Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 13 de Agosto de 2019 às 21:54

A debulhadora irlandesa


JOSÉ RICARDO CASTRO/DIVULGAÇÃO/JC
Quando se visita cidades europeias ou norte-americanas em busca de máquinas usadas no serviço público, a reação é como a daquele pecuarista da Fronteira-Oeste: "depois que inventaram a debulhadora de milho, não duvido de mais nada". Esta é uma superlavadora de calçadas de Dublin, na Irlanda. Aqui, às vezes nem calçadas temos para lavar.
Quando se visita cidades europeias ou norte-americanas em busca de máquinas usadas no serviço público, a reação é como a daquele pecuarista da Fronteira-Oeste: "depois que inventaram a debulhadora de milho, não duvido de mais nada". Esta é uma superlavadora de calçadas de Dublin, na Irlanda. Aqui, às vezes nem calçadas temos para lavar.
 

Os números do Banrisul

Na apresentação do balanço do Banrisul, chamou a atenção o lucro líquido de R$ 655,3 milhões, mas há outros indicadores que também merecem atenção. A inadimplência (considerando atrasos de mais de 90 dias) caiu para 2,20% em comparação com os números do mesmo período de 2018, quando atingiu 3,37%.

Criptomoedas

Perguntado sobre como via as criptomoedas, o presidente do banco, Cláudio Coutinho, não titubeou. Ele não vê futuro nessas moedas como estão operando, sem uma regulamentação internacional e nacional. De fato, criptomoedas navegam em uma zona cinza. Sugere uma grande lavanderia, por enquanto.

Sobre embaraços

Coçar a cabeça é a expressão corporal mais repetida por eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Se, por um lado, ele faz o que deve ser feito no macro, na liturgia do cargo parece que o ex-deputado federal não se deu conta ainda de que é o presidente do Brasil. Briga com a Alemanha, briga com a Argentina, o front doméstico não lhe basta.

Em hibernação

Enquanto isso, o presidente dos sonhos de uma boa parte, talvez da maior parte do eleitorado do Capitão na última eleição, está em silêncio obsequioso. Certamente, ele não sofre de verborragia provocativa.

La nave va

O comércio formal e as entidades a ele ligadas sempre repetem que o e-commerce não terminará com as lojas físicas, o que parece uma coisa razoável de se dizer. Mas, ao mesmo tempo, as grandes redes se rendem às compras virtuais. A Magazine Luiza registrou alta de 56% em vendas, e o Grupo Boticário comprou o e-commerce de cosméticos Beleza na Web.

Por isso tudo...

...não são as mudanças que realmente impressionam. É a velocidade com que elas ocorrem.

Do trem ao avião

Canela sediará encontro nos dias 29 e 30 de agosto para debater o aeroporto internacional da Serra das Hortênsias e o ressurgimento do trem na região. Desta vez, quem banca a discussão e a modelagem econômica é a Schildt Assessoria Ambiental, a norte-americana CG-LA Infrastructure e a UCS.

O acordo

Nesta quinta-feira, a reunião-almoço da Câmara Brasil-Alemanha no RS no Plaza São Rafael terá palestras de Ingo Plöger, presidente internacional do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL). E de Sergio Segovia, presidente da Apex Brasil. Acordo Mercosul-União Europeia no cardápio.

A velha imprensa

Esse é o objetivo de um almoço-encontro engendrado pelo jornalista Carlos Bastos e pelo empresário Jayme Sirotsky, ágape que terá lugar no dia 30 na Churrascaria Santo Antônio e promete reunir os veteranos. Alguns, como este escriba, pegaram as três fases dos jornais: linotipo, off set (impressão a frio) e, agora, o jornalismo virtual.

Por falar em limpeza...

...já fomos melhores em matéria de equipamentos. No início dos anos 1970, o DMLU tinha uma máquina semelhante, mas com uma escova rotativa para limpar o meio-fio.

Miúdas

  • a volta, dá a volta e sempre acabam querendo recriar a CPMF. Porque é insonegável.
  • AINDA sem data, mas a ex-deputada Manuela d'Ávila (PCdoB) vai à Câmara dos Deputados explicar seu contato com o hacker.
  • VOAR é preciso. Azul Linhas Aéreas deve comprar 33 aeronaves e abrir 1,5 mil vagas nos próximos anos.
  • CONTRA a China, Donald Trump aplica o morde e assopra. Mas podem chamar de válvula de panela de pressão.
  • TEMPOS hodiernos fazem lembrar o filme "Deu a louca no mundo" (1963), do diretor Stanley Kramer.
  • TAMBÉM lembra "Este mundo é um hospício" (1944), do diretor Frank Kapra. Proféticos, ambos.

Finais

  • BANCO Central (BC) apresenta, sexta-feira/10h, em Porto Alegre, o Boletim Regional com visão das regiões a partir de dados e indicadores econômicos.
  • ESPM recebe hoje/19h o presidente da CVC, Guilherme Paulus.
  • SINDHA (Sindicato de Hospedagem e Alimentação) realizou mais de 240 atendimentos jurídicos no primeiro semestre de 2019.