Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 22 de Abril de 2019 às 21:28

A pequena cidade...


TONICO ALVARES/PMPA/JC
Um dos mais exitosos projetos de escola está completando 10 anos neste ano. A Ir Ktaná (pequena cidade), projeto do Colégio Israelita Brasileiro, simula uma cidade-laboratório. É uma escola de vida que espera os alunos logo adiante. Quem vem acompanhando a pequena cidade desde o início (foto) é o vereador Valter Nagelstein (MDB). Naturalmente que a Ir Katná tem até 28 vereadores mirins, que tomarão posse nesta quinta-feira às 14h na colenda.
Um dos mais exitosos projetos de escola está completando 10 anos neste ano. A Ir Ktaná (pequena cidade), projeto do Colégio Israelita Brasileiro, simula uma cidade-laboratório. É uma escola de vida que espera os alunos logo adiante. Quem vem acompanhando a pequena cidade desde o início (foto) é o vereador Valter Nagelstein (MDB). Naturalmente que a Ir Katná tem até 28 vereadores mirins, que tomarão posse nesta quinta-feira às 14h na colenda.
 

...uma escola de vida

É uma iniciativa revolucionária. A Ir Katná contempla os principais serviços que uma cidade tem, banco, câmara, prefeitura, hospital (enfermaria) etc. Possui diferentes projetos, como Política e Cidadania e Ciências e Tecnologia. Um dos principais é o empreendedorismo. Nesse espaço, as crianças têm nas vivências, enquanto gestores, a possibilidade de vivenciar a rotina em si de uma cidade, sob um olhar deles.

Galinha chocadeira

Em décadas anteriores, costumava-se dizer que a economia brasileira fazia o voo de galinha, que, sabemos todos, é curto e nem mesmo consegue sair bem do chão. Um voo de verdade só seria possível se o Brasil tivesse infraestrutura. Depois, a ênfase incidiu sobre a falta de reformas. Passaram-se décadas e hoje não temos nem um nem outro. Viramos galinha chocadeira.

Encontro consular

Um dos temas mais importantes da atualidade estará em destaque no Encontro Consular desta quarta-feira. A Associação do Corpo Consular do Rio Grande do Sul, presidida pelo cônsul do Líbano Ricardo Malcon, recebe Nadine Anflor, chefe de Polícia do Estado. O ágape terá lugar às 12h no Restaurante Rastkeller Baumbach.

Cidades do ar

Se o aeroporto de Singapura tem piscina e floresta com cachoeira de 40 metros de altura, o aeroporto de Daxing de Beijing terá 1 milhão de metros quadrados, dois andares para chegadas e partidas simultâneas capaz de receber 100 milhões de passageiros/ano. Uma linha de trem ligará Pequim ao aeroporto, nada de sofisticações à brasileira. Inaugura em setembro.

O inferno é aqui

Mais uma rodada de atentados suicidas, desta vez em Sri Lanka. Calcula-se que existem no mundo 1,5 bilhão de islamitas e apenas 10% se enquadram na categoria de belicosidade em algum grau. Deste percentual, 3% admitem ações terroristas pesadas. Se percentualmente é "pouco", na real são 4,5 milhões de pessoas.

Leilão do general

A Agência de Leilões Daniel Chaieb realiza no dia 30, às 14h, na rua Câncio Gomes, 661, leilão com peças que pertenceram ao ex-presidente e general Emílio Garrastazu Médici, com itens tais como placas comemorativas, medalhas e comendas, além de itens de uso pessoal, como relógios.

Dura lex, sed lex

O TRF-4 manteve o uso de tornozeleira eletrônica de homem preso em flagrante por agredir companheira a bordo de um avião com destino a Porto Alegre. Em julgamento ocorrido em abril, a 7ª Turma decidiu, por unanimidade, pela aplicação da Lei Maria da Penha mesmo com a vítima voltando a morar com o agressor. Conforme os desembargadores, o fato de voltar a conviver não é garantia de que a violência doméstica irá cessar.

Do sorvete ao remédio

A celulose não serve apenas para produzir papel. Descoberta em 1838 pelo químico francês Anselme Payen, a celulose está presente em mais de 5 mil produtos, incluindo embalagens, esmaltes, batons, roupas, pneus de avião, alimentos como o sorvete, cápsulas de remédio, adesivos, biocombustíveis e materiais de construção, explica Maurício Harger, diretor-geral da CMPC em Guaíba.

Miúdas

  • DIA 22 de abril de 1500 descobriram o Brasil. Até hoje ele não se achou.
  • GOLPE mais antigo do mundo é fingir que está dormindo quando um idoso procura um assento em ônibus lotado.
  • QUEM está quebrado é o governo e não o Estado, tem dito o governador Eduardo Leite (PSDB).
  • TAMBÉM, pudera. Hoje, ao governo cabem duas funções: administrar a folha e escalonar as dívidas.
  • DEVE ser algum tipo de recorde. Desde que começou a Operação Lava Jato até hoje, a empresa Odebrecht não sai das capas.
  • que nosso futuro é incerto a moda é voltar ao passado. Querem até recriar a antiga UDN.

Finais

  • ADVOGADO Eugênio Hainzenreder Jr. reforça, a partir do dia 2 de maio, o quadro de sócios do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando Advogados.
  • MAS ANTES, dia 25, começa com muitas novidades o Programa Alfa do Senar-RS com alfabetização de 1,8 mil adultos.
  • HOJE a agenda é a festa do Ranking Agas no União Alto Petrópolis/20h, com a presença de 700 supermercadistas e fornecedores.