Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 27 de Maio de 2019 às 03:00

Um azar esquecido


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Há 30 anos ou mais, esta cena seria completamente diferente. Entre tantos hábitos, culturas e superstições que desapareceram ou estão em vias de extinção está o de evitar passar por baixo de uma escada. A crença era que dava um azar medonho, então todos passavam por fora, mesmo se arriscando no trânsito. A origem, provavelmente, veio do tempo em que tintas e caliça caíam do frontispício do prédio.
Há 30 anos ou mais, esta cena seria completamente diferente. Entre tantos hábitos, culturas e superstições que desapareceram ou estão em vias de extinção está o de evitar passar por baixo de uma escada. A crença era que dava um azar medonho, então todos passavam por fora, mesmo se arriscando no trânsito. A origem, provavelmente, veio do tempo em que tintas e caliça caíam do frontispício do prédio.

Leis inúteis...

Pela última contagem, o Brasil tem entre 300 e 400 mil leis, portarias, resoluções e outros diplomas legais. Já o Rio Grande do Sul tem mais precisão, temos em torno de 10,8 mil leis ordinárias aprovadas pela Assembleia Legislativa. Boa parte está defasada, equivocada ou é apenas inútil, quando não de difícil fiscalização ou, pior, inibem investimentos por criar tributos inexistentes em estados vizinhos.
 

...prejuízos reais

Ciente do problema, o deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo) instala hoje, às 9h, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar para Revisão Legislativa, que tem o apoio de 20 parlamentares. Uma dessas é o reconhecimento do Câmbio (espécie de vôlei) como esporte símbolo da pessoa idosa. Mas há centenas de outras que levam o contribuinte a perguntar que tipo de cabeça conseguiu gerar tal Frankenstein.
 

Por falar em regras...

...em algumas cidades do Interior, o Código de Posturas também abriga obrigações insólitas que vêm do tempo do dilúvio. Em uma cidade da Fronteira-Oeste havia uma obrigação, revogada nos anos 1990, de enterrar formigas depois de matá-las. Enterro cristão, por suposto.

Do gramado para a escrivaninha

O árbitro Leandro Vuaden contou ao jornalista Fernando Weiss, do jornal A Hora, de Lajeado, que não descarta disputar a prefeitura de Estrela nas eleições de 2020. Só falta escolher a sigla, mas isso não será problema. Tem mais partido que chuchu em cerca.

Fala a EPTC

A propósito da nota e da foto de árvore com propaganda da Área Azul no Bom Fim, a EPTC informa que ela já foi retirada e o representante do ponto de venda do estacionamento rotativo devidamente notificado.

Mais é menos

Leitor comenta o paradoxo de a arrecadação de abril da União ser a melhor desde 2014, quando a economia volta a engatinhar. Há explicações para tal fato, mas o foco é outro: arrecada-se cada vez mais e se devolve cada vez menos em serviços. O que fazem com o contribuinte. Melhor dizendo, o que não fazem para o contribuinte.

A força do padrinho

Entrada do Brasil na OCDE apadrinhado pelos Estados Unidos deveria merecer muitos mais aplausos, se é que existiram. Dê-se esse crédito ao presidente Jair Bolsonaro (PSL), que "cantou" seu colega Donald Trump para dar uma força. Quem tem padrinho não morre pagão, diz o ditado popular.

Peixe elétrico

O presidente da Fundação CEEE, Rodrigo Sisnandes, terá reunião esta semana com deputados da bancada gaúcha que integram a Comissão da Reforma da Previdência. A ideia é vender o peixe sobre sistemas de capitalização da casa que não visam ao lucro sobre o ganho de capital e são sustentados exclusivamente por uma taxa de custeio.

Miúdas

  • BATISTA Brothers são eternos. Fazem parte da denúncia envolvendo o ex-ministro Guido Mantega por empréstimos à JBS.
  • ELES estão em todas, é só puxar um fiozinho do novelo. Ou todos estão neles, quem sabe.
  • TODOS os sinais amarelos se acenderam com o pouco caso que Jair Bolsonaro fez de Paulo Guedes.
  • OK, vamos mal, mas criar quase 130 mil novos empregos em abril, recorde para o mês desde 2013, é uma boa, certo?

Finais

  • LIBERDADE todo mundo quer, mas a Liberdade de Impostos no Rio Grande do Sul tem campanha publicitária a cargo da agência Paim.
  • LIBERDADE para criar o novo roteiro turístico Rota do Imigrante quem teve foi Linha Olinda, em Nova Petrópolis.
  • LIBERDADE não tem idade, mesmo aos 131 anos, como prova a Livonius, a mais antiga subscritora de seguros do País.
  • LIBERDADE para fazer milagres, a Ir. Dulce será homenageada em evento da Paróquia São Vicente Mártir dia 29/19h/rua Vitor Silva, 186.