Comentar

Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Porto Alegre, segunda-feira, 17 de dezembro de 2018.

Jornal do Comércio

Colunas

COMENTAR | CORRIGIR
Fernando Albrecht

Começo de Conversa

Edição impressa de 17/12/2018. Alterada em 16/12 às 22h22min

Legado

EUGÊNIO NOVAES/CFOAB/DIVULGAÇÃO/JC
Claudio Lamachia, que encerra seu mandato como presidente nacional da OAB no dia 31 de janeiro de 2019, conseguiu fazer da entidade a sede oficial do Fórum de Governadores. Os governadores eleitos de São Paulo, João Doria (PSDB); do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), líderes do grupo, anunciaram que a OAB será o ponto de encontro de debates para as propostas que irão apresentar de forma permanente ao governo federal.

Que país é este?

C erta vez, o então senador Francelino Pereira se espantou com uma singularidade brasileira e fez uma pergunta que se tornou famosa, "que país é este?". Pois bem. Das 170 botoeiras das sinaleiras sonoras para pessoas com deficiência visual na Capital, 41 foram furtadas. Então, excelência, é o mesmo país do seu tempo, só que pior em muitos aspectos.

A reforma do RH I

Em artigo assinado por três governadores, publicado na edição deste domingo do jornal Folha de S.Paulo, os chefes do Executivo do Espírito Santo, Paulo Hartung (sem partido), do Ceará, Camilo Santana (PT), e o governador eleito no Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), enfatizaram a importância do profissional na gestão pública. "Pouco se discute sobre a atração e seleção profissional de lideranças para cargos de 2º e 3º escalões", que são os tomadores de decisão.

A reforma do RH II

De fato, essa é uma questão antiga e que até agora nunca foi encarada como deveria na história dos estados. São entre 5 e 7 mil os cargos, alerta o trio, e que em vez de solução se tornaram problema pela escolha meramente política em vez de contemplar critérios técnicos. "Reformar o RH do governo é uma questão de Estado, não de governo", ponderam Hartung, Leite, e Camilo. Os brasileiros assinariam embaixo.

Perdas da poupança

Acordo feito entre poupadores e bancos, homologado pelo STF, não está sendo cumprido por instituições financeiras, alerta leitor. São milhares que há mais de 20 anos peleiam para ganhar as perdas dos planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989) e Collor II. Ele ressalta que o único banco que está cumprindo o acordado é o Banrisul.

Cidadão de Porto Alegre


JUCISRS/DIVULGAÇÃO/JC
Itacir Amauri Flores, presidente da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS), recebe amanhã, às 19h, na colenda, o título de Cidadão de Porto Alegre. A proposição foi do vereador Bernardino Vendruscolo, já falecido, depois encampada pela Mesa Diretora da Casa.

Pedido incomum

A ATL, que representa o setor de lotações de Porto Alegre, tem números que comprovam que a saúde financeira das empresas que operam o serviço não é boa. De fato, até carros vazios ou com poucos passageiros são comuns. Tarifa alta, concorrência dos aplicativos são algumas das causas. A ATL já pediu que a prefeitura autorizasse queda no valor da passagem, mas o pedido foi recusado. É daquelas coisas bem nossas.

Expertise gaúcha

O oncologista Stephen Stefani, do Hospital Mãe de Deus, foi citado em um trabalho desenvolvido pela unidade de inteligência da revista The Economist, que mapeou os desafios no desenvolvimento de data bases que auxiliem os profissionais de saúde na escolha da terapia mais adequada para cada paciente.

Miúdas

  • DEUS nos livre e guarde de outra sexta-feira como a passada. Tudo entortou, temperaturas, trânsito; um inferno.
  • PIADAS do peru de Natal são recontadas ano após ano. São tão velhas quanto a ave. Isso as coloca na pré-história.
  • PIOR é que os piadistas de araque largam o chiste e riem às bandeiras despregadas, os beócios.
  • POR tudo que se tem visto atualmente, uma das maiores piadas brasileiras de todos os tempos é a prisão domiciliar.
COMENTAR | CORRIGIR
Comentários
Seja o primeiro a comentar esta notícia