Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, domingo, 26 de julho de 2020.
Dia dos Avós.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
domingo, 26 de julho de 2020.
Notícia da edição impressa de 02/09/2019.
Alterada em 01/09 às 22h03min

A lã e o Rio Grande I

LÉO GUERREIRO/MUSEU ANTROPOLÓGICO RS/DIVULGAÇÃO/JC
A Expointer confirmou que a criação de ovinos está em alta, com demanda maior que a oferta. Isso se explica pela alta procura por carne de cordeiro e pela elevação dos valores pagos pela lã. A propósito, a exposição Lã Crua, Fios da Memória, encerrada em agosto no Memorial RS, mostrou como a lã tem história no Estado - na foto, uma senhora fazendo o fio no fuso, observada por uma criança.
A Expointer confirmou que a criação de ovinos está em alta, com demanda maior que a oferta. Isso se explica pela alta procura por carne de cordeiro e pela elevação dos valores pagos pela lã. A propósito, a exposição Lã Crua, Fios da Memória, encerrada em agosto no Memorial RS, mostrou como a lã tem história no Estado - na foto, uma senhora fazendo o fio no fuso, observada por uma criança.
 

A lã e o Rio Grande II

Mas nem tudo são flores. A lã brasileira é muito mal remunerada. É mal remunerada porque não tem competitividade para brigar com a lã estrangeira. Não tem competitividade porque a maioria dos produtores ainda não investe (apesar dos esforços e programas da Arco) em seleção genética para ter lã com micronagem (finura) competitiva e qualificação de mão de obra para vencer esse desafio.

Por falar em lã...

...quem trouxe um método inovador de esquila para o Rio Grande do Sul foi Paixão Côrtes, a tosquia australiana. Diminuía barbaridade o tempo do processo e impedia desperdício.

O tamanho do Estado

Em nove dias de duração, a Expointer encaminhou mais negócios e investimentos do que o governo do Estado em seis anos, conforme o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz. Ele será o palestrante da reunião-almoço MenuPoa amanhã, na Associação Comercial de Porto Alegre.

Horta aérea

Durante a Expointer, o Banrisul distribuiu sementes de hortaliças agroecológicas em parceria com a Fetag. Uma bela ideia. Até em sacada de apartamento se pode plantar rúcula, salsa, cebolinha e até tomateiros. Essa é uma iniciativa que deveria se alastrar mais rápido que fogo morro acima e água morro abaixo.

Lugar comum

É quase sempre a mesma coisa nos acidentes graves nas rodovias gaúchas: morre toda ou quase toda a família e também quase sempre é choque frontal em rodovia não duplicada.

Guerra dos refrigerantes

A Schincariol está lançando uma nova linha de refrigerantes, a FYs, incluindo sabor cola. Tem jeito de teste de mercado - Porto Alegre e Curitiba são cidades-teste. Deu certo nas duas, grandes chances. Entrementes, a Coca-Cola pensa em lançar refrigerante com álcool. Tem um certo risco associar uma bebida que tem mais de século com álcool.

Lendas, mas vivas

O jornalista Carlos Bastos e o empresário Jayme Sirotsky organizaram um almoço na Churrascaria Santo Antônio para os jornalistas d'antanho. Foi um belo encontro, com depoimentos emocionados dos velhos tempos. O jornalista Nilson Souza providenciou até máquinas de escrever para quem quisesse catar milho, termo usado para os dedógrafos. Tem novato na profissão achando que máquina de escrever é lenda urbana.

Sobre humilhações

Bancos virtuais vão ganhando espaço, o celular é a portaria, o caixa e o atendente dessas instituições, começando pelos cartões. O que remete a outro espinho fincado no pé dos usuários, as absurdas anuidades cobradas pelas operadoras. E, para conseguir redução na taxa, tem que se humilhar e pedir penico, como diz o povo.

Miúdas

  • MAIS um assalto a banco no Interior. Comum. Por que os bancos abandonaram o dispositivo que mancha as cédulas?
  • PODE ser que o seguro seja mais barato que a logística de reposição. Mas, sem mancha, o assalto deslancha.
  • FORÇAS vivas de Canela acreditam que o Aeroporto das Hortênsias sai do papel no final de 2020.
  • FAZENDA de Turismo Quinta da Estância de Viamão lançou o azeite extravirgem Estância das Oliveiras, nove anos depois do início do projeto.
  • PRODUTO já ganhou medalha de ouro em prêmio internacional.

Finais

  • ADVOGADO e criador de cavalos Leonardo Lamachia foi reeleito como presidente da Federação Brasileira das Associações de Animais de Raça (Febrac).
  • EXPOINTER mostrou, mais uma vez, a importância do agronegócio para a economia do Rio Grande do Sul, e ainda trouxe uma ótima notícia com a alta dos negócios.
Comentários CORRIGIR TEXTO
Fernando Albrecht
Fernando Albrecht
Informações exclusivas em notas curtas, objetivas e bem-humoradas. Bastidores da política, observações econômicas, causos do cotidiano e um olhar diferenciado sobre a vida urbana estão na coluna Começo de Conversa.