Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 22 de Novembro de 2019 às 03:00

Carga pesada

Parece festa, mas não é. Um grupo de mulheres proeminentes, lideradas por Karim Miskulin, da Revista Voto, fizeram romaria no Congresso Nacional para pressionar os líderes partidários pela aprovação da PEC da segunda instância (na foto, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre). Conversaram com vários parlamentares que apoiam a ideia. Mais tarde, foram recebidas pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro. Esta foi a primeira de muitas ações que mulheres líderes de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul pretendem fazer.
Parece festa, mas não é. Um grupo de mulheres proeminentes, lideradas por Karim Miskulin, da Revista Voto, fizeram romaria no Congresso Nacional para pressionar os líderes partidários pela aprovação da PEC da segunda instância (na foto, com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre). Conversaram com vários parlamentares que apoiam a ideia. Mais tarde, foram recebidas pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro. Esta foi a primeira de muitas ações que mulheres líderes de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul pretendem fazer.

Um castelo que agoniza

Cenário do Tratado de Pedras Altas da Revolução de 1923, o castelo de Assis Brasil agoniza. O prefeito Carlos Alberto Perdomo (PP) está mandando SOS endereçados a políticos e entidades diversas ligadas à história apoiado pelo produtor rural Jorge Crispim, que pegou esse pião na unha para ajudá-lo. Não é para amanhã, é para ontem a tarefa de restauração.

As revelações de Otomar

Ao contrário do que se pensa, a CEEE tem vários interessados; e, no dia 29, será escolhida, na B3, em São Paulo, a empresa que vai tocar o P de Privada da PPP do saneamento básico de nove cidades da Região Metropolitana, o que permite sonhar com os rios Sinos e Gravataí beeem mais limpos. Essas foram algumas revelações feitas pelo secretário estadual Otomar Vivian (PP) na Câmara Brasil-Alemanha. O chefe da Casa Civil sabe dar o recado sem baldeações intermediárias.

Autocrítica...

Para fazer a autocrítica e procurar entender as últimas eleições, o MDB gaúcho inverteu a tradicional lógica de seus encontros de mobilização. Ao invés de ser o protagonista do discurso, optou por ouvir a opinião de especialistas das áreas de ciência política, filosofia, economia e comunicação.

...e crítica

Os partidos deveriam todos fazer o salutar exercício da autocrítica. Ocorre que o furo é mais embaixo. Uma coisa é ficar com as orelhas ardendo e concordar com erros feitos, outra é corrigi-los. Quase sempre as cúpulas não as aceitam e preferem julgar a culpa dos erros nos erros dos outros.

Historinha de sexta

Certa noite, apareceu na redação, vindo da capital federal, o falecido e querido jornalista Adão Oliveira, que fazia a coluna Conexão Brasília do JC. Depois de botar a conversa em dia e salvar o Brasil várias vezes, Adão perguntou onde se comia um pastel especial de primeira. No Box 21, respondi, no Hortomercado da Quintino (Bocaiúva, a rua, quase esquina com a Cristóvão Colombo). Então vamos lá, ele falou. Em lá chegando, fomos direto falar com o Bentinho, um dos sócios da casa, que tinha ótima reputação em Porto Alegre. Sentamos, e o garçom mal tinha empunhado a Bic para a comanda, e o baixinho de Arroio Grande já fez o pedido:
- Quero seis pastéis - ordenou, peremptório.
- Seis? É para levar?
- Não, é para comer aqui mesmo.
E eu de boca aberta. Como é que o Adãozinho Só Sucesso ia comer os pastéis enormes da casa? Mesma opinião do garçom.
- Senhor, nossos pastéis são tamanho GG! Dois já seria um exagero.
O Adão pulou nas tamancas.
- O senhor quer vender ou não quer vender os pastéis?
- Certo. São seis pastéis.
- Só tem um detalhe. Quero os pastéis sem recheio.
O cara do avental ficou perplexo.
- Como assim? Sem carne, ovo, sem recheio, só a casca? Pastel de vento?
- Isso mesmo.
Minutos depois, colocaram à sua frente meia dúzia de cascas de pastel. Adão comeu-as todas. Algum tempo depois, ele chamou o garçom.
- Veja a conta. Mas quero um desconto, afinal, não tinham recheio.
O diabo era que nunca se sabia quando o Adãozinho estava falando sério. Adivinhem o desfecho?

Titulo nota capitulada Vivendo e aprendendo

Quantas pessoas já nasceram desde o surgimento do Homo Sapiens, há cerca de 300 mil anos? Segundo estimativas do Population Reference Bureau (PRB), especializado em dados demográficos, foram 108 bilhões de pessoas, incluindo a população atual.

Miúdas

  • DAS 3.208 calçadas vistoriadas pela Smim no bairro Floresta, 1.104 têm problemas. Os proprietários serão notificados.
  • SERIA ótimo se os moradores dos bairros vistoriassem o estado das vias pública e notificassem a prefeitura.
  • VEREADOR Wambert di Lorenzo saiu do Pros e está "99% acertado" com o PL. Que apoia a reeleição de Marchezan Júnior.
  • PT paulistano estuda a possibilidade de colocar Marta Suplicy (sem partido) para disputar a prefeitura em 2020.
  • TEM sido uma constante no partido de Lula ao longo dos anos. Vira e mexe, ele sempre volta para o passado.

Finais

  • CHAPA 1 ganhou a eleição que renovou um terço dos membros do plenário do Conselho Regional de Contabilidade do RS.
  • ADVOGADO Maurício Góes organiza o IV Congresso dos Advogados Trabalhistas de Empresas no RS da Satergs, nesta sexta-feira, na sede de TozziniFreire.
  • AJE-POA promove, dia 26/9h/Lage Eventos, seu Café Político com o secretário de Desenvolvimento, Ruy Irigaray.