Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 25 de Abril de 2019 às 21:49

De volta ao passado I


ACERVO LAUDELINO MEDEIROS - GILBERTO DOMINGUES/DIVULGAÇÃO/JC
Em décadas passadas, quando a maioria dos porto-alegrenses vinham do Interior para estudar ou trabalhar, o impacto inicial era uma mistura de deslumbramento com as luzes da cidade e a sensação de abafamento da selva de pedra e de pessoas absolutamente desinteressadas nas atribulações alheias. Mas também havia tempo para grandes descobertas, inclusive as auditivas.
Em décadas passadas, quando a maioria dos porto-alegrenses vinham do Interior para estudar ou trabalhar, o impacto inicial era uma mistura de deslumbramento com as luzes da cidade e a sensação de abafamento da selva de pedra e de pessoas absolutamente desinteressadas nas atribulações alheias. Mas também havia tempo para grandes descobertas, inclusive as auditivas.
 

De volta ao passado II

Recém-chegado de Uruguaiana, o ex-prefeito Guilherme Socias Villela (PP) observou que as emissoras de rádio tinham orquestras próprias e irradiavam músicas eruditas também. A Ospa - regida por Salvador Campanella - ia aos bairros e Villela assistiu a monumental 1812 de Tchaikovsky, que exigia até o repique de sinos e tiros de fuzil e de canhões cedidos pelo 18 RI do Exército. E o povo gostava.

Investimentos alemães


JOÃO MATTOS/DIVULGAÇÃO/JC
Ao falar na reunião-almoço desta quinta-feira da Câmara Brasil Alemanha, o embaixador Georg Witschel disse que para atrair mais investimentos alemães o governo deveria ter mais foco. E salientou que um tweet a menos por dia do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ajudaria o Brasil, salientando que "os 100 primeiros dias de Bolsonaro foram... não completamente perfeitos".
 

Viagem de conhecimento

Começa amanhã mais um encontro anual de conhecimento da Icatu Seguros. Mais de 30 parceiros comerciais estarão presentes. Serão seis dias de uma programação intensa sobre desenvolvimento, tecnologia, integração e discussão sobre a cultura de inovação de Israel.

Feliz aniversário

Há exatos 50 anos, nasceu o CIEE-RS, parto realizado 'em uma sala da antiga sede da Fiergs, no Centro'. De lá para cá, o Centro de Integração Escola Empresa já beneficiou mais de 2,3 milhões jovens no Rio Grande do Sul.

Historinha de sexta

Corpulento e alto mas com uma vozinha de grilo falante. Assim era o ingênuo padre Alberto. Seu hobby era ver paroquianos jogando cartas no Clube Comercial. Sentava ao lado da roda e glu glu glu, peruava, para desespero da roda. Então vinha a mordida.
- Joceli, me dá um copo de cerveja?
Lá vem ele, dizia o resignado Joceli. Chamou o garçom para trazer um copo. E afundou nas cartas que tinha na mão.
- Joceli - interrompeu o sacerdote - Me dá um cigarrinho?
Pior que ele estava quase pifado. Cristão sofre, pensou. Deu ao santo homem um Continental sem filtro. Parecia um morcego lançando bolotas de fumaça. Depois de um tempo observando o jogo, o peru falou.
- Mas bah, Joceli, eu não descartava esse ás de paus!
O homem só não matou o padre porque era pecado mortal.
- Não sei porque vocês perdem tempo jogando cartas, que coisa enfadonha. Bem diferente do Céu, onde uma hora tem sininhos dos anjinhos, depois vem querubins voando com suas harpinhas, depois chegam os santos cantando...
Joceli interrompeu a descrição da orquestra celestial.
- Ô padre Alberto, faz quanto tempo que o senhor chegou de lá?

Ficha presa

A Polícia teve dificuldade em identificar o carro usado para matar um PM em Porto Xavier. Por uma razão óbvia: as testemunhas tiveram dificuldade em memorizar a nova placa. Como a página já havia alertado logo que elas vieram a lume. Isso é bem coisa de burocratas cimentados em cadeiras, que não sabem como as coisas funcionam no mundo real.

Miúdas

  • DESDE que a Avianca começou a dar uma de vagalume - acende e apaga - já era temerário programar viagens com ela
  • SITUAÇÃO da aérea parece não ter mais jeito. Só vai melhorar onde o vento faz a curva.
  • PISTA de grama da Sociedade Hípica é tão boa que alemães já levaram amostras dela e da areia para adaptá-la.
  • SE algum dia você tiver que usar algema eletrônica não desespere: ou pifam ou estão em falta.