Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, terça-feira, 28 de maio de 2019.
Dia da Saúde.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Edição impressa de 28/05/2019. Alterada em 27/05 às 22h08min

Mãos à obra

JEFFERSON BERNARDES/PMPA/JC
O prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) se reuniu ontem com os novos secretários adjuntos e diretores, todos com experiência em tocar obras. Foram selecionados pelo Banco de Talentos da prefeitura Marcelo Gazen (Infraestrutura e Mobilidade), Leomar Teichmann (Dmae), Nilton Magalhães (Conservação de Vias Urbanas), Marco Antonio Benites (Drenagem), Manoel João de Freitas (Infraestrutura) e Jorge Aberto Birnfeld Cotta (Prédios e Espaços Públicos).
 

Inovação em Porto Alegre

Porto Alegre recebe nesta quinta-feira o 18º Encontro do Open Innovation Brasil, movimento colaborativo que busca compartilhar práticas de inovação aberta entre grandes empresas e empreendedores. O evento será realizado pelo Hubittat na Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).

Oráculos em curto

Todos os meios de comunicação abrigaram opiniões editoriais ou de colunistas colocando em dúvida o sucesso das manifestações pró-Bolsonaro no domingo. Muitos alvitraram que o fracasso seria um tiro no pé do presidente. E ele acreditou. Tanto que orientou seus ministros a não comparecerem nos atos.

Culpa repartida

A mais recente pesquisa da XP mostra um dado que suaviza a queda de popularidade do governo Bolsonaro. As opiniões se dividem quanto à responsabilidade da lentidão: para 35%, a culpa é conjunta, do governo e do Congresso. Para 30%, a culpa é do Congresso. E só 20% põe a culpa apenas em Bolsonaro.

Ciclovia da Nilo

A Associação dos Moradores da Bela Vista, Mont Serrat e Boa Vista, que congrega mais de 50 mil moradores, está entrando com ação popular (processo 5031355-67.2019.4.04.7100) solicitando a retirada da ciclovia recém implantada na avenida Nilo Peçanha. Criticam a localização junto à calçada e não junto ao canteiro central como as já implantadas, o que prejudica moradores dos prédios, entre outras razões. Uma coisa é certa: o trânsito na Nilo vai ser bem mais complicado.

Caça ao poste

O número de colisões contra postes na área de concessão da RGE aumentou 11,5% na comparação entre 2017 e 2018 - no ano passado foram 5,1 mil colisões. Caxias do Sul lidera, com 283 casos em 2018. Ou falta rua ou sobra poste.

Deveres Já!

Nota sobre o cacoete brasileiro de pedir mais direitos enquanto os deveres ficam de lado, levou um leitor a comentar que não à toa isso acontece. A colcha de retalhos mal costurada que se chama Constituição de 1988 menciona cerca de 100 vezes a palavra "direitos" e menos de 10 vezes a palavra "deveres". Foi aí que tudo começou. Ou melhor, foi aí que tudo piorou.

Os cofrinhos da poupança

Leitor corrige uma informação da página sobre o slogan da Caixa Econômica Estadual nas décadas de 1950 e 1960. "Mão que economiza é mão que não pede" era da Caixa Econômica Federal, impressa na parte de baixo dos cofrinhos de metal verde escuro. Certo ele. O da Caixa Estadual era "Gaúcha tostão por tostão". Nos anos 1970, a cultura do cofrinho foi retomada pela Sul Brasileiro Crédito Imobiliário com um de plástico do coelho Meialonga, dirigida especificamente para a Caderneta de Poupança.

Miúdas

  • EPIDEMIA de buracos acentuou-se nos últimos dias. Além de serem buracos, são buracos do mal.
  • NA Silva Jardim com Fabrício Pilar (Mont Serrat) um deles completou sete meses de profícua existência.
  • NÃO dá para entender os restaurantes que colocam a música mais alto que a conversa dos clientes.
  • SITE de relacionamento Meu Patrocínio atingiu a marca de 2 milhões de usuários. Ou 2 milhões de coronéis.
  • É, a julgar pela meteorologia, não vai dar praia esta semana.

Finais

  • É FRIA: o maior congresso latino-americano de sorvetes (CLASH) se realiza em São Paulo/12 e 13 de junho/Expo-Center Norte.
  • É QUENTE: Rede Marista realiza dia 31/8h/Prédio 40 a 1ª Conferência Marista sobre Enfrentamento à Violência Sexual Infantojuvenil.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia