Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

- Publicada em 25 de Dezembro de 2018 às 22:01

O carrão de Flores da Cunha


FERNANDO ALBRECHT/ESPECIAL/JC
O velho e bom Stutz 1928, exposto no Palácio Piratini e comprado de segunda mão por Flores da Cunha em 1931, aguarda bem silente no seu cantinho que possa ressuscitar e voltar às ruas, nem que fosse uma voltinha em torno da Praça da Matriz. Há horas que ele não dá uma rapidinha com seu possante - para a época - motor. Como a esperança é a última que morre, quem sabe na troca do inquilino do Palácio ele tem uma chance.
O velho e bom Stutz 1928, exposto no Palácio Piratini e comprado de segunda mão por Flores da Cunha em 1931, aguarda bem silente no seu cantinho que possa ressuscitar e voltar às ruas, nem que fosse uma voltinha em torno da Praça da Matriz. Há horas que ele não dá uma rapidinha com seu possante - para a época - motor. Como a esperança é a última que morre, quem sabe na troca do inquilino do Palácio ele tem uma chance.

Tempos de fartura

Irregularidades envolvendo parlamentares e assessores já são quase bíblicas. Mas já foi pior. Antes da Carta de 1988, os deputados podiam convocar qualquer servidor de baixo escalão, aquinhoá-lo com uma FG que depois se incorporava perpetuamente nos vencimentos, mesmo o beneficiário voltando ao posto original. Nesse interregno, adivinha para quem ia o ganho extra?

A Pequena Krakatoa...

Um espirro geológico nas milhares de ilhas que formam o país chamado Indonésia deveria ser motivo de alerta de tsunami, mas não foi o que aconteceu. As autoridades alegaram que a intensidade (escala Richter) do evento da "Pequena Krakatoa (Anak)" não era de molde a causar grande preocupação. Deu no que deu. Aquela região toda é perpetuamente zona de alto risco, por estar na placa do Pacífico.

...e a grande Krakatoa

Em 1883, dezenas de milhares morreram porque a ilha de Krakatoa explodiu, causando uma série de tsunamis. A erupção baixou a temperatura global em mais de um grau e deixou a Terra meio às escuras (com mudanças no nascer e no pôr do sol) durante 18 meses, mudando o planeta e deixando um rastro de fome no mundo pela falta de luz solar para a agricultura. Portanto, a Indonésia pode ser longe, mas os efeitos das erupções estão bem perto.

Cardápio de inclusão

O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) regulamentou uma lei de 2013 que obriga bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis de Gramado a colocarem à disposição dos fregueses deficientes visuais cardápios em braile. Conforme o autor na época, o ex-vereador Roque Tomazelli (PDT), vale para todas as operações, independentemente do tamanho.

Tudo em casa


ITAMAR AGUIAR/DIVULGAÇÃO/JC
Amanda Breier, filha do presidente da OAB-RS, Ricardo Breier, colou grau em Direito pela Fundação do Ministério Público. Na formatura, ela recebeu, junto com o diploma, o certificado de aprovação do Exame da Ordem, recebido das mãos do pai e do presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia.

O ano decisivo

Durante todo o ano, a imprensa repete o cacoete que a semana entrante é a "semana decisiva", mesmo que não fosse. A exceção é o intervalo entre o Natal e o Ano-Novo em ano eleitoral. Porque, após o dia 1 de janeiro, será o ano decisivo para os governantes que entram. A experiência mostra que o primeiro período é fundamental para o sucesso. Como no futebol, às vezes, tem que chutar de primeira.

Líquido suspeito

As engarrafadoras de água mineral precisam salvaguardar sua imagem e fiscalizar mais os pontos clandestinos que vendem seu produto. A adulteração aproveita a garrafa PET, o rótulo e a tampinha, disponíveis em qualquer lixeira. Por isso que locais suspeitos quase nunca vendem água com gás, porque a falsificação seria antieconômica.

Santas conquistas

Balanço das conquistas da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre no ano que ora finda: pórtico principal; multicentros, centro internacional de arritmias - Instituto J. Brugada; aquisição do Hospital Dom João Becker; centro de inovação Santa Casa; contrato entre Techtools e novas instalações do Hospital São José.

Miúdas

  • TARIFA dos aplicativos na noite e na madrugada de ontem estava nas nuvens, táxi comum seria mais barato, mas onde achar um?
  • EXISTE uma promessa de campanha que nunca deveria ser feita: fincar um número de redução de secretarias.
  • DA decoração nas ruas e lojas aos presentes, o Natal de 2018 foi bem mais pobre que o de 2017.
  • DE todas as loucuras cometidas pela geração dos anos 1960, pelo menos, ela nunca cheirou desodorante. Que mata.
  • MÁXIMO que usuários da maconha conseguiam era fumar a erva misturada com bosta seca de vaca.