Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 27 de Novembro de 2019 às 03:00

Marca registrada


/CHRISTIAN FREIRE ALBRECHT/DIVULGAÇÃO/JC
Natal faz a festa dos shoppings, que se embelezam para a data. O Shopping Total leva uma vantagem em relação aos demais por ter permanentemente um "cabide" de boa altura para vestir e iluminar. A antiga chaminé da Brahma foi referência quando a cervejaria ainda funcionava - ela e seus apitos pontuais, o último, às 17h - e era visível em parte da Região Metropolitana de dia. Com as luzes, também à noite. Observa-se a baixa edificação do bairro Floresta e 4º Distrito.
Natal faz a festa dos shoppings, que se embelezam para a data. O Shopping Total leva uma vantagem em relação aos demais por ter permanentemente um "cabide" de boa altura para vestir e iluminar. A antiga chaminé da Brahma foi referência quando a cervejaria ainda funcionava - ela e seus apitos pontuais, o último, às 17h - e era visível em parte da Região Metropolitana de dia. Com as luzes, também à noite. Observa-se a baixa edificação do bairro Floresta e 4º Distrito.

Prêmio do CNJ

Dos tribunais estaduais considerados de grande porte pelo Conselho Nacional de Justiça, apenas o do Rio Grande do Sul foi distinguido com o Selo Prata entre todas as categorias do Prêmio CNJ de Qualidade 2019. Também compõem o grupo de tribunais estaduais de grande porte os TJs de SP, RJ, MG e PR.

Saúde à holandesa

Dois cientistas holandeses e os hospitais Moinhos de Vento, Pucrs e Clínicas vão iniciar uma longa caminhada de colaboração e aperfeiçoamento na área da saúde, agregando valor à cooperação em pesquisa em Big Data e Data Science. O anfitrião será a Delegação Comercial da Holanda (NBSO), em Porto Alegre. A NBSO se empenha para auxiliar Porto Alegre a ser reconhecida como um hub de conhecimento na área da saúde.

Diga ao povo que vou

Durante o Café Político da AJE-POA de ontem, foi perguntado ao secretário estadual do Desenvolvimento, Ruy Irigaray (PSL), se ele confirma sua candidatura à prefeitura de Porto Alegre. "Não me deseja mal", respondeu ele. Depois das risadas à reposta e com direito a algumas voltinhas no carrossel, falou que vai esperar dois ou três meses para responder. "Mas se for uma missão dada vou encará-la", ponderou Irigaray. É a nova versão do "sou soldado do partido".

O varejo e seu futuro

O encontro de ontem do MenuPOA da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) teve como tema o varejo do futuro. O pingue-pongue contou com Otelmo Drebes Júnior, e Marcus Paim, da Paim Comunicação. O publicitário chamou a atenção para o risco dos modismos e Otelmo Jr. destacou o fato de uma só pergunta de satisfação substituir longas pesquisas: você recomendaria a loja em que comprou para parentes e conhecidos? Verdade. A maioria dos longos questionários é maniqueísta.

Direita, volver

São realmente outros tempos. A direita começa a sai do seu armário ideológico. Um grupo de gaúchas fará encontro dia 12, às 19h, na Câmara Municipal para debater o pensamento da direita "fortalecendo a entrada de mulheres liberais e conservadoras na política nacional". Entre as palestrantes estão a vereadora Comandante Nádia (MDB) e Simone Leite, presidente da Federasul.

Olimpíada de Matemática

Os alunos da Escola Sesi de Ensino Médio Albino Marques Gomes, de Gravataí, Luís Gabriel Figueiredo Gomes, do primeiro ano; e Arthur Matias Graeff, do segundo, conquistaram medalha de prata, e Amanda Petter, do terceiro, ficou com medalha de bronze na olimpíada mundial de Matemática, a World Mathematics Team Championship, em Pequim.

Orçamento domado

Controle rigoroso das finanças, corte de gastos e ajustes em contratos, fórmula do prefeito de Minas do Leão, Miguel Almeida (PP), para botar o caixa em dia. Contas domadas, Almeida vai antecipar o 13º e a folha de dezembro dias 10 e 20, respectivamente.

O poder da marca...

A propósito da nota sobre os lojistas que não aderiram à Black Friday, a empresária Beatriz Job, da Aloja, afirma que a segunda data mais importante do varejo brasileiro não é para todos os lojistas. Muitos deles, de menor porte, optam pelo posicionamento do negócio. "Acreditamos na força das marcas autorais, que produzem em pequena escala, com matéria-prima diferenciada, estilo atemporal e respeito por quem produz", explica a empresária.

...no devagar e sempre

Este movimento é chamado de slow fashion, que atua justamente na contramão do fast fashion - moda de consumo rápido, desenvolvida por grandes varejistas. O slow fashion prega um consumo atemporal e consciente, com respeito e cuidado pela cadeia produtiva (e seus resíduos), peças com maior durabilidade. A consequência é o preço mais justo, por isso não necessita de liquidações", acrescenta Beatriz.

Procrastinação

O fim da taxa de embarque internacional não vai ser mais em 2020. Fica para 2021. No Brasil é assim: ou chega atrasado, ou é adiado. O trem está atrasado ou já passou, como no samba dos Demônios da Garoa.

Miúdas

  • PEC da condenação após segunda instância foi engavetada pelo Congresso Nacional. Ficou para 2020.
  • ENGAVETAMENTO é um esporte nacional. Temos mais projetos nesta situação que fora da gaveta.
  • CHEGA a ser inacreditável que as obras da Copa não tenham sido entregues até hoje. Poucas empresas privadas conseguem ser tão incompetentes.
  • SE vão mesmo botar pagode em um bar da Padre Chagas, só nos resta ir embora pra Pasárgada ou alhures.
  • QUANDO um país se corrompe, começa se corrompendo pela linguagem. (Octávio Paz, nobel de Literatura)