Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 15 de Abril de 2019 às 21:58

Eu existo, insisto


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
A ideia que se tem é que o Centro Histórico de Porto Alegre não é arborizado. Ledo engano. É que na pressa do ir e vir dificilmente alguém olha para cima. Os prédios podem formar dois paredões, mas sempre sobra espaço para uma árvore frondosa amiga, como essa na rua Otávio Rocha. E também não se olha para a frente, porque viriam que, ao lado dela, cresce um abacateiro.
A ideia que se tem é que o Centro Histórico de Porto Alegre não é arborizado. Ledo engano. É que na pressa do ir e vir dificilmente alguém olha para cima. Os prédios podem formar dois paredões, mas sempre sobra espaço para uma árvore frondosa amiga, como essa na rua Otávio Rocha. E também não se olha para a frente, porque viriam que, ao lado dela, cresce um abacateiro.
 

Sob nova direção


TIAGO FRANCISCO/FARSUL/DIVULGAÇÃO/JC
O zootecnista Eduardo Condorelli é o novo superintendente do Senar-RS, instituição que ontem completou 26 anos com nova logomarca. Em 2018, mais de 120 mil produtores e trabalhadores rurais fizeram cursos pela instituição, que conta hoje com 13 programas de qualificação e mais de 170 treinamentos profissionalizantes. Condorelli é produtor rural em Bagé, planta soja, investe na silvicultura e pecuária de corte.
 

A inflação da Páscoa...

Produtos da cesta de Páscoa voltam a pesar no bolso do brasileiro após dois anos de baixa, segundo André Braz, da Fundação Getulio Vargas. Entre outros fatores, o câmbio pesou, porque boa parte dos produtos são importados, com aumento de 17,15% contra um IPC/FGV de 4,37% no período.

...e do tomate

No mês passado foi a inflação do tomate, que volta e meia dá o ar da sua graça. Sempre tem algum hortigranjeiro como culpado. Nos anos 1980 ficou famosa a inflação do chuchu, que só paladares estoicos consomem. Mas na composição, aquele que não tem cheiro nem gosto pesa.

Útil ao agradável

Se existe uma coisa em que os países asiáticos capricham é nos aeroportos. Não contente em ter uma piscina para passageiros no teto, o Jewel Changi de Singapura inaugurou dia 17 passado uma floresta com trilhos, jardins e uma enorme queda d'água de 40 metros de altura com água das chuvas, abundantes na região.

Coisas que irritam

Os carros-fortes são inimputáveis, sabemos nós. Podem estacionar onde bem entenderem que são refratários às multas. Na Mostardeiro, próximo à Florência Ygartua, quase todos os dias por volta das 10h um deles causa congestionamentos em toda a região. Outra irritação é uma sinaleira em cima da outra na esquina da 24 de Outubro com a Goethe. Abre uma e fecha a outra, bem na curva.

Por falar em irritações

...o número de sinaleiras, que para muitos é excessivo na Capital, impede qualquer adoção de onda verde, segundo um leitor. Exemplifica com os semáforos em sequência na Plínio Brasil Milano, Assis Brasil e Baltazar de Oliveira Garcia. O pior é que se formam filas transformando três vias em duas, queixa-se ele.

O fogo que queimou a história

Quinhentas toneladas de madeira e 250 toneladas de chumbo alimentaram o fogo, que deixou tristes não só os franceses como todas as pessoas do mundo amantes da história escrita em monumentos, como a Catedral de Notre-Dame. Antes do incêndio, 16 estátuas gigantescas de cobre representando os 12 apóstolos e os quatro evangelistas foram removidas para o porão. Leia mais na página 13.

Miúdas

  • TRF-4: Cargos públicos de professor e cirurgião podem ser acumulados desde que não ultrapassem 60h semanais.
  • SE falsifica de tudo no Brasil, por que não falsificariam peixe? E não só na Semana Santa.
  • NA hora de comprar peixe em bancas, anote: o olfato precisa remeter à maresia e não simplesmente a um odor forte.
  • NICOLÁS Maduro decretou toda Semana da Páscoa feriado para economizar energia elétrica.
  • NEM o coelho escapa da miséria a que a Venezuela foi levada pelo populismo bolivariano.
  • AJUDE as crianças: Você pode destinar até 3% do IR devido ao Funcriança.
  • O HOMEM cria a ferramenta. A ferramenta recria o homem. (Marshall McLuhan)

Finais

  • ENQUANTO o Hospital Moinhos de Vento promove hoje, em Porto Alegre, palestra sobre Endourologia a cargo de Brian Matlaga, diretor médico da Johns Hopkins Medicine International
  • E O IGUATEMI promove de 29 de abril a 12 de maio uma ação inédita com a marca gourmet Tea Shop
  • A RAcON Consórcios informa que, para efeitos de Leão, os clientes podem obter informações através do site www.racon.com.br.