Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 18 de Setembro de 2019 às 23:41

De volta ao passado


ACERVO FÉLIX PETER/DIVULGAÇÃO/JC
Possuir automóvel para uso da família e até para negócios era motivo de orgulho para seus proprietários, que faziam questão de posar ao lado deles em kerbs ou outras festividades. A imagem, obtida no final dos anos 1940, mostra proprietários de carros - maioria Ford Modelo A - na frente da residência da família Peter, em Santa Teresinha, Bom Princípio. Era mais ou menos toda a frota da região.
Possuir automóvel para uso da família e até para negócios era motivo de orgulho para seus proprietários, que faziam questão de posar ao lado deles em kerbs ou outras festividades. A imagem, obtida no final dos anos 1940, mostra proprietários de carros - maioria Ford Modelo A - na frente da residência da família Peter, em Santa Teresinha, Bom Princípio. Era mais ou menos toda a frota da região.
{'nm_midia_inter_thumb1':'', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c6f03d777ac4', 'cd_midia':8634598, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/gif/2019/02/21/banner_whatsapp_280x50px_branco-8634598.gif', 'ds_midia': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'ds_midia_credi': 'Thiago Machado / Arte JC', 'ds_midia_titlo': 'WhatsApp Conteúdo Link', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '280', 'cd_midia_h': '50', 'align': 'Center'}

Pedido de socorro...

Todas as quartas-feiras de manhã, o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB), abre o gabinete para a população. Na primeira semana do Setembro Amarelo, Miki foi visitado por um senhor em prantos. "Estou com medo de mim mesmo", dizia. Era um pedido de socorro, claramente detectado pelo alcaide.

...prontamente atendido

Encaminhado para atendimento e acompanhamento, o homem voltaria a abraçar Miki nesta quarta-feira. Desta vez, o choro foi de alegria por estar reencontrando um propósito de vida e seguir em frente. Assim como ele, 70% das pessoas que pensam em cometer suicídio emitem sinais. "É preciso estar atento", conta Miki.

Cardiologia

O brasileiro está vivendo cada vez mais. Com a longevidade, chama a atenção o alto índice de idosos que morrem por doença cardiovascular. A informação é da Sociedade Brasileira de Cardiologia. O tema será debatido de sexta-feira a domingo, durante o 74º Congresso de Cardiologia, que acontece na Fiergs.

Gramado, Flórida

Quem chega a Gramado pela RS-115 se surpreende com uma construção diferenciada ao lado do Lago Joaquina Rita Bier. Trata-se de uma pizzaria, a Hector. Até aí nada de novo não fosse o fato de estar inserida em um complexo arquitetônico desenvolvido pela Thematic Gramado, braço da Themed Studios de Orlando (EUA).

Jeitinho na maquininha

A Equals, empresa de conciliação do grupo StoneCo., revela uma dívida milionária entre empresas de maquininhas de cartão de micro e pequenas empresas. De acordo com levantamento da empresa, só em 2018, considerando apenas clientes da companhia, R$ 32 milhões em taxas de maquininhas de cartão foram cobradas indevidamente de lojistas em todo o Brasil.

Faixas arrecadatórias

A página vem recebendo e-mails de leitores narrando vicissitudes e multas sem sentido nas faixas de ônibus. Caso da avenida Ipiranga com a Elias Cirne Lima. Um dos queixosos pergunta quem definiu 16h como sendo horário crítico na Ipiranga.

Historinha de sexta*

Corria o ano de 1964, chegando despacito para seu fim. Os militares prenderam um líder ferroviário da Viação Férrea do Rio Grande do Sul que atuava em Montenegro. Foi acusado de subversão por pertencer ao Grupo dos Onze, guerrilha pensada por Leone Brizola que nunca se efetivou, assim como a chamada Operação Pintassilgo. Prenderam o cara e o levaram ao 19º RI de São Leopoldo para interrogatório. O oficial encarregado foi direto ao assunto.
- Me diz aí qual a tua participação no Grupo dos Onze.
O ferroviário fez cara de espanto.
- Mas nem sei desse onze, nunca ouvi falar!
O oficial foi para a fase 2 do interrogatório.
- E da operação Pintassilgo?
- Mas que sei eu desse passarinho a não ser que ele voa.
Já irritado, o militar foi para a fase 3.
- E de Brizola, também nunca ouviste falar?
- Vagamente.
Triplamente exasperado, o interrogador sacou de uma foto 18cm x 24cm mostrando-o bem ao lado de Brizola em um palanque de comício batendo palmas.
- E esse aí, quem é?
- Ué! Sou eu, ora.
- Engraçadinho. Esse é Leonel Brizola.
O ferroviário arregalou os olhos.
- Virgem santa! Mas então esse que é o Brizola? Fosse uma cobra tinha me mordido!

De tirar o tubo

Tudo está terrivelmente errado neste país. O órgão máximo do Judiciário, que deveria julgar apenas questões constitucionais de grande porte, é acionado por sindicatos, determina o fim de um órgão da área da saúde da prefeitura de Porto Alegre e causa a demissão de quase 2 mil funcionários, fecha postos de saúde e prejudica 1,4 milhão de habitantes.

Miúdas

  • LARGO Zumbi dos Palmares recebeu ônibus da torcida do Athletico-PR nesta quarta à tarde.
  • RÁPIDOS como o Papa Léguas, vendedores de lanches chegaram com seus carrinhos.
  • JETSKY fizeram falta no Acampamento Farroupilha na noite de quarta-feira.
  • FAZ parte: poeira e defumação com tempo seco, alagamento geral quando chove.
  • MOSCA na sopa: Porto Alegre não aderiu ao Movimento Farroupilha. Daí o "Mui Leal e Valerosa" que recebeu do Império.

Finais

  • PRESIDENTE do Sistema Fecomércio, Luiz Carlos Bohn, recebe dia 24 o título de Cidadão de Porto Alegre, proposição do vereador Idenir Cecchim (MDB).
  • ESTUDANTES do curso de Direito da Fadergs e da Universidade do Oeste de Santa Catarina visitaram o TRF-4.