Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 20 de Outubro de 2019 às 21:09

A beleza dos plátanos


FABÍOLA FREIRE ALBRECHT/DIVULGAÇÃO/JC
Neste caso, dos alemães. É outono no Hemisfério Norte, época em que as árvores se preparam para o longo e rigoroso inverno. Esse exemplar fica em um parque chamado Hirschgarten, nos arredores de Munique. Uma coisa interessante nos parques da Alemanha é que, em vez de pássaros, ouve-se o crocitar dos corvos, uma ave muito inteligente. Inteligente demais, até.
Neste caso, dos alemães. É outono no Hemisfério Norte, época em que as árvores se preparam para o longo e rigoroso inverno. Esse exemplar fica em um parque chamado Hirschgarten, nos arredores de Munique. Uma coisa interessante nos parques da Alemanha é que, em vez de pássaros, ouve-se o crocitar dos corvos, uma ave muito inteligente. Inteligente demais, até.

Aluga-se

Uma metralhadora .50 (12,7 mm por 99 mm) como a apreendida com os assaltantes de Viracopos é encontrável nas boas casas do ramo de armas clandestinas. Pode ser por leasing. Cadência de tiro entre 400 a 600 por minuto a uma velocidade de 916 km/h e tem alcance útil de 1,5 mil metros.

Não tem solução

A capital gaúcha está uma buraqueira só. Chuvas incessantes agravadas pela herança de administrações anteriores que não fizeram serviço bem feito. Sim e não. A grande verdade é que Porto Alegre nunca foi uma senhora caprichosa, que cuida da sua aparência. Só que ela piorou, virou desleixada. É só olhar para as ruas do Uruguai e da Argentina para constatar a impressionante diferença. É uma questão de capricho, e isso faz uma falta tremenda no Brasil todo.

Travessuras e diabruras

A pergunta não é por que parlamentares eleitos só enxergam dinheiro fácil com esquemas de corrupção. As perguntas são 1) por que os partidos não fazem uma varredura na vida pregressa dos candidatos?; e 2) por que as siglas não acompanham seus quadros enquanto exercem o cargo eletivo? O Google está aí para isso.

O foco é outro

Miguel Rossetto perambulou pela Capital no fim de semana. Perguntado se seria candidato a prefeito pelo PT, o ex-ministro disse que a prioridade era outra, que o foco é formar uma ampla coalização de esquerda para as eleições de 2020.

Fogos de tiro

A deputada Luciana Genro (PSOL) dá sua versão sobre a nota de ontem, sobre o que falou para os grevistas que poderiam soltar foguetes na Praça da Matriz. Ela afirma que depois que largaram um foguete de tiro ela falou que aproveitassem enquanto a lei que o proíbe não fosse sancionado.

No rastro de Dom Pedro II...

O canal francês TV5 fez um nutrido documentário sobre a vida e obra do Imperador Dom Pedro II, não sem deixar patente a admiração por ele. Anos antes de abdicar, ele fez um longo périplo pela Europa. Foi convidado para a Academia de Letras da França, patrocinou com recursos próprios o compositor alemão Richard Wagner, o cientista Louis Pasteur - para criar uma fundação que levou seu nome no Rio de Janeiro.

...um Brasil que funcionava

Dom Pedro era admirado por sua vasta cultura e espírito científicos por onde quer que passasse, como o escritor Vitor Hugo e o filósofo Friedrich Nietsche. A Thomas Alva Edison pediu ajuda para instalar a primeira filosofia eletrificada da América do Sul. Curtiu o telefone de Alexander Graham Bell - "Meu Deus, isso fala!". Depois dele, bem, depois dele veio uma longa sucessão de mediocridades e equívocos ambulantes.

Verde e rosa


JOHN DEERE/DIVULGAÇÃO/JC
Inserida na campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Verdes Vales, concessionária John Deere entrou no espírito do Outubro Rosa. A fábrica em Montenegro produziu alguns tratores rosas entre outras ações voltadas para as mulheres e sua inserção no agronegócio. Os valores arrecadados com a venda serão revertidos para a realização de mamografias em várias partes do Brasil.

São Nunca

O falecido colunista do JC Adão Oliveira costumava dizer que, em Brasília, tudo pode acontecer, inclusive nada. Pois é, esse nada - pedir vistas ao processo - é uma possibilidade no julgamento da prisão ou não em segunda instância. Caso o mérito seja julgado mesmo e permita ao réu esgotar todos os recursos antes de ser preso, significará liberdade praticamente perpétua. Existem mais de 30 recursos possíveis na legislação. É o famoso Dia de São Nunca.

Miúdas

  • O PSL está em crise. Também, com tanto delegado, major, coronel, comandante, capitão...
  • SE as empresas de ônibus da Capital botassem um olheiro em rodízio descobririam por que cai a renda.
  • MARMANJOS se esgueirando por baixo da roleta é cena comum. Essa e outras artimanhas do não pagar.
  • DENTRO de algumas décadas, muitos países europeus terão mais imigrantes que nativos. Essa vai ser a maior revolução da história.
  • BAIANA Irmã Dulce merece ser santa, mas o nosso Padre Reus não tem lobby junto ao Vaticano. Ele já é beato, estágio anterior à santidade.
  • LEI do Abuso Consumista: quanto mais mecanismos para defesa do consumidor são criados, mais brechas para ludibriá-los aparecem.