Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 28 de Janeiro de 2020 às 21:39

Coronavírus, primeiro ato

Passageiros em aeroportos usam máscaras para evitar o coronavírus

Passageiros em aeroportos usam máscaras para evitar o coronavírus


/DANIEL LEAL-OLIVAS/AFP/JC
O que a ciência precisa acompanhar e divulgar é a letalidade do novo terror da humanidade, assim que tiver um parâmetro confiável. Aliás, como a página comentou ontem, o petróleo caiu porque haverá enorme diminuição no turismo mundial, ainda mais que a primavera se aproxima no Hemisfério Norte. É fácil imaginar o impacto dessa retração nas empresas aéreas e nas que operam transatlânticos. Mas não só elas.
O que a ciência precisa acompanhar e divulgar é a letalidade do novo terror da humanidade, assim que tiver um parâmetro confiável. Aliás, como a página comentou ontem, o petróleo caiu porque haverá enorme diminuição no turismo mundial, ainda mais que a primavera se aproxima no Hemisfério Norte. É fácil imaginar o impacto dessa retração nas empresas aéreas e nas que operam transatlânticos. Mas não só elas.

Segundo ato

Toda a cadeia do turismo, hotelaria, serviços correlatos, gastronomia - do cafezinho à lagosta -, serviços terceirizados em geral vão ser impactados até segunda ordem. Por isso que os mercados estão em queda, pelos efeitos que abrangem praticamente todos os setores da economia global. Se não pela letalidade, pelo tempo de incapacitação dos infectados continuará (ou não) a comprimir o mercado de capitais e a economia como um todo no mundo.

Terceiro ato

Mas há vozes que entendem exagerado o pânico mundial. O empresário Antônio Sartori diz que há uma chance de pandemia, mas se vale de estatísticas para quem pinta um quadro exageradamente sombrio. O mundo tem, hoje, 7,8 bilhões de habitantes. Morrem por dia 152 mil pessoas e nascem 360 mil por dia; portanto, nascem 120 por minuto. As mortes reportadas até agora dão conta que a maioria era de idosos já doentes. Então tem que pisar no freio da carreta do pânico.

Recalculando....

A página comentou o acerto da fórmula criada pela prefeitura para a correção das tarifas de ônibus urbanos, mas tem que lamentar a decisão do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) de criar tarifa sobre os aplicativos. Eles retiraram montanhas de automóveis da cidade e, agora, serão - eles e o usuário - penalizados porque deram certo.

...recalculando

Da mesma forma, cobrar pedágio por cada veículo que entrar em Porto Alegre, mesmo que só uma vez por dia, é dar barretada com chapéu alheio. A começar, exigirá uma logística de cobrança enorme para cobrir todas as vias de acesso à Capital. Parece que colocaram um bode gigante e malcheiroso na sala.

Nos ventos de Osório

A Federasul lança o projeto Federasul 2020 nesta sexta-feira, junto ao Complexo Eólico de Osório. Será discutida uma pauta que inclui os Rumos do RS, com a presença do governador Eduardo Leite (PDSB) e do próximo presidente da Assembleia, Ernani Polo (PP).

Termo de cooperação

Cerca de 40 gestores de municípios gaúchos assinam, hoje, aditivo ao Termo de Cooperação com a Junta Comercial (JucisRS), que prevê a manutenção dos serviços prestados pela Junta com repasse de verba proporcional às atividades realizadas (retribuição financeira). Os serviços serão realizados por servidores treinados e qualificados dos municípios conveniados.

Sem culpa em cartório

Milagrosamente, desta vez, o mosquito Aedes aegypti não é o culpado por mais uma ameaça à saúde mundial. Vetor de, pelo menos, meia dúzia de doenças mortais que desafiam a tecnologia, o danado é praticamente invencível. Deve ter tirado férias, como os humanos. Afinal, voar de vaso em vaso, de pneu em pneu, para botar seus ricos ovinhos cansa. Ainda mais na hora do pique.

Mosca indiana

Brasília é mesmo o paraíso da mosca azul. Só o deslumbramento explica que o número 2 do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), tenha requisitado um jato da FAB para ir a um evento da Índia, enquanto ministros usaram voos comerciais. A mosca azul é o mais perigoso inseto do mundo.

Miúdas

  • VIVENDO e aprendendo: para combater câncer na bexiga, usa-se a vacina BCG (tuberculose). É muito eficiente.
  • ÓBVIO ululante de Nelson Rodrigues: o mais temido vírus do mundo tem esse nome porque sua aparência é de uma coroa.
  • NÃO é de duvidar que as inteligências raras das redes sociais associem o nome às duchas de mesmo nome.
  • GAÚCHO de Rio Grande, o empresário Ronald Guimarães Levinsohn, fundador do Grupo Delfin, morreu, aos 84 anos, no Rio de Janeiro.
  • IRONIA do ensaísta tcheco Karl Kraus: uma das causas mais comuns de todas as doenças é o diagnóstico.
  • VOCÊ pode se considerar famoso quando os corretores de texto corrigirem seu nome quando é grafado errado.
 

Finais

ENGENHEIRO agrícola Rodrigo Ramos Rizzo foi eleito e empossado novo presidente do Conseleite representando a Farsul. SERÁ lançado, no dia 3 de fevereiro, às 16h, na sede da Fiergs, o programa Prioritário A3 - Alavancagem de Alianças para o Setor Automotivo do Senai. PRÊMIO Exportação RS recebe inscrições até 20 de fevereiro. Formulário on-line em premioexportacaors.com.br.