Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 01 de Setembro de 2019 às 22:03

A lã e o Rio Grande I


LÉO GUERREIRO/MUSEU ANTROPOLÓGICO RS/DIVULGAÇÃO/JC
A Expointer confirmou que a criação de ovinos está em alta, com demanda maior que a oferta. Isso se explica pela alta procura por carne de cordeiro e pela elevação dos valores pagos pela lã. A propósito, a exposição Lã Crua, Fios da Memória, encerrada em agosto no Memorial RS, mostrou como a lã tem história no Estado - na foto, uma senhora fazendo o fio no fuso, observada por uma criança.
A Expointer confirmou que a criação de ovinos está em alta, com demanda maior que a oferta. Isso se explica pela alta procura por carne de cordeiro e pela elevação dos valores pagos pela lã. A propósito, a exposição Lã Crua, Fios da Memória, encerrada em agosto no Memorial RS, mostrou como a lã tem história no Estado - na foto, uma senhora fazendo o fio no fuso, observada por uma criança.
 

A lã e o Rio Grande II

Mas nem tudo são flores. A lã brasileira é muito mal remunerada. É mal remunerada porque não tem competitividade para brigar com a lã estrangeira. Não tem competitividade porque a maioria dos produtores ainda não investe (apesar dos esforços e programas da Arco) em seleção genética para ter lã com micronagem (finura) competitiva e qualificação de mão de obra para vencer esse desafio.

Por falar em lã...

...quem trouxe um método inovador de esquila para o Rio Grande do Sul foi Paixão Côrtes, a tosquia australiana. Diminuía barbaridade o tempo do processo e impedia desperdício.

O tamanho do Estado

Em nove dias de duração, a Expointer encaminhou mais negócios e investimentos do que o governo do Estado em seis anos, conforme o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz. Ele será o palestrante da reunião-almoço MenuPoa amanhã, na Associação Comercial de Porto Alegre.

Horta aérea

Durante a Expointer, o Banrisul distribuiu sementes de hortaliças agroecológicas em parceria com a Fetag. Uma bela ideia. Até em sacada de apartamento se pode plantar rúcula, salsa, cebolinha e até tomateiros. Essa é uma iniciativa que deveria se alastrar mais rápido que fogo morro acima e água morro abaixo.

Lugar comum

É quase sempre a mesma coisa nos acidentes graves nas rodovias gaúchas: morre toda ou quase toda a família e também quase sempre é choque frontal em rodovia não duplicada.

Guerra dos refrigerantes

A Schincariol está lançando uma nova linha de refrigerantes, a FYs, incluindo sabor cola. Tem jeito de teste de mercado - Porto Alegre e Curitiba são cidades-teste. Deu certo nas duas, grandes chances. Entrementes, a Coca-Cola pensa em lançar refrigerante com álcool. Tem um certo risco associar uma bebida que tem mais de século com álcool.

Lendas, mas vivas

O jornalista Carlos Bastos e o empresário Jayme Sirotsky organizaram um almoço na Churrascaria Santo Antônio para os jornalistas d'antanho. Foi um belo encontro, com depoimentos emocionados dos velhos tempos. O jornalista Nilson Souza providenciou até máquinas de escrever para quem quisesse catar milho, termo usado para os dedógrafos. Tem novato na profissão achando que máquina de escrever é lenda urbana.

Sobre humilhações

Bancos virtuais vão ganhando espaço, o celular é a portaria, o caixa e o atendente dessas instituições, começando pelos cartões. O que remete a outro espinho fincado no pé dos usuários, as absurdas anuidades cobradas pelas operadoras. E, para conseguir redução na taxa, tem que se humilhar e pedir penico, como diz o povo.

Miúdas

  • MAIS um assalto a banco no Interior. Comum. Por que os bancos abandonaram o dispositivo que mancha as cédulas?
  • PODE ser que o seguro seja mais barato que a logística de reposição. Mas, sem mancha, o assalto deslancha.
  • FORÇAS vivas de Canela acreditam que o Aeroporto das Hortênsias sai do papel no final de 2020.
  • FAZENDA de Turismo Quinta da Estância de Viamão lançou o azeite extravirgem Estância das Oliveiras, nove anos depois do início do projeto.
  • PRODUTO já ganhou medalha de ouro em prêmio internacional.

Finais

  • ADVOGADO e criador de cavalos Leonardo Lamachia foi reeleito como presidente da Federação Brasileira das Associações de Animais de Raça (Febrac).
  • EXPOINTER mostrou, mais uma vez, a importância do agronegócio para a economia do Rio Grande do Sul, e ainda trouxe uma ótima notícia com a alta dos negócios.