Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, sábado, 25 de julho de 2020.
Dia do Escritor. Dia do Motorista .

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
sábado, 25 de julho de 2020.
Notícia da edição impressa de 02/10/2019.
Alterada em 01/10 às 21h20min

Chinês na tomada I

FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
A JAC Motors Porto Alegre está lançando o primeiro carro totalmente elétrico. Com autonomia de 300 quilômetros, o veículo da montadora chinesa tem um torque (força) de 27,5 nm. Tem bateria (48 módulos) de fosfato de lítio e até os 60 km/h a aceleração condiz com a potência de um carro médio. Pisa e vai. Postos de recarga ainda são poucos - os postos não podem vender energia. Em casa, pode ser feita em tomada adaptada e leva cerca de oito horas. No modo turbo, na revenda ou em postos, leva 50 minutos.
A JAC Motors Porto Alegre está lançando o primeiro carro totalmente elétrico. Com autonomia de 300 quilômetros, o veículo da montadora chinesa tem um torque (força) de 27,5 nm. Tem bateria (48 módulos) de fosfato de lítio e até os 60 km/h a aceleração condiz com a potência de um carro médio. Pisa e vai. Postos de recarga ainda são poucos - os postos não podem vender energia. Em casa, pode ser feita em tomada adaptada e leva cerca de oito horas. No modo turbo, na revenda ou em postos, leva 50 minutos.

Chinês na tomada II

Pode ser considerado como o segundo carro da família, apesar do preço um tanto salgado, em torno de R$ 153 mil. O interessante é a sustentabilidade. As baterias duram 15 anos no carro e mais cinco para uso em energia fotovoltaica. Cumprido esse ciclo, a montadora retira a parte química, e o restante é usado como revestimento para rodovias. Mesmo parado, em casos de temperatura extrema, elas se refrigeram sem ação humana.

O pé de valsa

Mas o que é isso, prefeito Marchezan Júnior? Não dança nada e quer luz negra? Mas tem que dar um desconto, porque ele está avariado. Uma senhora tirou o prefeito para dançar no lançamento das comemorações do Mês do Idoso, ocasião em que sancionou lei que reconhece o Jogo de Câmbio como esporte símbolo da população idosa da Capital, proposta do vereador Alvoni Medina (Republicanos).

O mundo é um moinho...

Alegando inocência e dizendo que é o maior interessado em esclarecer as acusações da Polícia Civil, o vereador de Porto Alegre André Carús (MDB) era um dos postulantes à substituição do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) nas eleições de 2020. Para seus adversários do MDB, o caso veio a calhar.

...já cantava o mestre Cartola

Do lado da oposição, os partidos de esquerda, inclusive o PT, pensaram em se unir em torno da ex-deputada Manuela d'Ávila (PCdoB) como cabeça de chapa. Com o episódio do fornecimento do número de celular para um hacker, o controle de danos está avaliando o tamanho da rachadura no casco.

Top Lamachia

A Lamachia Advogados Associados, que, em 2020, chega a 130 anos de tradição no Direito, obteve o prêmio Top Ser Humano, que premia organizações com as melhores práticas de gestão de pessoas do Rio Grande do Sul. É o único escritório de advocacia agraciado nesta edição. A distinção confirma a excelência da equipe de advogados da banca.

Acima da média

O secretário da Educação de Sapucaia do Sul, Jairo Jorge (PDT), lançou a plataforma Elefante Letrado. Todos os 6,3 mil alunos dos anos iniciais das 24 escolas da rede municipal leram 79.450 livros. A média nacional é de 3,4 livros por ano, e, em Sapucaia do Sul, em apenas um mês, foram 12,6 livros lidos por aluno. A plataforma disponibiliza uma biblioteca digital e audiobooks, permitindo o acesso de alunos com deficiência visual.

Fala a EPTC

A propósito da faixa exclusiva para ônibus na avenida Independência, que ficará com apenas duas pistas, com piora evidente na já congestionada via, a EPTC esclarece que prioriza o transporte coletivo. "Na Independência, 38 mil passageiros/dia das nove linhas de ônibus serão beneficiados com a faixa exclusiva, tornando o transporte público atrativo."

De goleada

No jogo de homenagens e láureas concedidas, o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) dá de goleada no presidente Jair Bolsonaro (PSL). Dia 28, recebe, na Assembleia, a Medalha do Mérito Farroupilha, proposição do deputado Tenente-Coronel Zucco (PSL).

Miúdas

  • CHALÉ da Praça XV promove, dias 4 e 5, sua Oktoberfest. Vai rolar muito chope e dança, comida alemã e shows o sábado inteiro.
  • UMA no cravo e outra na ferradura. A conta da luz vai baixar, mas a do gás natural vai aumentar. E assim vamos vivendo de amor.
  • RECALL de veículos com novas regras desde ontem. Depois de um ano sem comparecer à revenda, o veículo fica "sujo" com menção no CRLV.
  • COMO ficará nos registros do Denatran, será difícil vender um carro nessas condições.
  • FILOSOFIA natureba: se a natureza fosse sábia, melancia vinha com alça.

Finais

  • TOMAM posse, hoje/11h, os novos desembargadores do TRT-RS Maria Silvana Rotta Tedesco e Rosiul de Freitas Azambuja.
  • NEUROMARKETING será abordado pela professora e neurocientista alemã Alla Ignashchenkova durante o Celebration Power Life/de 4 a 6/Gramado/Serra Park.
Comentários CORRIGIR TEXTO
Fernando Albrecht
Fernando Albrecht
Informações exclusivas em notas curtas, objetivas e bem-humoradas. Bastidores da política, observações econômicas, causos do cotidiano e um olhar diferenciado sobre a vida urbana estão na coluna Começo de Conversa.