Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 09 de Janeiro de 2019 às 22:45

A volta das Pernambucanas I


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
A antiga Casas Pernambucanas - agora Lojas Pernambucanas - está abrindo filiais e em Porto Alegre o local já está em obras. O Shopping das Fábricas, que abrigava lojinhas, fechou. O interior do prédio, na Rua da Praia, 1.425, lado oposto à Galeria Chaves, está em reformas. Operários e vizinhos asseguram que ali vai abrir uma loja da rede Pernambucanas.
A antiga Casas Pernambucanas - agora Lojas Pernambucanas - está abrindo filiais e em Porto Alegre o local já está em obras. O Shopping das Fábricas, que abrigava lojinhas, fechou. O interior do prédio, na Rua da Praia, 1.425, lado oposto à Galeria Chaves, está em reformas. Operários e vizinhos asseguram que ali vai abrir uma loja da rede Pernambucanas.

A volta das Pernambucanas II

Até o início dos anos 1970, quase todas as cidades gaúchas tinham uma filial do grupo Pernambuco. Ficou famosa por seu jingle "Quem bate? É o frio" e em seguida a letra remetia aos produtos que vendia. À época, a razão social era Lundgren Irmãos Tecidos, mas posteriormente houve fortes mudanças nessa empresa familiar.

O que já está ruim...

Notícia, quando é ruim, nunca falha. A previsão de precipitações de até 500 ml em janeiro na Fronteira-Oeste acertou em cheio e já chegou à metade. Fora os estragos dos temporais - no interior do Alegrete foram dois distintos em poucas horas, com 240ml de chuva em apenas três dias. Uruguaiana e Bagé, na Campanha, também foram severamente atingidos. Rios, arroios e sangas estão botando para fora.

...sempre pode piorar

Se o efeito nas cidades foi superlativo, os prejuízos nas lavouras, especialmente no arroz, já causaram e ainda vão causar mais prejuízos. Arroz gosta de sol em cima e água embaixo - e só embaixo -, e como o céu deve ficar coberto até pelo menos o final do mês, certamente haverá quebra de safra. Para piorar, toda aquela região tem forte incidência de raios, então, para-raios é artigo de primeira necessidade.

Onde mora o perigo

O perigo nessa faxina prometida nos contratos de propaganda de instituições financeiras federais é que se faça tábua rasa e, no afã de mostrar serviço, se corte radicalmente essa forma de comunicação. Ok, revisem contratos e coisa e tal, mas nunca se pode esquecer que elas têm produtos que a concorrência privada está de olho. Quem não é visto não é lembrado.

Padre Quevedo

O espanhol Oscar González Quevedo Bruzan, o Padre Quevedo, morreu ontem, aos 88 anos, de complicações cardíacas em Belo Horizonte. Costumava arrasar aparições e fenômenos paranormais à luz da parapsicologia com o bordão "isso non ecziste". Uma boa definição para sua vida e extensa obra talvez seja uma frase de Mario Quintana: tudo é natural, inclusive o sobrenatural.

Fala a CEEE

A propósito da nota de ontem sobre as interrupções de energia, a estatal esclarece que o grande problema é a falta de poda das árvores, então, qualquer incidente climático faz com que galhos caiam sobre os fios. Mesmo assim, o número de interrupções é o menor desde 2000.

Luz vermelha

Leitor que entende de Previdência pública está receoso com o que pode acontecer com o regime próprio de Previdência de prefeituras. A bomba, diz, está em fase diferente nos diversos municípios que possuem regime próprio de Previdência. Esses fundos, alimentados com a contribuição previdenciária migrada do INSS mais a participação do município e dos próprios funcionários, estão em situação difícil em sua grande maioria, garante.

Coisa de doido

Delírio pouco é bobagem. Agora até atores da Globo afirmam que o atentado contra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi forjado para encobrir um câncer. E sabem por quem? Pelo Mossad, o serviço secreto de Israel. Em breve, a culpa recairá sobre os ETs, que sabidamente têm o dom de criar e dissolver tumores com raios cósmicos. É uma coisa de doido. Literalmente.

Miúdas

  • ESSE mundo está virado é frase que cabe como uma luva em Porto Alegre. O Carnaval dos blocos começa às 8h da manhã.
  • NÃO faz muito terminava nesse horário. Botaram alguma coisa nos confetes por aqui.
  • ALGUMAS churrascarias aumentaram o preço do estacionamento em 20%.
  • PEIXES contaminados foram furtados da Unesp, em São Paulo. Devem ir para a frigideira. Vão ter uma diarreia daqueles.
  • RGE, agora unificada, tem teste de fogo - ou de água - com os temporais que derrubaram postes na Fronteira-Oeste.

Finais

  • FACULDADE Senac Porto Alegre realizará sábado/Teatro do Bourbon Country das 16h às 20h a formatura de cerca de 130 estudantes.
  • FESTA do Figo de Nova Petrópolis ocorre dias 2 e 3 de fevereiro.