Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 10 de Junho de 2019 às 21:35

Do longe, todos são normais


TONICO ALVARES/DIVULGAÇÃO/JC
Afora algumas cáries no telhado, o terminal da praça Parobé parece em boas condições vista deste ângulo. De perto, nenhum equipamento público é normal. O mercado persa que o domina só faz crescer. Ao fundo, um prédio inteiro que parece ter cáries, o esqueletão da Galeria XV na rua Marechal Floriano, Centro de Porto Alegre.
Afora algumas cáries no telhado, o terminal da praça Parobé parece em boas condições vista deste ângulo. De perto, nenhum equipamento público é normal. O mercado persa que o domina só faz crescer. Ao fundo, um prédio inteiro que parece ter cáries, o esqueletão da Galeria XV na rua Marechal Floriano, Centro de Porto Alegre.

Das ist nicht richtig I

No Brasil, contrato juridicamente perfeito nem sempre o é. Que o diga a alemã Fraport, que toca o aeroporto Salgado Filho, entrega obras antes do tempo e é elogiada pelos usuários. Agora sofreu um revés. Querem que a empresa arque com o custo de remoção das famílias para ampliar a extensão da pista para permitir carga e descarga de aviões de grande porte. Isso não está certo, na tradução.

Das ist nicht richtig II

O contrato não previa esse custo. De fato, até onde a memória alcança, esse ônus ficaria a cargo da União, do Estado e da prefeitura. O raciocínio é simples: esses alemães estão cheios da grana e podem custear a remoção. É por isso que não conseguimos atrair investimentos de porte. Aqui, quando tudo chega ao fim ainda não terminou. Porque não chegou ao fim. Matéria nesta edição.

Bem a calhar

O Tá na Mesa da Federasul debaterá amanhã o tema "Investindo no Rio Grande", tendo como palestrantes o diretor-geral da CMPC, Mauricio Harger; o diretor-presidente da CCR ViaSul, Roberto de Barros Calixto; e o CEO da SKA Automação de Engenharias, Siegfried Koelln. Bom momento para debater o tema. A propósito, o JC mantém um site com a lista dos investimentos no Estado.

Reunião de cúpula

Presidente da Comissão do Mercosul da Assembleia Legislativa, o deputado Frederico Antunes (PP), mais o senador Luis Carlos Heinze (PP) e o deputado federal Marcel van Hattem (Novo), reuniram-se em Buenos Aires com os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Argentina, Maurício Macri. Assunto: sugestão de reunião de cúpula ainda este ano ou em Paso de Los Libres ou Uruguaiana. Só depende da agenda.

Frio, mas quente

Organizado pelas escritoras Anna Mariano, autora de Atado de Ervas (L&PM, 2011), e Débora Mutter, 13 narradores da região mais fria do Brasil lançam uma coletânea de contos quentes sobre as pessoas que habitam o Pampa. Como prefacia o escritor Gustavo Melo Ckester, "não são textos para pessoas fracas ou assustadiças". Dia 13, no Teatro Renascença, a partir das 18h.

Por falar em temperatura...

...será fria ou quente a greve geral prometida para sexta-feira? Seja qual for, a sessão da colenda que dará ao vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre promete ser quente. A proposta é do vereador Valter Nagelstein (MDB).

Educação como alvo

O Simpósio Nacional de Educação (II Sined acontecerá nos dias 25 e 26 de julho, em Porto Alegre, no Auditório do Ministério Público - abertura às 9h). Especialistas debaterão a execução dos planos de educação, fontes de financiamento e apresentação de experiências exitosas de gestão desenvolvidas no âmbito dos Tribunais de Contas brasileiros.

Miúdas

  • NÃO passa dia sem que os legislativos não formem uma frente parlamentar disso ou daquilo. Algumas são frente fria.
  • GANGUES estão começando a cobrar pedágio do pequeno comércio da rua Voluntários da Pátria.
  • LIVRARIA Saraiva, da Rua da Praia, 1.276, fechou. São tão tristes estes dias. Tudo fecha.
  • POIS não é que o veranico de maio se transferiu para junho? E sem frio anterior.

Finais

  • CASA DA RUA Dr. Vale, 636, que pertencia ao casal Helios e Haydé Lão, hoje é local de eventos da Di Leone Eventi.
  • INTELIGÊNCIA artificial nos tratamentos? Mas é claro! Será tema do XV Congresso Sul-Brasileiro de Oftalmologia/ 20 a 22 de junho/BarraShoppingSul.
  • GALINHA, mas família: a Teutofrangofest, em Teutônia, será dia 16 de agosto.