Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 02 de Abril de 2019 às 21:48

Nova era no Japão I


KAZUHIRO NOGI/AFP/JC
O Japão faz uma transição imperial. Diante da abdicação do Imperador Akihito e da entronização do príncipe herdeiro Naruhito, o governo do Japão anunciou (na foto, o secretário Yoshihide Suga), em 1 de abril, a nomenclatura da nova era como sendo "Reiwa", definida em decreto governamental. Este novo nome será usado a partir do dia 1 de maio, data na qual o príncipe herdeiro será coroado.
O Japão faz uma transição imperial. Diante da abdicação do Imperador Akihito e da entronização do príncipe herdeiro Naruhito, o governo do Japão anunciou (na foto, o secretário Yoshihide Suga), em 1 de abril, a nomenclatura da nova era como sendo "Reiwa", definida em decreto governamental. Este novo nome será usado a partir do dia 1 de maio, data na qual o príncipe herdeiro será coroado.

Nova era no Japão II

O nome "Reiwa" é formado pelos ideogramas "Rei", "belo(a)", e "wa", "harmonia". Segundo o primeiro-ministro Shinzo Abe, "Reiwa" significa "o nascimento de uma cultura na qual reina a harmonia entre as pessoas". É a primeira vez na história que o nome de uma era tem como fonte documentos japoneses, vindos de um trecho de Manyoshu, a mais antiga coleção de poesias japonesas.

Direita, esquerda

Dizer que o nazismo é de esquerda, como falou Jair Bolsonaro em Israel, não é bem por aí. Desde os anos 1990, tem se insistido na tese por causa do nacional-socialismo do III Reich de Adolf Hitler (Nationalsozialismus). A grande verdade histórica é que os extremos se tocam.

O santo dos resíduos

A Biosys Gerenciamento de Resíduos completa dois anos erguendo uma escultura em aço de São Francisco e um espaço ajardinado à beira da ERS-122, em São Sebastião do Caí. Neste período, a empresa já deu destinação a mais de 28 mil toneladas de resíduos.

Cadeia nacional

Quando o ex-presidente Lula (PT) for solto - e será -, saberemos se voltará a ser o mesmo Lula de sempre, retomando as suas caravanas, ou se abraçará uma outra estratégia para reconquistar o terreno perdido, como uma vela que foi apagada e volta a ter chama. Ocorre que prisão deforma o espaço-tempo, então, o apenado raciocina como se ainda fosse a vela acesa antes de ser abafada.

Na prática...

...a teoria é outra. Vivenciar a atmosfera de um tribunal sem sair do ambiente de aprendizagem é o objetivo do Tribunal Didático da FMP (Fundação Escola Superior do Ministério Público), que será inaugurado dia 11, às 16h, no 10º andar do Campus Vertical da FMP.

Língua alemã

Adicionando mais informações sobre a Semana da Língua Alemã: a abertura mesmo será nesta sexta-feira, dia 5, às 20h, no Instituto Goethe. O colóquio sobre o tema acontece no mesmo dia, no Campus do Vale da Ufrgs, às 14h.

Mão na massa

Em Minas do Leão, desempregados vão ajudar nas demandas do município - como reparos em escolas e do mobiliário público. É o programa Construir, que também envolve cursos de formação em marcenaria, construção e jardinagem.

Um longo caminho

Bitcoin cotada a US$ 5 mil, valor mais alto desde novembro, ainda não é um valor que leve investidores em criptomoedas a largarem foguetes. Já chegou a valer US$ 20 mil. Mas não é esse o principal obstáculo para sua aceitação ampla, geral e irrestrita por um bocado de tempo. Uma moeda sem lastro na economia real pode ser algo sólido, mas que se desmancha no ar.

Efeito Muro

Só o tempo dirá se a imagem do presidente Bolsonaro junto com o premiê israelense Benjamin Netanyahu no Muro das Lamentações vai ser como uma tatuagem que nunca mais sai ou como, digamos, uma de hena. Uma foto no momento certo no lugar certo é uma arma de longo alcance e de efeitos prolongados.

Viver perigosamente

Aparentemente, uns mais, outros menos, os fãs de carteirinha do presidente Jair Bolsonaro (PSL) já se resignaram com suas navegações em águas traiçoeiras e de meter a mão em cachopa de marimbondo sem necessidade nenhuma. Empresários e executivos também se acostumaram ao viver perigosamente do capitão. Mas esperavam algo melhor dele.
 

Miúdas

  • POETA Luiz de Miranda se submeteu a uma cirurgia de revascularização miocárdica no Instituto de Cardiologia. Alta breve.
  • A CADA quatro horas, o Brasil registra um caso de colisões com aves (site R7). Muito avião no ar dá nisso.
  • CICLISTAS, skatistas e "patinetistas" sem nenhuma consideração nas calçadas estão a exigir a atenção da EPTC.
  • ALIÁS, a promessa foi a de que haveria rigor maior até na fiscalização dos pedestres mal comportados.
  • CARNELÓS e Garcia é o escritório de advocacia (SP) que defende o ex-presidente Temer. Atualiza seus informes diariamente.

Finais

  • MINISTRO Onyx Lorenzoni (DEM) fará palestra no Fórum da Liberdade, dias 8 e 9/Centro de Eventos da Pucrs. O empresário Carlos Jeireissati Filho (Iguatemi) também estará no evento.
  • DEPUTADO estadual Issur Koch (PP) escreveu livro sobre o desafio de ser pai. Disponível em http://twixar.me/Z7WK/.
  • CORREÇÃO: Voltaire de Lima Moraes foi procurador-geral de Justiça, e não como constou.