Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 12 de agosto de 2019.
Dia Nacional da Juventude .

Jornal do Comércio

Colunas

CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

11/08/2019 - 21h57min. Alterada em 12/08 às 16h17min

Santa Cruz é uma parada

LUIZ FERNANDO BERTUOL/SECOM/DIVULGAÇÃO/JC
Quem depende de ônibus em Santa Cruz do Sul pode contar com estruturas diferenciadas. Quatro superparadas já foram entregues pela prefeitura nos últimos meses. Os terminais são fechados com vidros, possuem internet grátis, bebedouro, câmera de segurança, placas solares, ar-condicionado, carregador de celular e monitores que mostram os itinerários em tempo real, para nossa inveja. Boa essa, prefeito Telmo Kirst (PSD).
Quem depende de ônibus em Santa Cruz do Sul pode contar com estruturas diferenciadas. Quatro superparadas já foram entregues pela prefeitura nos últimos meses. Os terminais são fechados com vidros, possuem internet grátis, bebedouro, câmera de segurança, placas solares, ar-condicionado, carregador de celular e monitores que mostram os itinerários em tempo real, para nossa inveja. Boa essa, prefeito Telmo Kirst (PSD).

Parque Caracol

O prefeito de Canela, Constantino Oroslin (MDB), está gestionando, junto ao Palácio Piratini, para estender por mais 30 anos a concessão do Parque do Caracol, que pertence ao Estado. O contrato vence em agosto de 2020, conta o jornalista Miron Neto.

Porto Alegre Eye


JEFFERSON BERNARDES/PMPA/JC
Se Londres tem a London Eye e o rio Tâmisa, Porto Alegre tem o Guaíba e também terá a sua roda gigante. Mais modesta, é verdade, mas é o que a casa oferece. Pelo menos podemos acreditar que o projeto sairá, porque quem o sugeriu ao prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) foi o arquiteto Jaime Lerner, que não brinca em serviço.

Advogado Emérito

...quando foi prefeito de Curitiba, nos anos 1970, Lerner promoveu uma enorme revitalização do Centro da cidade. Ele dizia que a capital do Paraná não tinha praia nem rio, então deveria fazer algo que destacasse a cidade. Calçadão, bonde desativado servindo como creche, DDD por fichas - aqui, só a tínhamos em parte do Interior - e até um espaço com paredes de cortiça com preguinhos para o curitibano deixar recados.

Interesse nacional

A reforma da Previdência trouxe à tona a importância do investimento em previdência complementar. Esse será um dos temas abordados pelo presidente da Fundação CEEE, Rodrigo Sisnandes, um dos convidados do Meeting Experiências em Gestão da Previdência Complementar, na quarta-feira, às 19h. O evento gratuito será realizado na avenida Ipiranga, 2.899. A fundação vem recebendo consultas de todo o País sobre o funcionamento desse sistema.

Por falar em Previdência...

...tem sido feitas comparações com o sistema de capitalização do Chile. O salário-mínimo é de US$ 450 (301 mil pesos), aproximadamente R$ 1,8 mil. O tempo de contribuição é de 35 anos (homens, 65 anos, e mulher, 60 anos); o valor mínimo da aposentadoria é de um salário, sem IR para pessoas físicas. O imposto é único, o IVA. Uma cerejinha para botar no bolo: leva um dia para abrir uma empresa.

Por falar em serviço...

...quando foi prefeito de Curitiba, nos anos 1970, Lerner promoveu uma enorme revitalização do Centro da cidade. Ele dizia que a capital do Paraná não tinha praia nem rio, então deveria fazer algo que destacasse a cidade. Calçadão, bonde desativado servindo como creche, DDD por fichas – aqui, só a tínhamos em parte do Interior – e até um espaço com paredes de cortiça com preguinhos para o curitibano deixar recados.

Bom é, mas...

Em matéria de shows, Porto Alegre se especializou em trazer ex-atletas. Quando eles aparecem por aqui, parece que fazem um favor ao público que os prestigia. Vista do Hemisfério Norte, a capital gaúcha é como se fosse um subúrbio.

Vã esperança

Se a reforma tributária conseguir simplificar o processo, já terá sido grande coisa. Se cortar aqui, aumenta acolá. Nenhum governo abre mão de receita, nenhum. Parafraseando Dante Alighieri: Ó vós que entrais no sistema, perdei toda a esperança.

CORRIGIR
Seja o primeiro a comentar esta notícia