Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 14 de Outubro de 2019 às 21:54

De olho nos Poderes


CARLOS BORGES/DIVULGAÇÃO/JC
Como funcionam o Executivo, o Legislativo e o Judiciário deveria ser interesse de todos os adultos. No caso de Gramado, são as crianças que têm essa curiosidade, inclusive como atividade curricular. O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) vem recebendo a criançada. "Ganhei a semana", disse. Segundo a professora Izabel Stahl, que acompanhou as turmas com outras duas professoras, a matéria sobre os Poderes está sendo trabalhada nas disciplinas de História, Geografia e Turismo.
Como funcionam o Executivo, o Legislativo e o Judiciário deveria ser interesse de todos os adultos. No caso de Gramado, são as crianças que têm essa curiosidade, inclusive como atividade curricular. O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) vem recebendo a criançada. "Ganhei a semana", disse. Segundo a professora Izabel Stahl, que acompanhou as turmas com outras duas professoras, a matéria sobre os Poderes está sendo trabalhada nas disciplinas de História, Geografia e Turismo.
 

Fiscais do azul


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Antes perambulando lentamente pelas ruas do bairro Moinhos de Vento, agora, as novas viaturas de fiscalização da área azul da EPTC já são vistas no Centro Histórico. Com quatro câmeras de vídeo estrategicamente colocadas no teto, vão saber quem pagou e quem não pagou. Seria interessante que também estivessem interligados com os órgãos de segurança.
 

Marco zero

Não será exagero dizer que o marco zero do novo Brasil será a decisão do STF nesta quinta-feira, sobre a prisão em segunda instância. Se o julgamento for favorável, nada mais será que a ratificação de uma normalidade - afinal, é decisão de segunda instância. Mas, caso o Supremo decida pelo contrário, cabe uma pergunta: por que, então, existem condenações? Melhor se resumir a absolvições. E, indo mais fundo, por que julgamentos?

Raio X de Jair Bolsonaro...

Ao rejeitar o rótulo de ser um partido de direita preferindo ser "liberal" em entrevista ao Estadão, o presidente nacional do Partido Novo, João Amoêdo, disse que "o bolsonarismo foi muito forte na polarização, mas está decrescente. Bolsonaro se isola ao atacar as instituições. Se isola do Congresso, do partido e acaba se restringindo a um núcleo familiar".

...e a incógnita Luciano Hulck

À pergunta se ele apoiaria uma frente de centro liderada pelo empresário Luciano Huck em 2022, Amoêdo disse que ele ainda é uma incógnita. De fato, ouvimos falar numa candidatura do apresentador há um bocado de tempo sem que ele diga com todas as letras se está ou não na parada e qual seria seu protótipo. Por enquanto, ele namora o DEM e também quer papo com a esquerda.

Árdua tarefa

O derramamento de petróleo do tipo pesado na costa do Nordeste escancara a fragilidade da guarda costeira e, em última análise, da Marinha do Brasil, que faz o que pode com o parco equipamento que tem. E não porque ele queira. Historicamente, nos orgulhamos de ter 7,3 mil quilômetros de litoral, mas sem embarcações para fiscalizá-los.

Santa executiva

A canonização de Irmã Dulce também significa que, além de santa dos pobres, ela também é a primeira CEO brasileira a conseguir o título de Santa, como diz o publicitário diz Nizan Guanaes. De fato. Erguer um complexo hospitalar que realiza 2 milhões de atendimentos ambulatoriais, 18 mil internamentos e 12 mil cirurgias por ano não é fácil.

Só para você

Óptica Foernges lança o design tipicamente italiano e a produção artesanal de alta qualidade da linha de óculos da Ultra Limited Eyewear, com uma característica peculiar. Cada peça é um exemplar único entre as variações da paleta de cores utilizada para modelo, o que o torna realmente exclusivo.

Novos tempos bancários

Com o tema Transformação dos Bancos, o Tá na Mesa da Federasul de amanhã contará com a presença de quatro cobras no assunto. Lá estarão os presidentes do Banrisul, Cláudio Coutinho; do Badesul, Jeanette Lontra; e da Agibank, Marciano Testa; o vice-presidente do BRDE, Luiz Corrêa Noronha; e o diretor-executivo do Sicredi, João Francisco Tavares.

Mercado Público

Porto Alegre tem alguns aspectos inacreditáveis. Um deles é o fato de o segundo andar do Mercado Público ainda não ter operações gastronômicas, embora o incêndio tenha acontecido em 2013. Ora, isso é um atestado de incompetência gastronômica para uma cidade com 1,4 milhão de habitantes. Falta iniciativa, sobram desculpas

Miúdas

  • ENTREOUVIDO em roda de cafezinho na rua Padre Chagas: Se sente/Se sente/Carlos Marun presidente.
  • BURACOS irão aumentar com as chuvas incessantes que devem cair durante a semana. Ai dos pneus e das suspensões.
  • MAS falta bem mais que apenas tapar buracos ressuscitam. Temos também os buracos "para cima", as corcovas causadas pelos remendos.
  • CAUSOU consternação o falecimento, no sábado, do criador Armando Chaves Garcia de Garcia, 87 anos. Grande figura, grande perda.