Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quinta-feira, 30 de julho de 2020.

Jornal do Comércio

Porto Alegre,
quinta-feira, 30 de julho de 2020.
10/04/2019 - 23h03min.
Alterada em 10/04 às 23h02min

A força positivista I

MARCELO G. RIBEIRO/JC
O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim. Este é o lema do Positivismo. O filósofo Olavo de Carvalho estava certo quando falou sobre a influência positivista no Brasil - na foto, o Templo Positivista na avenida João Pessoa. Mas não é uma religião, é uma filosofia que não contempla o sobrenatural. O governador Borges de Medeiros e todos os líderes republicanos na época eram positivistas.
O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim. Este é o lema do Positivismo. O filósofo Olavo de Carvalho estava certo quando falou sobre a influência positivista no Brasil - na foto, o Templo Positivista na avenida João Pessoa. Mas não é uma religião, é uma filosofia que não contempla o sobrenatural. O governador Borges de Medeiros e todos os líderes republicanos na época eram positivistas.
 

A força positivista II

O "Ordem e Progresso" do lábaro nacional foi criada pelo filósofo positivista Raimundo Teixeira Mendes. Aqui e acolá, a doutrina ainda se faz presente. Michel Temer (MDB) adotou a marca do seu governo com a bandeira de cores verde, amarela e branca, desenhada pelo pintor Décio Vilares, baseado na ideia de Teixeira Mendes, hoje nome de rua em Porto Alegre. Se deu margem para o avanço da esquerda no Brasil, é outra história.

Jogo dos erros

pg3 calçadas com defeito na av Getúlio Vargas - alexandre martins.
pg3 calçadas com defeito na av Getúlio Vargas - alexandre martins.
/ALEXANDRE MARTINS/DIVULGAÇÃO/JC

Leitor envia essa foto da avenida Getúlio Vargas que ele chama de síntese dos problemas das calçadas da Capital. Piso irregular, patinetes elétricos mal localizados, tampa de bueiro em petição de miséria e um poste de ferro no meio do caminho. Só faltam ciclistas, skatistas e camelôs...

São tantas as emoções

A DC SET Promoções e a Tornak Participações anunciam oficialmente, no dia 22 de abril, o Cais Embarcadero, na avenida Mauá, 1.050. Notem a semelhança com o argentino Puerto Madero. O empreendimento será para uso público, incluindo operações gastronômicas. Bala eles têm. A DC SET é de Dody Sirena, empresário de Roberto Carlos. À frente dessa operação está Eugênio Corrêa.

Velocidade surpreendente

O Tá na Mesa de ontem da Federasul teve palestra do presidente da Fruki, Nelson Eggers. Alguns números da produção da empresa de Lajeado são surpreendentes. São sete linhas de produção que têm apenas 150 funcionários. São 22 mil garrafas da Água da Pedra a cada hora, incluindo a fabricação da garrafa, o que dá seis unidades por segundo. Tudo automatizado, sem contato físico.

Sem explicação

São grandes as queixas das cidades do Interior sobre o sinal da telefonia celular. De algum tempo para cá, o serviço tem sido uma droga, e isso em todas as operadoras. Pior que ninguém dá explicação.

Um mundo chamado petróleo

A turbulência na Líbia afeta a geopolítica de toda a região. Mesmo não sendo o maior produtor de petróleo, o produto líbio é do tipo leve, de refino mais fácil e com menor custo.

Tá tudo dominado

Mas até nos aeroportos! A ampliação dos serviços não regulares no Brasil tem avançado nos aeroportos, com empresas de prestação de serviço piratas atuando em diversas áreas. Como em todo produto ou serviço pirata, o barato pode sair caro. Inclusive para os passageiros. A informação é da Aero Magazine.

Invasão de calçadas

Quem não conhece o Centro Histórico de Porto Alegre leva um choque ao ver o mercado persa em que ele se transformou nos últimos tempos. Quem o conhece fica impressionado com a desfaçatez cada vez maior dos camelôs e ambulantes que não ambulam na ocupação das calçadas. Dizem que antigamente elas eram usadas pelos pedestres.

Miúdas

  • NÚMERO três no Ministério da Saúde, o ex-secretário municipal de Saúde de Porto Alegre, Erno Harzheim, tem a força.
  • AEROPORTOS de San Diego e Boston, entre outros, estão na lista dos mais sujeitos a ataques cibernéticos na rede de Wi-Fi gratuito.
  • EM compensação, passageiros não precisam mais abrir as malas nos aeroportos dos EUA para mostrar líquidos.
  • FUNCRIANÇA: já destinou parte de seu IR Devido (3%) ao Funcriança?
  • QUEM está montado na razão não precisa de esporas. (Gaspar da Silveira Martins)

Finais

  • PREFEITO de Cachoeirinha, Miki Breier (PSB) será o novo presidente da Granpal - Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre.
  • FEIRA de Loucuras por Sapatos na Fenac de Novo Hamburgo terá até o famoso Pub do Queijo.
Comentários CORRIGIR TEXTO
Fernando Albrecht
Fernando Albrecht
Informações exclusivas em notas curtas, objetivas e bem-humoradas. Bastidores da política, observações econômicas, causos do cotidiano e um olhar diferenciado sobre a vida urbana estão na coluna Começo de Conversa.