Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 26 de Março de 2019 às 22:13

Semana da Língua Alemã I


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
Em almoço com colunistas, o cônsul-geral da Alemanha no Estado, Thomas Schmitt, revelou em detalhes a programação da Semana da Língua Alemã, de 5 a 14 de abril. O diplomata - que em apenas seis meses no cargo já fala razoavelmente bem o português - descreveu o espírito do evento, que é o de enfatizar a necessidade de aprender outras línguas, alemão no caso, mas não só ela. Discorreu sobre como as comunidades de descendência alemã deveriam se unir neste propósito.
Em almoço com colunistas, o cônsul-geral da Alemanha no Estado, Thomas Schmitt, revelou em detalhes a programação da Semana da Língua Alemã, de 5 a 14 de abril. O diplomata - que em apenas seis meses no cargo já fala razoavelmente bem o português - descreveu o espírito do evento, que é o de enfatizar a necessidade de aprender outras línguas, alemão no caso, mas não só ela. Discorreu sobre como as comunidades de descendência alemã deveriam se unir neste propósito.
 

Semana da Língua Alemã II

Schmitt conhece bem a história da colonização alemã no Estado, incluindo as perseguições que os colonos sofreram durante a II Guerra Mundial e o preconceito que sentiram na pele. De fato, este colunista ouviu relatos de familiares de que bastava ter um rádio de marca alemã em casa para ser preso pelo delegado de Polícia de São Leopoldo. A própria expressão "colono" com sentido jocoso já derrubava a autoestima dos moradores das colônias alemãs.

Livraria no Moinhos


LP&M/Divulgação/JC
Abre amanhã, em um sobrado da década de 1930 na rua Félix da Cunha, no Moinhos de Vento, uma nova livraria de bairro em Porto Alegre: a PocketStore, iniciativa dos sócios Ivan Pinheiro Machado e Paulo Lima, da editora LP&M. A loja terá oferta de 7 mil títulos de diversos selos.

Promessas gaúchas

O escritor e professor Luís Augusto Fischer foi convidado para realizar uma curadoria de autores estreantes e promessas da literatura gaúcha. "Vamos ter também uma seção específica, de escritores renomados, como Verissimo e Scliar, até novos talentos menos conhecidos", explica Pinheiro Machado. Matéria da repórter Amanda Jansson na página 13.

Vai ou racha

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi ao cinema ver o filme Superação: o milagre da fé. O que ele precisa é ver um filme com título parecido, Superação: o milagre do diálogo. Por enquanto, o capitão está meio que enrolado por ele mesmo. E falta alguém com envergadura e tarimbado em redações. Ou Bolsonaro vai, ou ele racha.

Estilo Lucchese...

No ciclo de palestras comemorativo aos 30 anos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o médico cardiologista Fernando Lucchese discorreu sobre a relação entre longevidade e felicidade. Entre os fatores que definem a longevidade, o estilo de vida responde por 53%, apenas 17% por conta da genética, 20% por conta do meio ambiente e 10% devido à assistência médica.

...e o estilo Brasil

Lucchese ressaltou que o Brasil é um dos países em que as pessoas envelhecem mais rápido no mundo, por fatores como educação inadequada, corrupção e violência. "Em média, 10% do tempo do brasileiro é gasto tratando doenças", disse o médico, apontando o infarto, o AVC e o câncer como os inimigos da longevidade.

Carência de churrascarias

Neste aniversário da Capital, assoma o fato de que o Centro Histórico não tem mais nenhuma churrascaria digna deste nome. Nem mesmo na rodoviária, que chegou a ter uma de boa qualidade. Na área central tínhamos a Quero-Quero e a Churrasquita, para ficar só nestas duas. Na Rua da Praia havia uma onde se comia o filé à
Oswaldo Aranha, com farofa. Foi ideia do próprio.

Adeus às ilusões

Basta uma hora no Centro Histórico da Capital em um dia de semana para firmar convicção que não existe motorista pior que o porto-alegrense, e nem pedestre pior que o porto-alegrense. Não vamos a lugar nenhum com essa desobediência civil. Ficaremos eternamente deitados em berço esplêndido, sem eira nem beira.

Miúdas

  • SE Porto Alegre era boa antigamente? Tanto que no início dos anos 1970 só circulavam 40 mil carros na Capital.
  • EM princípio, a greve dos caminhoneiros neste sábado não deve lograr sucesso.
  • EVENTOS que perturbam a vida do brasileiro nunca têm na segunda edição o sucesso da primeira.
  • SUCESSÃO de eventos e lançamentos marcam a semana de aniversário da Capital. É um surto de novidades.

Finais

  • JORNALISTA Sérgio Becker lançou seu livro "Prezado leitor".
  • EX-DEPUTADA Manuela d'Ávila (PCdoB) estreou como escritora com "Revolução Laura" (Editora Belas Letras) e já engrena um segundo livro.
  • REDE Plaza e a EXO se unem para lançar um novo conceito em hospedagem: o UFO Space Plaza São Rafael.