Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 16 de Julho de 2019 às 21:36

Os efeitos colaterais...

Pesquisadora gaúcha Giovana Berti Mantovani

Pesquisadora gaúcha Giovana Berti Mantovani


LUÍS EDUARDO SELBACH/DIVULGAÇÃO/JC
Um dos problemas atuais da quimioterapia é que a maior parte dos tratamentos convencionais prejudica tanto as células cancerígenas como as células saudáveis. Pois uma garota de 18 anos desenvolveu um estudo que investigou o detergente Acabi (derivado do breu branco, resina extraída do pinheiro), comprovando ser possível minimizar os danos às células sadias. A conferir.
Um dos problemas atuais da quimioterapia é que a maior parte dos tratamentos convencionais prejudica tanto as células cancerígenas como as células saudáveis. Pois uma garota de 18 anos desenvolveu um estudo que investigou o detergente Acabi (derivado do breu branco, resina extraída do pinheiro), comprovando ser possível minimizar os danos às células sadias. A conferir.

...e a resina do pinheiro

Estudante do curso técnico de Química da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha (Novo Hamburgo), Giovana Berti Mantovan já conquistou o Prêmio Killing de Tecnologia na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada no ano passado, e, com isso, participará da China Adolescent Science & Technology Innovation Contest (Castic), uma feira de ciências, ora em curso em Macau.

Tempo e riqueza

Entreouvido numa mesa do almoço de posse da diretoria da Sociedade de Engenharia na Leopoldina Juvenil. Um empresário apontou discretamente para um colega já avançado nos anos: “Parece o faraó Tutancamon”. E o outro: “Por causa da idade?” E o primeiro: “Não, pela riqueza”.

A atração dos cemitérios

Os cemitérios são lugares que causam aflição para a maioria das pessoas, mas também atraem visitantes e turistas. Entre os dias 24 e 27, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa sediará o IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais com a temática Cemitérios: gestão, culturas e religiosidades. Com representantes de 16 estados já confirmados.

Efeito Tiririca

Foi para terminar com ele que o espírito da nova legislação eleitoral proibiu coligações nas eleições municipais de 2020. Terminou ou ficou bem mais complicado vereador se eleger na rabeira dos mais votados de outras legendas. Mais ainda, mesmo sendo o mais votado de sua sigla, o candidato que não atingir 10% do quociente eleitoral está fora.

Falta uma bíblia

Com a devida vênia do nosso colunista especializado Pires de Miranda, está faltando, em Porto Alegre, uma espécie de guia de restaurantes que ficasse disponível pelo menos na internet. Esse universo tem uma entidade, a Abrasel, que bem poderia encampar a ideia. Por que há tesouros escondidos em ruas e bairros insuspeitos quando há forte demanda para conhecê-los sem saber que eles existem...

Ideia do imposto único...

Um grupo de empresários paulistas lançou o Movimento pelo Imposto Único de olho na reforma tributária. Não é IVA, adotado por vários países vizinhos, um imposto único cobrado na ponta. Seria cobrar um IOF de 2,5% para qualquer movimentação financeira no débito e no crédito, substituindo todos os outros. Pelos cálculos deles, compensaria com folga a atual arrecadação.

...arremanga a camisa

Um estudo feito há anos concluiu que, de cada R$ 100,00 arrecadados em tributos federais, apenas R$ 12,00 chegam ao destino final. Caso o governo e o Congresso encampem a ideia, pergunta-se qual será o destino (e a chiadeira...) da vasta engrenagem de intermediários que têm na complexidade da tributação brasileira seu ganha-pão? De que se alimentaria o polvo da burocracia nacional? 
 

Estado de guerra

A questão é menos a falta de preparo e de equipamento e mais a audácia dos criminosos, inclusive os aspirantes a criminosos de verdade. E também a questão da impunidade e a certeza de que vão se safar dessas e de outras. Nos Estados Unidos, matar um policial é assinar a sua sentença de morte. Vamos parar com a hipocrisia: estamos em guerra.

Miúdas

ANTIGAMENTE, os garotos diziam que queriam ser médicos ou jogadores de futebol.
HOJE, talvez o objeto de desejo seja o de ser hacker. Faça o que quiser, nunca irá preso.
NÃO é apenas a velocidade que causa acidentes com motoqueiros em geral. É a costura entre um carro e outro.
NA maioria das vezes, eles passam entre a dianteira do seu carro e a traseira do outro. Um dia, a casa cai.
SEM o olho atento dos fiscais de trânsito nas ruas, os motoristas da Capital perderam a noção.
PARAR na faixa de retenção? Nunca. Ligar o pisca? Por quê? O bom é cortar a frente do outro.

Finais

FACULDADE do Ministério Público do RS recebeu da Secretaria de Estado do RS o certificado Escola Melhor Sociedade Melhor. ARQUITETOS ARQUITETAM: a Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS) realiza, dia 25/13h45min/Dr. Vale, 553, o projeto vivênciAAI, com o tema Arquitetura Requalificada.