Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 20 de Maio de 2019 às 21:44

A velha dama iluminada


MARCELO G. RIBEIRO/JC
A Porto Alegre da Noite dos Museus fica bem mais bonita com a iluminação especial produzida pela promoção. Tem que ser pragmático nessas coisas: pelo menos esconde as pichações e a falta de restauração das fachadas. É mais ou menos como uma senhora castigada pelo vandalismo e falta de verbas, que capricha na maquiagem, chamando a atenção de todos que a veem assim, toda luminosa. De dia, a ficha cai.
A Porto Alegre da Noite dos Museus fica bem mais bonita com a iluminação especial produzida pela promoção. Tem que ser pragmático nessas coisas: pelo menos esconde as pichações e a falta de restauração das fachadas. É mais ou menos como uma senhora castigada pelo vandalismo e falta de verbas, que capricha na maquiagem, chamando a atenção de todos que a veem assim, toda luminosa. De dia, a ficha cai.
 

Sobe, meu balão

O mercado cambial ontem ensaiou uma viagem à Lua, mas conteve-se depois de ter atingido R$ 4,12. O tio Banco Central atuou de forma pesada, ajutório que por si só não bastaria para baixá-lo, mas não contavam com a astúcia do presidente Jair Bolsonaro. Em evento na Firjan, o Capitão falou que não há briga entre poderes e sim "uma grande fofoca".

Cai, meu balão

Pelo menos esta foi uma das explicações para a queda do dólar. Se os rapazes que operam esse irrequieto e volúvel mercado realmente ficaram sensibilizados com a fala presidencial ou foi outra dessas engrenagens que se movem misteriosamente que o fez recuar, jamais saberemos. O certo é que dólar não tem sentimentos. Nenhuma moeda tem.

Porém...

Uma coisa é certa. Fofoca é o que não falta na Corte. Nunca faltou. Do ponto de vista político-institucional, fofoca é o travesseiro no qual a conversa séria deita a cabeça.

Centro de Convenções

O presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Paulo Afonso Pereira, recentemente reuniu-se com o prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) e líderes empresariais para tratar do Centro de Convenções da Capital, que está com a cláusula suspensiva vigente até 30 de maio. Por uma série de entraves burocráticos do governo federal, sua efetivação ainda não evoluiu. Parto difícil esse.

O sumiço dos buracos

Leitor viajou para Curitiba e tão logo livrou-se dos seus afazeres profissionais, tratou de procurar buracos nas ruas. Deu voltas e mais voltas e não os encontrou, por incrível que pareça. Sua tese é que a prefeitura os escondeu. O fato é que não os achou.

Esqueceram do aposentado

Outro leitor conta que desde o dia 8 passou a receber seu primeiro benefício de aposentado, que também serve como atestado de pobreza. Mas ele se sente o último dos moicanos. Até agora, não recebeu uma proposta, ligação telefônica, Whats, e-mail ou carta oferecendo crédito consignado.

O caso do arroz empapado I

Abre-se a possibilidade do arroz gaúcho ser exportado para o México, o que é uma excelente notícia. Das vezes anteriores que efetivamente vendemos arroz para outros estados, surgiu um problema na cozinha, caso de São Paulo no início dos anos 1970. Como nosso produto é de lavoura irrigada, precisa de menos água para cozinhar, ao contrário do arroz do seco ou sequeiro, que necessitava muito líquido.

O caso do arroz empapado II

Sucedeu que as donas de casa deixaram de comprar o arroz gaúcho porque ele empapava, consequência lógica do excesso de água. Foi então que o presidente do Irga, Ubirajara de Jesus Pereira, encomendou uma campanha publicitária, que incluía manual de instrução nos supermercados e afins ensinando a cozinhá-lo de forma correta. A campanha foi feita pela Mercur Publicidade, de Hugo Hoffmann.

Atividade produtiva

A vida política imita a ficção. Até o presidente Jair Bolsonaro (PSL) chama o conjunto dos parlamentares de "classe política". Classe pressupõe atividade econômica, por isso, no passado, a expressão era descartada na arte do bem escrever. Mas hoje até que ela é, não é mesmo?

Miúdas

  • ESTABELECIMENTO da rua Padre Chagas inventou de colocar música do tipo bate-estacas. Audível a léguas de distância.
  • SE a meteorologia acertar, vamos ter chuva até sexta-feira, dia em que o frio dirá "presente".
  • CONSUMIDOR não só pisou no freio do consumo. Afundou o pé com força total.
  • ELEIÇÃO de 2020 nos EUA vai ser decidida por latinos americanizados que deram errado nos países de origem.
  • FUSCA última série de 1986 com certificado de originalidade está à venda na Via Bella, de Caxias do Sul por R$ 40 mil.