Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 10 de Março de 2019 às 21:57

A guerra dos canudos I


LUIZA PRADO/JC
O presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS), Gerson Haas, reconhece que uma das discussões contemporâneas mais relevantes no Rio Grande do Sul é a ação do Estado na proibição ou não da comercialização e distribuição de canudos plásticos de uso único. Contudo, o movimento, inquestionavelmente bem-intencionado, esbarra em elementos fundamentais da Constituição Federal.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS), Gerson Haas, reconhece que uma das discussões contemporâneas mais relevantes no Rio Grande do Sul é a ação do Estado na proibição ou não da comercialização e distribuição de canudos plásticos de uso único. Contudo, o movimento, inquestionavelmente bem-intencionado, esbarra em elementos fundamentais da Constituição Federal.

A guerra dos canudos II

Tanto é que em Novo Hamburgo, o projeto de lei de autoria do vereador Enfermeiro Vilmar, que tornava obrigatório o uso e o fornecimento de canudos de papel biodegradável ou reciclável por restaurantes e assemelhados foi considerado inconstitucional pelo procurador Wedner Lacerda e pela procuradora-geral Marcela Artl Silva. O motivo é o mesmo já apontado pelo Sinplast-RS: o cerceamento desproporcional à livre iniciativa e às liberdades norteadoras da livre concorrência.

Marcas de Quem Decide

O evento que abre o calendário corporativo do ano vai contar com a produção da Storia Eventos e Projetos. A 21ª edição da premiação Marcas de Quem Decide do JC será amanhã, às 8h, no Teatro do Sesi, e vai conectar as pessoas com um evento sensorial, onde a sustentabilidade estará presente, aliada à tecnologia.

Agora sim

Chocolate realmente fino temos no Brasil, no sentido de poder compará-lo com os mundialmente famosos chocolates belgas e suíços? Não. Por isso a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) criou diploma legal que visa incentivar a produção de amêndoas de cacau de qualidade, matéria-prima que beneficiará a indústria chocolateira de Gramado.

Exagero no gabinete

É um despautério o fato de cada deputado estadual ter um mínimo de nove e máximo de 17 assessores no gabinete. Nove já é um exagero. A desculpa de que parlamentar precisa de pesquisas e conversa com as bases não cola. Ainda mais depois que inventaram o Google e o WhatsApp.

Fala a EPTC

Em relação à nota sobre o desrespeito às normas de trânsito no cruzamento da Ramiro Barcelos com a Protásio Alves, a EPTC informa que intensificou a fiscalização no local. A proibição de dobrar à esquerda se deve ao grande volume de pedestres que utilizam a travessia integral, na maior parte usuários do Hospital de Clínicas e do HPS.

Pensamento da semana

"O Brasil malandro é a terra do que costumamos chamar de privilégio. Ele não se define pelo fato de alguém ter mais ou menos dinheiro, mas pelos pedaços de renda e liberdade dos outros que alguns souberam capturar." (Do sociólogo Fernando Schüler)

Cadastro idoso

É incrível como algumas iniciativas atravessam décadas sem solução. Caso do Cadastro Positivo, que premia os bons pagadores, tema que já passou pela Câmara dos Deputados e agora depende de votação do Senado. Em 2000, houve um congresso em Salvador para discutir o assunto, evento presidido pelo empresário gaúcho Ricardo Malcon.

Espaço desperdiçado

Por mais consciência que a maior parte dos parlamentares tenham da perda de qualidade dos legislativos e do desprezo da população sobre políticos, na prática pouco se faz para uma reaproximação. A colenda porto-alegrense mantinha há anos um espaço para vereadores no Mercado Público. Sem interação - quem não é visto não é lembrado -, a ideia derreteu mais depressa que picolé em alto forno.

Estranho no ninho

Houve um tempo em que as calçadas eram dos pedestres. Não mais. Hoje elas são dos ciclistas, dos pedintes, dos camelôs e ambulantes que não ambulam, dos skatistas e agora dos patinetes elétricos. Quando é uma criança a tripulá-los, sai da frente porque elas costumam ir à toda. O perigo maior de colisão é quando alguém sai de um prédio. Enfim, a calçada é de todos, menos do pedestre.
 

Miúdas

  • FUNDAÇÃO Thiago Gonzaga promove a partir de hoje/Praia de Belas Shopping exposição "Sou boa no volante" homenageando 20 personalidades gaúchas.
  • COLÉGIO Santa Inês e outras instituições se movem para recuperar o posto da Brigada Militar na rua Felizardo Furtado, 520.
  • DEPOIS de São Paulo, o Paraná também vai reduzir o ICMS no combustível de aviação de 25% para 12%.
  • CONTRAPARTIDA é o aumento no número de voos e cidades beneficiadas pelas companhias aéreas.
  • SULAMITA Santos Cabral tomará posse como presidente do Instituo dos Advogados (Iargs) dia 13/18h.