Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 17 de Abril de 2019 às 22:14

As duas Ruas da Praia


fotos FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
A primeira é a que vai da Borges de Medeiros até a Praça da Alfândega, um mercado persa onde camelôs e ambulantes disputam espaços, e o pedestre quase que precisa do GPS para se orientar. A outra Rua da Praia começa pouco depois da esquina com a Caldas Júnior e vai até a Casa de Cultura Mario Quintana, cheia de operações gastronômicas com mesas e cadeiras na calçada, e, acredite quem quiser, sem camelôs a infernizar os transeuntes.

Nem esquerda, nem direita...

Na palestra que fez na Federação Israelita (Firs) ontem, o executivo André Lajst abordou o tema "direita" e "esquerda" como é entendido em Israel, diferente do nosso entendimento. O conceito deles é calcado em Defesa (externa) e Social (interna). Assim, alguém pode ser a favor de imposto sobre herança de grandes fortunas e, mesmo assim, ser de direita. O cônsul de Israel Don Goren estava presente no evento.

...mas com perdas na mídia

Outro assunto abordado no almoço da Federação Israelita foi a questão midiática. Israel vem perdendo a guerra da informação em tudo que diz respeito aos palestinos, diz Lajst. E ilustra com um dado de 2017: "Síria", no Google, rende milhões de acessos, mas bem menos que "Gaza". A diferença é que na guerra síria foram 39 mil mortos, e, em Gaza, 92 mortes. A informação é de André Lajst, diretor da StandWithUs Brasil.

Contragolpe

A propósito da emenda do deputado Sérgio Turra (PP) ao projeto de lei da deputada Luciana Genro (PSOL) sobre proibição de comemorar regimes autoritários, Luciana diz que ficou satisfeita com a emenda "e votarei a favor dela". "A minha dúvida é se ele votará a favor do projeto se aprovada a emenda", cutuca a deputada.

Dose dupla

Inaugura, dia 9 de maio, a OCA Brasil Innovative Hub - POA, empreendimento de 3.780 metros quadrados localizado na rua Barão de Santo Ângelo, 479, bairro Moinhos de Vento, com capacidade para abrigar empresas e startups de qualquer porte, eventos de até 200 pessoas. Já o Spazio Allegro abriu espaço para convenções e salas de treinamento na rua Dona Augusta, no bairro Menino Deus.

Historinha de sexta (*)

Quando houve uma sucessão de sequestros de aviões e atentados terroristas mundo afora, nos anos 1970, os cuidados nos aeroportos redobraram. E entre esse espírito, agentes da Polícia Federal abriram bem o olho em uma lata que o raio-X detectou em uma mala na esteira do aeroporto Salgado Filho, cujo dono não apareceu para retirá-la, mesmo decorrido um bom tempo.
Houve a preocupação que ela contivesse explosivos, mas a análise do raio-X não foi conclusiva. O máximo que conseguiram definir é que bem poderia ser material muito perigoso, então levaram a mala com o máximo cuidado possível para uma área remota do aeroporto, viagem feita na ponta dos pés. Estava fora de cogitação chamar peritos, porque, obviamente, havia o temor que tudo explodisse ao abri-la no processo.
Neste lugar ermo e a uma prudente distância, os policiais sacaram suas pistolas 9 mm e a crivaram de balas. Depois dos pentes esvaziados e sem nenhuma explosão, chegaram com cuidado e sentiram um forte odor de... schmier, que tornou a mala e o solo adocicados. Pouco depois, apareceu o dono, um deputado federal da Metade Sul conhecido por não ter papas na língua. Abriu um bocão daqueles.
Pior é que ele era do partido do governo.
(*) Excepcionalmente nesta quinta-feira

Os três ETs

Se coelho não bota ovo - muito menos ovo de chocolate - e tem tanto a ver com a Páscoa quanto Pilatos no Credo, pelo menos está em companhia de dois colegas alienígenas: Papai Noel da Lapônia e as bruxas de Halloween dos Estados Unidos. Nacional mesmo só a Festa de São João, e, mesmo assim, o personagem é um caipira, um jeca simplório e desdentado. Tudo tão estranho...

Miúdas

  • TRAMANDAÍ teve 100 mm de chuva em três dias e 90 mm em apenas três horas. Concorrência com o mar.
  • PSDB quer mudar de nome, então o jornalista Carlos Brickmann sugeriu que se chamasse HESITEMOS. Maravilha.
  • ESCADA rolante desativada há anos na Galeria Edith voltou à vida. Liga a Rua da Praia com a Andrade Neves.
  • SOCIALISTAS não entendem nada de economia; se entendessem, não seriam socialistas. (Economista Friedrich Hayek)

Finais

  • QUEM fez promessa de renovação completa para a festa deste ano do Natal foram os três novos diretores do Natal Luz.
  • PROMESSA cumprida pelo Partido Novo, que, em dois meses, economizou R$ 494 mil com redução de despesas para a Assembleia Legislativa.
  • FALANDO em festa, o Rotary Clube de Taquari completa 50 anos com jantar-baile dia 5 de maio/Clube Alvi Negro a 65 pilas por cabeça.