Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019.
Dia da Criação do Ministério das Comunicações.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Edição impressa de 25/02/2019. Alterada em 25/02 às 08h21min

Ô abre alas, que eu quero passar

Homem dormindo na calçada - Fernando Albrecht

Homem dormindo na calçada - Fernando Albrecht


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
O congestionamento nas calçadas do Centro Histórico de Porto Alegre vai além das exposições de quinquilharias, roupas e superficialidades diversas. Os sem-teto de carteirinha e os eventuais usam o passeio, que já foi público, como dormitório. O rapaz que empurrava seu carrinho teve que retirar o dorminhoco dos braços de Morfeu para conseguir passar.

Alarmismo

A té que demorou. Alguns escritórios - que já estavam de prontidão para oferecer serviços aos aposentados ou quem estiver para se aposentar - enviam seus alarmistas de carteirinha para áreas com muito vai e vem de pessoas, dizendo que a reforma da Previdência e o aumento das alíquotas de contribuição é para já, sem transição. O que não é verdade.

Síndrome do bunker...

Nicolás Maduro está repetindo o que milhares de outros governantes perdedores fizeram e ainda fazem ao longo do tempo. Quando se veem perdidos, a primeira coisa que lhes acontece é a fuga da racionalidade que porventura ainda tenham. Então, recuam de costas até o fundo de um bunker imaginário e mandam bala. No caso dele, literalmente. Se for o caso, se suicidam ou fogem com o butim. Não é assim tão difícil de prever.

...é a doença de Maduro

O melhor exemplo dessa síndrome da história do século XX foram os últimos dias de Hitler. Ele sabia que estava perdido, sabia que era apenas uma questão de tempo até o amargo fim, mas se recusava a depor as armas e, em um exercício de autopiedade, culpava o povo alemão pela derrota, desculpa furada para justificar a derrocada. O diferencial na Venezuela é que Maduro culpa os norte-americanos e quem mais estiver na alça de mira.

Leiteiros de gabinete I

Aguardada pelos produtores gaúchos desde a semana passada, a medida anunciada pelo governo federal de que voltaria a sobretaxar as importações de leite da União Europeia ainda não foi publicada. O Ministério da Economia estaria estudando outras formas de controlar a entrada que não seja por meio de taxação extra.

Leiteiros de gabinete II

Medidas como essa, caso do leite, quase sempre partem de ministérios de governos que estão começando, que costumam tropeçar nas próprias pernas até amaciar o motor. Ora, onde já se viu prejudicar um setor crítico do setor primário. Seria burrice. E crueldade.

Ação conjunta

Sob as bênçãos dos permissionários do Mercado Público, o deputado estadual Luiz Marenco (PDT) protocolou projeto de lei tornando o local patrimônio histórico e cultural do Estado (atualmente é apenas do município de Porto Alegre). Embora não expresso, o objetivo é claro: evitar que ele seja privatizado.

Vigilância nas obras

O deputado estadual Capitão Macedo (PSL) propôs um projeto de lei que, em outras palavras, institui uma Lei de Responsabilidade sobre obras públicas estaduais. Coincidentemente, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou nota, também na sexta-feira, informando que jurisdicionados do TCE devem informar sobre obras paradas com valor a partir de R$ 1,5 milhão.

Novo diretor no Daer

O engenheiro civil Sívori Sarti da Silva será o diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Ele foi noemado pelo governador Eduardo Leite (PSDB). A indicação foi oficializada em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado na sexta-feira. Sarti era diretor de Gestão e Projetos do Daer desde dezembro de 2016.

Miúdas

  • CONTANDO ninguém acredita: um dos maiores produtores de petróleo do mundo, a Venezuela está sem gasolina.
  • ANTES mesmo de ser destronado por tudo que fez, Nicolás Maduro deveria ser preso por burrice extrema.
  • SEMANA que se inicia vai esvaziar a Capital mais ainda. O Carnaval começa uma semana antes. Até spam tirou férias.
  • TAMBÉM há que se considerar que o Carnaval termina uma semana depois.
  • DRONES na pista fizeram um voo comercial retornar para Florianópolis. Isso está a merecer cana.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia