Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 05 de Agosto de 2019 às 22:47

O toque da alvorada


CHRISTIAN ALBRECHT/DIVULGAÇÃO/JC
Todo mundo (de Porto Alegre) diz que o nosso pôr do sol é o mais bonito do mundo, mas o que seria dele se não fosse o nascer do sol? Só não curtimos mais a beleza da alvorada ou porque não conseguimos vislumbrá-la atrás dos prédios, ou simplesmente porque a maior parte da cidade dorme em sono esplêndido. Mas, para quem pode assisti-la, é um espetáculo. Só não digam que é a mais bonita do mundo.
Todo mundo (de Porto Alegre) diz que o nosso pôr do sol é o mais bonito do mundo, mas o que seria dele se não fosse o nascer do sol? Só não curtimos mais a beleza da alvorada ou porque não conseguimos vislumbrá-la atrás dos prédios, ou simplesmente porque a maior parte da cidade dorme em sono esplêndido. Mas, para quem pode assisti-la, é um espetáculo. Só não digam que é a mais bonita do mundo.

O desempenho do capitão

De acordo com pesquisa do Congresso Data Room, 41% dos cidadãos brasileiros acham que o Brasil caminha na direção correta; 36% acham o governo Bolsonaro bom e ótimo, contra 31% que o consideram de ruim a péssimo. Um terço do eleitorado o aprova (32%), 34% o desaprova e 34% não opina. O ministro Sérgio Moro está com o prestígio intacto. Ficamos sem saber se esses 34% tendem a engrossar os que aprovam ou os que não aprovam.

Nervos de aço

Apesar do enorme déficit do primeiro semestre e da expectativa de outro no segundo, o governador Eduardo Leite (PSDB) tem mantido tranquilidade, mesmo navegando na procela. Como na música de Lupicínio Rodrigues, é preciso ter nervos de aço para tocar o barco. E ninguém disse que seria fácil, não é mesmo governador?

A Terra estremece I

Vários terremotos aconteceram nos últimos dias. Um deles é o terremoto cambial entre Estados Unidos e China, que tem poder de causar um tsunami global afetando as moedas de todo o mundo. Donald Trump espeta o tigre asiático, que se irrita e parte para o ataque. Mesmo que haja um acordo, que não está à vista neste momento, tremores secundários sacudirão todo o mundo, inclusive o Brasil. Que já tem terremotos políticos de sobra.

A Terra estremece II

Os outros sismos aconteceram no fim de semana. A Califórnia, que está esperando o big one, foi sacudida por um de 6,9 de intensidade (Escala Richter). Na Indonésia, houve um forte entre Java e Sumatra, e outro nas Filipinas. Todos fazem parte do Círculo de Fogo do Pacífico. Recorde-se que, em 1883, a ilha de Krakatoa, com 882 metros de altura, desapareceu com a explosão de um vulcão.

Filtro no Dilúvio

O Instituto Safeweb participa do projeto da prefeitura de Porto Alegre adotando parte do canteiro central da avenida Ipiranga entre a Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e a avenida Borges de Medeiros. Nessa área, a empresa opera a Ecobarreira, no Arroio Dilúvio, capturando e retirando resíduos flutuantes.

Ufrgs em 3º no Brasil

A Ufrgs foi avaliada como a 3ª melhor universidade federal do Brasil, em levantamento feito pelo The Center for World University Ranking. A instituição ficou atrás apenas da UFRJ e da UFMG. A pesquisa foi divulgada ontem e abrange 2 mil universidades pelo mundo.

Orai por nós

Com o encolhimento da arrecadação do imposto sindical, a CUT estaria vendendo o seu prédio de seis andares em São Paulo desde que receba uma proposta de acordo. Quem está de olho no imóvel é a Igreja Mundial do Poder de Deus. O imóvel está avaliado em R$ 40 milhões.

O multifacetado Klein

Durou uma semana a análise do processo de impeachment do prefeito e do vice-prefeito de Arroio dos Ratos, Luciano Leites Rocha e Olavo José Trasel, ambos do PSB, acusados de improbidade administrativa. O julgamento ocorreu no domingo passado, e os réus foram absolvidos pela atuação do escritório Gianelli Martins Advogados, que tem, entre seus membros, o advogado Odacir Klein. O homem dá palestras e também advoga.

Miúdas

  • PÉROLAS de faculdade no interior do Estado? Espetoria Veterinária. Deve estar relacionado a churrasco.
  • AEROPORTO do Galeão disponibiliza uma sala VIP para casamentos, o Plaza Premium Lounge.
  • BOLSONARO diz que não negará recursos ao Nordeste desde que os governadores digam que são seus parceiros.
  • SAIA justa, a bem da verdade. Uma variação dos populares dá ou desce e é dando que se recebe.
  • VOLTA do calor para usar só camisas tem um óbice: onde botar os celulares, cada vez maiores?
  • TRABALHO extra para os editores e colunistas: como começar uma segunda-feira sem usar "semana decisiva"?

Finais

  • FUTURO dos hospitais será debatido pelos dirigentes dos cinco maiores hospitais da Capital amanhã no Tá na Mesa, na Federasul.
  • NOVA Petrópolis recebe uma edição do Chefs Gourmet nos dias 30 e 31 de agosto na Rua Coberta e Praça das Flores.
  • PRESIDENTE do Inter, Marcelo Medeiros, fala sobre a estratégia de reconstrução do clube hoje/12h no MenuPoa da Associação Comercial de Porto Alegre.