Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 02 de dezembro de 2019.
Dia Nacional do Astrônomo. Dia do Samba. Dia Pan-Americano da Saúde.

Jornal do Comércio

Notícia da edição impressa de 02/12/2019.
Alterada em 01/12 às 22h13min
COMENTAR | CORRIGIR

O barulho do silêncio

FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Morar provisoriamente no Palácio Piratini é conviver com o ruído dos protestos, uma estranha orquestra formada por instrumentos cuja finalidade foi desvirtuada. É uma cacofonia que só aqueles que os brandem, assopram ou manipulam entendem. Já a parte de trás do palácio é um espaço silencioso. Desce-se uma série de escadas e voilà!, os jardins nos ensurdecem com sua quietude. Parece o passado e de certa forma é mesmo, pois lá estão os bancos que outrora estavam no Auditório Araújo Viana do outro lado da rua.
Morar provisoriamente no Palácio Piratini é conviver com o ruído dos protestos, uma estranha orquestra formada por instrumentos cuja finalidade foi desvirtuada. É uma cacofonia que só aqueles que os brandem, assopram ou manipulam entendem. Já a parte de trás do palácio é um espaço silencioso. Desce-se uma série de escadas e voilà!, os jardins nos ensurdecem com sua quietude. Parece o passado e de certa forma é mesmo, pois lá estão os bancos que outrora estavam no Auditório Araújo Viana do outro lado da rua.

Shopping X Rua I

A Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce) divulgou os dados relativos a outubro, que mostraram variação positiva em todos os indicadores. Assim, as vendas nas lojas de shopping cresceram 10,5% em relação a setembro, enquanto as vendas de lojas de rua subiram 6,7%.

Shopping X Rua II

O tíquete médio das primeiras foi de R$ 92,00, contra
R$ 68,90 nas lojas de rua. Evidentemente, é uma média nacional, nas há um dado curioso: a receita de estacionamento de outubro em relação a setembro subiu 16,9%. A inadimplência mediana no mês atingiu 6,8%.

De black para orange

O Partido Novo aproveitou a Black Friday para fazer uma campanha de adesão chamada Orange Friday, cor do partido, "com descontos especiais em itens exclusivos da nossa loja", como camisetas. A sigla reforça que é a única legenda do país a não usar dinheiro público.

Luz, mais luz

PG3 LUZES DO VIADUTO DA bORGES ACESAS DE DIA - arfio mazzeiI

arfio mazzeiI/divulgação/JC
Teria dito Wolfgang von Goethe quando estava nas vascas da agonia. Em Porto Alegre, a teria de sobra. Às vezes, as lâmpadas têm vida própria e ficam acesas sem o menor pudor, mostrando-se até quando o sol está a pino. De alguma forma, elas conseguiram enlouquecer as células fotoelétricas que, teoricamente, as comandam.
 

Antes e depois

Foi anunciada, na sexta-feira, a maior operação da história da Unimed Porto Alegre, a criação da holding Laçador Participações. Dá até para dizer que marca um "antes" e "depois" da cooperativa. É um senhor upgrade ao diversificar seus negócios de olho na acelerada transformação no segmento saúde, como diz o presidente Flávio da Costa Vieira (matéria nesta edição). Em breve virão mais novidades.

Chimarrão ajuda o arroz

Fabiano Brito, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Ufrgs, descobriu uma possível solução para as maiores pestes de plantações de arroz, os caramujos-maçã. O pesquisador investigou em laboratório a eficiência do extrato de frutos da erva-mate como pesticida para uma das 100 maiores pragas de plantações e uma das piores para a cultura de arroz. A pesquisa foi dividida entre o Laboratório de Fisiologia Animal da Pucrs e de Farmacologia da Ufrgs.

Lei inútil

Se fosse durante o milagre japonês dos anos 1970 vá lá, mas a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro se meteu de pato a ganso: com votos contrários do Novo, aprovou lei que obriga estacionamentos de autoatendimento a contratar funcionários. E vão fazer o quê?

Finais

  • ANUÁRIO de Investimentos do RS 2019, nesta edição, faz radiografia da economia gaúcha.
  • FEDERAÇÃO Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central e Banco Central lançam o LIFT Learning, programa em ambiente colaborativo com foco na inovação financeira.
  • SEGUNDA edição do The Fourth será amanhã/19h/Tecnopuc, apresentando tendências da Web Summit Lisboa.
  • CORREÇÃO: A foto do Mar Morto publicada na sexta-feira foi obtida na Jordânia.
 

Miúdas

  • VOCÊ ia a qualquer boteco ou cafeteria que sempre tinha gente jogando pauzinho. Hoje, é difícil ver essa cena. Talvez no Interior.
  • PELA lógica, é mais um dos tantos passatempos inofensivos que desapareceram porque ninguém mais tem tempo sobrando.
  • CONVITE dos moradores ao prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB): visite os buracos da estrada Belém Velho.
  • DELICATESSEN é ramo em alta. A Leiteria, na Venâncio Aires, abre a segunda loja, na 24 de Outubro.
  • SAUDÁVEL o leilão da PPP da Corsan. Que venham mais e mais filhotes. Só assim saímos do buraco.
  • fortes chances de a eleição de 2020 ter um número muito maior de abstenções, tal o descrédito dos políticos.
  • BRASIL precisa urgentemente importar espinhas dorsais políticas que não se dobrem tanto.
  • SE Deus não lhe deu a graça da humildade, peça a Ele a da dissimulação e finja que é modesto. (Tancredo Neves)
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia