Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Começo de Conversa

- Publicada em 02 de Fevereiro de 2020 às 20:49

O poder das moedinhas


/CARLOS SERGIO VALDEZ SALDANHA/DIVULGAÇÃO/JC
Pequenas, mas resolvem. As moedinhas que os clientes deixaram para o Troco Amigo Panvel para a Santa Casa de Porto Alegre foram anabolizadas a ponto de chegar à quantia de quase R$ 250 mil, um belo dinheiro para a instituição. O provedor Alfredo Guilherme Englert recebeu o cheque de Julio Ricardo Mottin (foto), presidente do Conselho de Administração do Grupo Dimed, em frente à nova loja Panvel da Santa Casa. As doações desta temporada foram 23% maiores que em 2018.
Pequenas, mas resolvem. As moedinhas que os clientes deixaram para o Troco Amigo Panvel para a Santa Casa de Porto Alegre foram anabolizadas a ponto de chegar à quantia de quase R$ 250 mil, um belo dinheiro para a instituição. O provedor Alfredo Guilherme Englert recebeu o cheque de Julio Ricardo Mottin (foto), presidente do Conselho de Administração do Grupo Dimed, em frente à nova loja Panvel da Santa Casa. As doações desta temporada foram 23% maiores que em 2018.

Metendo a colher

Já se nota uma tendência de comprar vitaminas C e E como prevenção. Os efeitos da C são conhecidos, embora muito volátil. Já a vitamina E protege as mucosas, ninho do nCov3. Mas é o médico e a saúde pública que devem dizer se de fato adianta. Uma sugestão para quem usa essas vitaminas em pó: não use colherinhas (ou facas) de metal, dê preferência às plásticas ou de madeira. O metal gera uma reação química que anula os efeitos benéficos.

Leva...

Países asiáticos têm hábitos de higiene bem diferentes dos nossos, o que pode explicar o rápido contágio. O banho e até o simples lavar as mãos não são prioridade. Além disso, retiram a comida das panelas e travessas com os mesmos "pauzinhos" que levam à boca. Em compensação, usam máscaras durante o tempo todo, o ano inteiro.

...e traz

Como nessa parte do globo tudo se propaga rápido, tem que levar em consideração as aves migratórias. Numa ponta, a Europa; na outra, a Ásia. E esses "transportadores" não têm como controlar. Em episódios de saúde pública mundial anteriores, essa condição sempre foi motivo de grande preocupação.

Falou e disse

Tem razão o vereador da Capital Marcelo Sgarbossa (PT) quando diz que as propostas do prefeito Neson Marchezan Júnior (PSDB) dão início "a um indispensável debate sobre mobilidade urbana e o modelo de cidade que queremos. Entretanto, o prefeito erra no método. Quer votar de afogadilho um pacote de projetos complexos".

Quem pisca primeiro?

A primeira condição para sucesso no mercado de ações é ter sangue frio. Enquanto a manada dispara ordens de venda, os audazes esperam o momento de baixa para comprar. Ainda mais que há muito cristão novo trocando poupança e renda fixa por renda variável. Estes, normalmente, compram na alta e vendem na baixa.

Por falar em sangue frio...

Como já dizia o Barão de Itararé, parafraseando o lema positivista, os vivos serão cada vez mais e necessariamente governados pelos mais vivos.

Moinhos Santa Cruz

A prefeitura de Santa Cruz do Sul fez uma parceria inédita que qualificará os atendimentos na cidade: o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, prestará consultoria médico-assistencial nas áreas de pediatria e obstetrícia da instituição.

Viagem por aplicativo

Empresas ditas convencionais, que operam em rodoviárias, começam a oferecer serviços por meio de aplicativos - viagens mais baratas, com direito a suco, água e refrigerante, da mesma forma que empresas como a 4Bus e a Buser. Em Porto Alegre, a Unisul lançou o aplicativo Unebus, que opera da mesma forma. Já em Florianópolis, a Santo Anjo já parte do terminal Cidade de Florianópolis em trecho rumo à capital gaúcha.

Envolvimento comunitário

Mais valorização e envolvimento comunitário foram as principais contribuições da Cáritas Arquidiocesana/Mensageiro da Caridade às 26 famílias de 140 indígenas da comunidade Kaingang, localizada na Zona Sul de Porto Alegre. "Sabíamos que eles já recebiam assistência financeira do governo federal, mas tinham carência de outros recursos fundamentais para a vida comunitária", explicou Luís Carlos Campos, diretor da Cáritas.

Miúdas

SINDIÓPTICAS iniciou campanha contra a pirataria, "que pode causar cegueira". E o que mais se vê no Centro?
VENDA de óculos falsificados por camelôs e ambulantes que não ambulam. A fiscalização é uma piada. Virão explicações que nada explicam.
NOVO Galaxy será anunciado pela Samsung dia 11. A esperança é que tenha um corretor de texto que não se meta de pato a ganso.
INSTITUIÇÕES nacionais e internacionais fazem mutirão para conter o pânico. Não devia ser papel da mídia alarmar o povo.
ESPERE o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier. (Provérbio chinês)
 

A boa e a ruim

A notícia ruim sobre o coronavírus é a morbidade, o que significa facilidade de contágio. A boa - mais ou menos boa - é que ele é "envelopado", o que quer dizer que pode ser aniquilado com higiene básica, como água e sabão.