Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 14 de Fevereiro de 2019 às 22:22

Tramandaí, adeus


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
{'nm_midia_inter_thumb1':'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/02/12/206x137/1_pg3_predio_onde_ficava_o_hoyrel_siri_em_tramandai___christian_albrecht-8624391.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'5c631d8275c5b', 'cd_midia':8624391, 'ds_midia_link': 'https://www.jornaldocomercio.com/_midias/jpg/2019/02/12/pg3_predio_onde_ficava_o_hoyrel_siri_em_tramandai___christian_albrecht-8624391.jpg', 'ds_midia': 'Prédio onde ficava o Hotel Siri em Tramandaí', 'ds_midia_credi': 'CHRISTIAN ALBRECHT/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Prédio onde ficava o Hotel Siri em Tramandaí', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '800', 'cd_midia_h': '388', 'align': 'Left'}
A demolição do antigo Hotel Siri, cujo terreno deu lugar a um prédio de seis andares, já incomoda os antigos veranistas. A autorização da prefeitura para prédios altos a meia quadra da praia não deve ter levado em conta, no conjunto, as mudanças do microclima nas regiões. Para quem mora neles, ótimo; para a vizinhança, um desastre. Mas não é só isso. Foi-se o Bar Gaivota, a Taberna do Wily, a Branquinha e seu croquete fabuloso também sumiram, é farmácia para tudo quanto é lado, e os velhos chalés também foram para o espaço - literalmente. A Tramandaí dos velhos tempos morreu de morte matada. Nem cheiro de maresia tem mais.

República do Bndes do Sul I

"Bem-vindo ao time." A saudação do governador Eduardo Leite (PSDB) ao escolhido para dirigir o Banrisul, Claudio Coutinho, tem duplo sentido. Coutinho é o segundo integrante do "time" que teve passagem pelo Bndes. O primeiro é o secretário estadual da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso.

República do Bndes do Sul II

Coutinho e Cardoso saíram juntos do anúncio no Piratini e acharam graça quando a repórter do JC questionou: "Vamos ter a República do Bndes no Sul?" A escolha também reforça a ala de "estrangeiros" no governo Leite e justamente na tríade que lida com caixa e finanças: Banrisul, Fazenda e Planejamento, comandada pela brasiliense Leany Lemos.

Ivens Godinho

Radicado há décadas no Rio de Janeiro, o ator e diretor de teatro gaúcho Ivens Godinho morreu aos 71 anos na terça-feira. Ele atuou na primeira montagem de A Ópera do Malandro, de Chico Buarque, integrou o elenco dos filmes Pra Frente Brasil e Tropa de Elite, e dirigiu peças como Um homem d'outro mundo, sobre a vida de Chico Xavier.

Telemedicina

A propósito da nota sobre a telemedicina, Natan Katz, secretário adjunto da Secretaria Municipal da Saúde, esclarece que "a telemedicina não entra para substituir a consulta presencial, mas sim para complementar. Para funcionar, precisa que os médicos tenham responsabilidade e ética para utilizá-la de maneira adequada. Quando precisa do exame físico, ele deve ser feito", diz o secretário.

Bloqueio na freeway

O trecho da freeway (BR-290) entre os km 94 e 95 ficará interditado neste fim de semana. De acordo com o Dnit-RS, o bloqueio é necessário para dar seguimento à construção da nova ponte do Guaíba. Na sexta-feira, às 17h, uma faixa será fechada no sentido Litoral-Porto Alegre. A partir da meia-noite de sábado, a rodovia será fechada em ambos os sentidos. O bloqueio permanecerá total até as 14h de domingo.

Historinha de sexta

Restaurante universitário (RU), pensões ou comida a quilo. Estas eram as opções para estudantes do Interior com poucos recursos que vinham estudar ou para trabalhar na Capital no final dos anos 1950 até final dos anos 1960. É preciso entender que na época as pessoas almoçavam em casa e depois voltavam para trabalho. Sem a doideira do trânsito de hoje, ainda havia o fato que a maior parte das mulheres era "do lar".
Para os universitários o RU era praticamente de graça. Em compensação, a qualidade era medonha. Tipo atentado da Al Qaeda. Dependendo da pensão - boa parte ficava na rua Riachuelo - o panorama visto do prato também era desalentador. Os padrões de higiene eram, em alguns casos, deploráveis.
Pelo menos havia o recurso de pedir um ovo frito. Como já dizia o jornalista e compositor Stanislaw Ponte Preta, não há comida que não melhore se botar um ovo frito por cima.
Quando o dinheiro melhorava, o upgrade de então era almoçar nos restaurantes de comida a quilo, embora a balança (com pesos) só era empregada para clientes novos. Uma molhadinha com o vil metal fazia milagres. Como tudo girava em torno do Centro, dois se destacavam: a Praia e o Matheus, ambos na Rua da Praia, este em frente da Praça da Alfândega e outra mais perto da rua General Câmara.
Esse status não era para os pelados; atingido, era a alforria gastronômica.

Em se lutando, dá

A doação de R$ 40 milhões para a Santa Casa de Misericórdia do casal Alexandre Grendene e Nora Teixeira é um alento para a vetusta instituição. Exemplos assim tem frutificado, inclusive com doações para a segurança pública. Louve-se o trabalho da diretoria da Santa Casa. Em se lutando, dá.

Miúdas

  • COMO a página antecipou, a Airbus decidiu cancelar a produção do maior avião comercial do mundo, o A380.
  • COM isso, a Boeing vai reinar sozinha por um bom tempo. Leia mais no caderno de Logística.
  • É DIFÍCIL para não dizer impossível encontrar nozes e castanhas inteiras. Parte está sempre quebrada. Então elas oxidam.
  • TIRANDO as poucas boas casas do ramo, a ordem é privilegiar o baratinho. Mas com preço altinho.
  • EMPRESAS apostam no marketing de praia no fim de semana. A Doctor Clin distribuirá um gel pós-sol aos veranistas de Torres.
  • a Fruki arrecadou 12 mil itens recicláveis para a Associação dos Agentes Econômicos Ecológicos de Capão da Canoa.

Finais

  • FUTEBOL, gestão e paixão, é o tema de Romildo Bolzan no MenuPOA da Associação Comercial de Porto Alegre.
  • ECONOMISTA e político peruano, Hernando De Soto, é nome confirmado para o Fórum da Liberdade, dias 8 e 9 de abril/Centro de Eventos da Pucrs.
  • WOOD Hotel (rua Mário Bertoluci, 48, Centro), do Grupo Casa da Montanha completa 100 dias de operação.