Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 09 de janeiro de 2019.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Edição impressa de 09/01/2019. Alterada em 08/01 às 21h54min

Festa da Ameixa

TONICO ALVARES/DIVULGAÇÃO/JC
Depois de um início de mandato tumultuado por conta das denúncias envolvendo o diretor-geral da Câmara Municipal, a presidente da colenda aproveita a pausa que refresca para posar com a rainha e as princesas da Festa da Ameixa, que será realizada na zona rural de Porto Alegre. Quanto ao substituto de Tarso Boelter (PP), Mônica Leal (PP) escolheu o servidor da prefeitura há 24 anos, auditor e professor Sílvio Luís da Silva Zago para ocupar o cargo de diretor-geral.
 

Desprezo pela vida I


ARTESP/DIVULGAÇÃO/JC
O cinto de segurança completa 21 anos de uso obrigatório, equipamento que salva vidas não obstante parte dos motoristas e passageiros serem resistentes à ideia. Não é incomum que, em relatos de acidentes, apareça a expressão "não usava cinto e foi arremessada para fora do carro". Pior, o desprezo pela vida começa a se firmar como tendência. Os números são deveras preocupantes.
 

Desprezo pela vida II

Pesquisa da Agência de Transporte do Estado de São Paulo sobre segurança nas rodovias mostrou que 53% dos passageiros sentados no banco traseiro, 15% dos passageiros no dianteiro e 13% dos motoristas não usam cinto de segurança. Resultado: de 2012 a 2014, 69,4% dos passageiros de bancos traseiros que morreram em acidentes nas rodovias estavam sem cinto de segurança. Gostamos de morrer.

Sem banco, mas com dinheiro

Cerca de 60 milhões de brasileiros se enquadram na categoria "sem banco", os que não operam com nenhuma instituição bancária. Mas essa gente toda consome. Atentas a esse detalhe, grandes redes de varejo criaram cartão próprio. Mas não só. Com novas tecnologias, varejistas começam a oferecer uma ampla gama de serviços incluindo crédito de forma independente.

Efeitos do Ano Novo

À socapa e à sorrelfa, devagarito os preços vão sendo majorados e os bufês de comida a quilo são os primeiros. Nada muito elevado, mas de grão em grão a galinha enche o papo, ainda mais que boa parte dos assalariados recebeu correção salarial abaixo da inflação esperada para 2018, de 3,69%.

Por falar em aumento...

...a página tem seu próprio livro de recordes, e o número 1 da lista permanece imbatível até hoje. Quando a inflação estava na casa dos 8% a 10%, um estacionamento no bairro Floresta elevou os preços em 20%. Perguntado por qual razão a cravada fora tão ignóbil, o responsável deu uma resposta histórica: aumentou o preço da gasolina.

Flagelo brasileiro

Entra governo e sai governo e os precatoristas parecem ser prioridade zero. Não precisa muita reflexão para firmar convicção de que é uma coisa absolutamente terrível ter um patrão que diz: "devo, não nego, mas não posso pagar".

Pega ladrão!

O melhor assaltômetro que existe é o grito "pega ladrão". Graças ao trabalho do
9º BPM da Brigada Militar, ouve-se cada vez menos no Centro Histórico da Capital a frase geralmente gritada pelas vítimas. Revista de suspeitos - alguns visíveis a olho nu, como as estrelas - e presença de PMs a pé ou em motos fazem toda a diferença.

Miúdas

  • COM as constantes faltas de energia, Porto Alegre virou a Capital do Vagalume - acenda e apaga.
  • AGORA é oficial: o TRF-4 declarou inconstitucional a concessão de indulto natalino pelo presidente da República.
  • MINISTRO Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, falou em vender ou liquidar quase uma centena de estatais.
  • PELO menos metade nunca disse a que veio e metade da outra metade certamente é deficitária.
  • NOVA placa Mercosul não permite clonagem, dizem especialistas. Veremos, como dizia Honório Lemos.

Finais

  • ABRIU em Atlântida o restaurante-boutique Marques Angus Steackhouse/Best Beef do Frigorífico Silva. Na avenida Central, 1.320.
  • SHOPPING João Pessoa oferece oficinas de crochê no Café Otto, parceria com o projeto beneficente Fios que Aquecem.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia