht
Informações exclusivas em notas curtas, objetivas e bem-humoradas. Bastidores da política, observações econômicas, causos do cotidiano e um olhar diferenciado sobre a vida urbana estão na coluna Começo de Conversa.