Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 18 de Julho de 2019 às 21:13

De volta ao passado


ACERVO GILBERTO WERNER/DIVULGAÇÃO/JC
Como o Cais Mauá está de novo na berlinda, eis uma imagem da região nos anos 1950. Os trilhos para os trens da Viação Férrea do RGS, estatal que foi extinta anos mais tarde, chegavam até a avenida Mauá, Centro de Porto Alegre. Esse passado não dá mais para reconstruir, o que precisa é construir o futuro. Infelizmente, não há futuro à vista até onde a vista alcança.
Como o Cais Mauá está de novo na berlinda, eis uma imagem da região nos anos 1950. Os trilhos para os trens da Viação Férrea do RGS, estatal que foi extinta anos mais tarde, chegavam até a avenida Mauá, Centro de Porto Alegre. Esse passado não dá mais para reconstruir, o que precisa é construir o futuro. Infelizmente, não há futuro à vista até onde a vista alcança.

Por falar em orla...

Desde o início do século XX até os anos 1970, a cidade roubou 460 hectares do Guaíba para criar parques, espaços para prédios e prolongar as avenidas Borges de Medeiros e Padre Cacique. Vai ver, foi o padre que enterrou sapos no Cais Mauá.

A vida é dura...

Que tal a criançada do Ensino Fundamental ajudar a limpar a escola onde estuda, incluindo os sanitários? Como acontece em países como o Japão e a Coreia do Sul - na do Norte provavelmente também, mas seu Kim Jong-un não permite visitas. Quem faz uma reflexão sobre o assunto é Wilson Galvão, do Sistema Positivo do Ensino, usando exatamente o modelo asiático.

...para quem é mole

Imagina propor isso no Brasil, causaria uma comoção. Mas o fato é que os alunos e as crianças em geral são superprotegidos, legalmente falando. Os colocamos em bolhas de plástico virtuais. Não precisa ir para o Japão, países europeus também aplicam rígida disciplina nas escolas. Para não achar que a vida vai ser moleza. No Brasil, já foi assim.

Jogo do troco

A partir de agosto, as Loterias da Caixa deverão sofrer forte majoração - em algumas delas, até 50%. O carro-chefe, a Mega-Sena, custa, hoje, R$ 3,50 a aposta, e presume-se que passe para pouco mais, pouco menos de R$ 5,00. Para o assalariado comum, é uma paulada. Em boa parte das vezes, ele pratica o jogo do troco - paga as contas na lotérica e, o que sobra, aposta.

Historinha de sexta

Nos anos 1980, um jornalista da praça chamado Carlinhos recebeu a incumbência de escrever um texto para um álbum temático, que seria editado por um especialista no ramo. Seria uma obra de fôlego, e, como tal, ele seria bem pago. O convite foi formalizado em um conhecido restaurante do Centro da Capital, onde ambos almoçavam. Semanas depois, o texto foi entregue, mas a grana não.
Como é, sai ou não sai o meu dinheiro? Estou contando com ele!
O editor marcou uma data de pagamento. Nada. Marcou outra data. Nada. Carlinhos foi levando na esportiva, mas seu humor azedava quando falava no caso. O editor, que falava com a língua enrolada, trocava o "r" pelo "g" quando falava. Certo dia, mal o editor assomou a porta, levou uma bronca do Carlinhos, com casa lotada e todos ouvindo.
Caguinhos, meu queguido, não pguesisa fazeg escândalo. Vou te pagag no Natal.
O combinado foi o seguinte; junto com o vil metal, ele receberia também o clássico peru. Era novembro.
À medida que se passavam os dias e semanas, o jornalista esfregava as mãos esperando a grana. Receber o peru era sinônimo do pagamento. As semanas se passaram e, ao meio-dia do dia 24 de dezembro, o editor assomou a porta do restaurante. Sem entrar, botou as mãos em concha e gritou para ser ouvido por todo mundo, mas principalmente para o Carlinhos, sentado lá no fundo.
Caguinho, estás de azag! Mixou o pigu...

Operação transferência

Na edição de quinta-feira, a página publicou foto mostrando as gaiolas e armações metálicas dos camelôs na Rua da Praia, trecho entre a Borges de Medeiros e a rua Marechal Floriano. Pois nesta quinta-feira as bancas não estavam mais lá. Foram todas para o trecho da mesma rua defronte à Praça da Alfândega. É a típica mudança que não mudou nada.

Miúdas

  • DIA dos Pais é aquele em que os filhos presenteiam o pai com o dinheiro dele.
  • PIRÂMIDE com bitcoin que promete até 50% de lucro já envolve 4 milhões de pessoas. Já vimos esse filme.
  • DECISÃO do ministro do STF Dias Toffoli beneficia não só o senador Flávio Bolsonaro (PSL), mas também o PT. Mistura fina.
  • CORREIOS devem estar em greve ou falidos. Correspondências levam semanas para chegar. Privatização já.
  • "UM otimista vê uma oportunidade em cada calamidade. Um pessimista vê uma calamidade em cada oportunidade." (Winston Churchill)